Paulo Franke

27 novembro, 2012

1. Finlândia-SUÉCIA-Finlândia, cruzeiro pelo Báltico (fotos).


Parte 1

Ida/tur...

Meu cruzeiro pelo norte do Mar Báltico para visitar minha filha Martta e sua família, que foram transferidos para a Suécia em agosto de 2012.



Em setembro, Anneli visitou-os pela primeira vez na Suécia, agora foi a minha vez. Ao fundo, Estocolmo.


O folheto, que divulga o cruzeiro pela companhia sueca Viking Line, mostra a cidade onde se pode tomar o navio, Turku em finlandês e Åbo em sueco, considerada a segunda maior cidade da Finlândia e que já foi a sua capital quando a Suécia dominou o país. De Hämeenlinna, onde moramos, necessário se faz que tomemos um ônibus até a dita cidade, viagem de duas horas. E até Estocolmo de lá, 10 horas...





Horário em ambos os países... uma hora adiantada na Finlândia.



O Mar Báltico pode ser considerado fazer "fronteira" ao norte com o Golfo de Botnia e ao nordeste com o Golfo da Finlândia (até S.Petersburgo, cruise que já fiz três vezes)...



... golfos que podem ser considerados  parte do Mar Báltico. Já viajei pelo mesmo, rumo sul, no ano 2000, até a Alemanha (Rostock),  onde enfrentamos uma tempestade durante a noite que não foi brincadeira.



No duty-free do navio, louça à venda com o formato dos dois países e os preços marcados sempre em euro e em coroas suecas (kronor).



Café da manhã/breakfast self-service no navio... é comida pra valer!



Sempre olhando para as mil ilhas do trajeto.



Decoração de Natal no navio.



A energia eólica presente também ao norte do Mar Báltico.



O poder do vento... um tipo Pentecoste??



Como não reservei cabine, porque a viagem foi durante o dia, aproveitei para tirar muitas siestas na sala de poltronas tipo avião. E deu pra dormir muitas vezes ao som de "Danúbio Azul", lembrando a valsa vienense de Johann Strauss, neto de judeu húngaro e que se converteu ao catolicismo (no meu blusão o Levi Strauss & Co... California). Para proteger-me do friozinho depois da siesta, o cachecol que comprei na Escócia.



Depois de quatro horas mais ou menos, a primeira parada do navio... a ilha de Åland/Ahvenamaa, província finlandesa de língua sueca, onde aprendemos o idioma.


Foi aí, foi aí, foi aí... "a maior åventurå de fé de Paulo Franke" (alguns leitores hão de lembrar-se de ter lido a postagem neste blog sobre a  experiência de termos morado nesta ilha no início dos anos 90).



Uma ilha também turística, boa parte dos passageiros desce aí. Dos visitantes ilustres, visitou-a o filho de John e Jacqueline Kennedy nos anos 80.
Voltarei  um dia?...



Passei as horas finais da longa viagem assistindo ao grupo que cantava músicas "do meu tempo" no  salão de shows.  Aquelas dos anos 50, 60 e 70... E muitos casais "velhuscos" dançando, coisa de que eu gostava muito outrora.  Mas observando-os, achei-os um tanto cômicos, mas que estavam divertindo-se estavam! Alguns jovens entravam no salão e fugiam dali apressadamente para irem ao Disco, a "danceteria"-  como dizem os gaúchos - de gente jovem.



Poderia ter obtido boas fotos do por-do-sol no navio... se as janelas estivessem limpas, difícil daqui pra frente neste final de outono e quase início do rigoroso inverno. Nem ao deck fui devido ao frio de rachar!! 

~ ^ ~ ^ ~ ^ ~* *

Volta/ Retur...


O mapa oceanográfico da região. Estocolmo à esquerda, no meio a ilha de Åland/Ahvenamaa, à direita a parte continental da Finlândia e o porto aonde nos dirigimos, da cidade de Turku/Åbo. Interessante que parecem "colados" a ilha e nosso destino, mas trata-se de um imenso arquipélago no Báltico, com ilhas e ilhotas comparadas a uma bolacha cream-cracker em farelos, uma das razões de o cruzeiro no ferry-boat demorar tanto, isto é, o desviar-se contínuo das ilhotas.



Mar, ilhas  e nuvens...



... cenário um tanto monótono...



... quase um convite à nostalgia, mas de muita beleza também!



No retorno, tentei preencher novamente horas na sala de shows, mas a "preferência nacional finlandesa", isto é, tangos, me fez ficar somente alguns minutos (não que não goste de tangos, de alguns até gosto). Enfim, fui fazer hora na Sauna do navio.



... com direito à jacuzzi, um relax e tanto! 



A sauna a 90/95 graus, típica finlandesa, ainda bem! Minha filha disse-me que a sauna sueca é "pros fracos", bem morninha!!



Bons chuveiros! E no ritual finlandês, toma-se uma ducha antes e depois da sauna, idem antes de entrar na piscina.


Da escotilha do vestiário, um navio da companhia de navegação finlandesa, Silja Line.



Mais luxuosa do que a sueca Viking Line, com certeza! Os ferryboats fazem geralmente a linha Helsinki-Estocolmo. A viagem via Turku custou-me, ida-e-volta, somente € 52.00; eu e a minha boa mania de viajar-barato!



Agora a sauna deu sono e, misturada à paisagem, mais ainda, zzzzzzz.



Mas ao passar novamente por Mariehamn, a cidade maior da familiar ilha de Åland, outra espiadela...



Vista do porto, praticamente nada mudou desde que nela vivemos... Muitas lembranças de nossos três filhos, criança o menino e adolescentes as meninas.



Ali, um pentecoste aconteceu em nós, que teve o seu "preço incluso", em sueco "pris inkluderad"...



No inverno o Mar Báltico é praticamente congelado e navios quebra-gelos abrem caminho para as embarcações.  Longa viagem, mas já bem conhecida, e que valeu a pena. Suécia, até a próxima! Felizmente, já tenho data marcada para voltar, se Deus quiser!

~~~~~~~~~~~~~

A propósito de navios, acesse o meu blog2, sobre histórias de hinos, e ouça um belo hino tipicamente sueco - "De kommer från öst och väst"/ "Do oeste e do leste vêm!", que traduzi para o português, esperando que os leitores daquele blog o aprendam e divulguem em suas igrejas. Uma oportunidade para você ouvir o idioma sueco através do youTube:

www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com


~~~~~~~~~~~~~

Próximas postagens da série:

- Em família.
*
- Passeando pela bela Estocolmo.
*
- A casa de Greta Garbo e o Corpo do ES
 que ela frequentou.
*
- A recente partida Brasil-Suécia antes de implodirem o estádio, 
palco da Copa 1958. O filho sueco de Garrincha.

Bem-vindos

Välkomna!

~~~~~~~~~~~~

The last but not the least...



E já que falamos em valsa vienense de Strauss... "Danúbio Azul"  (na foto, à beira do Danúbio, em Viena, ano 2001). Escute-a:

4 Comments:

Postar um comentário

<< Home