Paulo Franke

01 maio, 2012

7. NAVEGANTES, Itajaí e Balneário Camboriú-SC



Próxima parada: cidade de Navegantes-SC
Na rodoviária de Florianópolis, sentado no ônibus à espera da partida, de repente vejo pela janela um outro estacionado... no mínimo familiar no contexto desta viagem.



Fui visitar um jovem amigo desde o Orkut e agora do Facebook, João Guilherme.  Leitor assíduo do meu blog há um bom tempo, de vez em quando releio seus interessantes comentários. Chegou o momento de conhecê-lo ao passar por seu estado e a seu convite, que neste ano foi possível atender. 


Os catarinenses são ainda chamados de "barriga verde" (devido  ao peitilho verde característico do uniforme de seus corajosos soldados no tempo de Silva Paes, anos 1700)? Pois meu jovem amigo tem a mente verde, fertil, brilhante, perspicaz, que o faz interessar-se também por viagens pelo mundo - neste sentido fazendo-me lembrar de mim mesmo na sua idade - para isso já falando bastante o idioma inglês. Na foto ele está em sua cidade tendo ao fundo a cidade Itajaí



Tomando emprestado o carro de seu pai, levou-me a conhecê-la. Na foto, a interessante casa paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade.



À esquerda estou eu, na entrada do movimentado porto de Navegantes. Impressionei-me com as centenas de containers vindos de e indo para Hamburg-Alemanha!


Ao fundo, Itajaí. No fim do dia de visita atravessaríamos a balsa que une as duas cidades.


Meus olhos têm-se enchido de belas paisagens marítimas nesta viagem, e aqui não foi exceção.


Passada a temporada de verão, as praias de Navegantes estão desertas, oportunidade de conferir sua beleza in natura.


Tenho mais amigos jovens ou de meia-idade do que propriamente da "terceira"... O João me lembra um tanto outro João, meu neto, identificados pelo mesmo nome e por ambos serem catarinenses. Fácil conversar com jovens, difícil às vezes tirar foto ao lado deles... pela altura.




O dia bonito que felizmente fez valorizou minhas fotos.


A um ponto da praia vê-se a cidade de Itajaí ao fundo...



... e mais ao fundo ainda a cidade de Balneário Camboriú, em cuja rodoviária desci e mais tarde no mesmo dia embarquei para São Paulo.



Parabéns, amigos de Navegantes, pelas belezas naturais de sua cidade!



Voltando para sua casa, visitamos o Aeroporto de Navegantes, que serve as cidades de Navegantes, Itajaí, Blumenau e ainda outras das imediações.




Uma linda vista aérea de Navegantes, mostrando a extensão da praia e da pista (Google).


Depois do passeio esperáva-nos um bom almoço preparado gentilmente pela mãe de João.


Foto que tirei da balsa já no caminho de volta à rodoviária de Balneário  Camboriú, depois de bons momentos de amizade com a família.




O pai de João levou-nos talvez pelo caminho mais demorado, oferecendo-me assim um sightseeing maravilhoso através da cidade de Itajaí (obrigado, amigo!)...


... com direito a passar pela estátua da Liberdade local erguida em uma das ruas.


E eis que de longe, do alto de um monte, vemos Balneário Camboriú!


Cidade exclusivamente turística, é uma cidade onde tudo é mais caro. Li que recebe mais turistas do que propriamente a capital de Santa Catarina.



E assim encerro o mês de março, agradecendo a Deus pela Sua proteção através dos tantos caminhos rodados, por rever tantos - não todos - parentes e amigos do sul do Brasil e por conhecer novos, um deles o João Guilherme. Quando o verei novamente? Não sei, mas quem sabe visitará um dia a Finlândia, onde tem uma amiga finlandesa com a qual se corresponde e fala seguido pelo Skype.


 See you someday, JG!


________________________________




Antes de fazer esta postagem recebi de João Guilherme (na foto abaixo, sua irmã) algo interessante:

Logo após a visita do Paulo a Navegantes-Itajaí e Balneário Camboriú, chegou nessa região, no dia 04/04/12 em Itajaí/SC, a maior regata volta ao mundo, a Volvo Ocean Race, assistida por mais de 300 milhões de pessoas no mundo, tendo competidores da Puma, Groupama, Abu Dabi, Telefonica, Camper e Sanya. Os competidores e os veleiros permaneceram na Vila da Regata até o dia 22/04, de onde partiram a caminho de Miami, rumando à Europa, onde terminará a competição.

_____________________

Próxima postagem:

São Paulo-SP - Alguma coisa acontece no meu coração quando...

___________________

3 Comments:

  • Fiquei muito contente em ler a bela postagem sobre a sua visita a minha cidade e familia, pois não esperava le-la um dia aqui no seu blog, hehe, ficamos agradecidos por esse momento ótimo que talvez tenha sido o unico em nossas vidas, espero que não, rs.
    Grande Abraço, amigo!

    By Blogger João Guilherme, at terça-feira, maio 01, 2012 10:14:00 PM  

  • Parabens pela linda reportagem fotografica de sua visita ao Brasil.
    As fotos estão lintas e mostram pessoas e lugares lindos de nossa terra.
    Abraços - A. Lopes

    By Blogger Alexandre Lopes, at quarta-feira, maio 02, 2012 10:13:00 PM  

  • Deliciósos passeios os que nos proporciona com sua maneira peculiar de fotografar.
    Espero um dia ter também o prazer em tê-lo como hóspede!
    Abraços.

    By Blogger Yara, at sexta-feira, maio 11, 2012 4:25:00 PM  

Postar um comentário

<< Home