THOMAS A. EDISON... EU CANGACEIRO??... VEJA!
Confuso? Espere que estabeleço o link mais adiante... não comigo vestido de cangaceiro, mas com os dois chefes que visitaram o Brasil em 1969. Mas, antes, vamos conhecer esta super interessante história...
Em 1935, quando os comissários Kaiser eram oficiais dirigentes (pastores) do Exército de Salvação em New Jersey-EUA, Mina Edison, esposa de Thomas Alva Edison, foi convidada para ser a presidente do conselho-consultivo de ajuda social, o que aceitou prontamente. Casada com o inventor há 45 anos, foi uma das primeiras mulheres a ocupar esse importante cargo.
Na casa de Edison foi posta uma sala à disposição do Exército onde Mina convidava os vizinhos para encontros com a finalidade de conhecerem mais o trabalho salvacionista. Anualmente, Mina, que era também filha de um inventor, servia um jantar especial para meninos vendedores de jornais no edifício salvacionista e pagava todas as despesas.
Na casa de Edison foi posta uma sala à disposição do Exército onde Mina convidava os vizinhos para encontros com a finalidade de conhecerem mais o trabalho salvacionista. Anualmente, Mina, que era também filha de um inventor, servia um jantar especial para meninos vendedores de jornais no edifício salvacionista e pagava todas as despesas.
Então contava aos garotos como seu marido havia sido um menino inculto, vendedor de jornais, e que se havia transformado no mais famoso inventor americano, mensagem que os tocava profundamente.
(;O... divagando de boca aberta.
Há poucas semanas precisei ir ao dentista. E novamente me veio o pensamento: "Por que precisamos ficar longos momentos na cadeira do dentista olhando para o teto branco? Por que ninguém inventou ainda um poster que seria afixado ao teto e ficaríamos admirando uma bela paisagem, lendo um texto relaxante ou mesmo vendo uma página ampliada de uma revista em quadrinhos?". Um cartaz ou mesmo uma projeção? Em vez disso, com todo o desenvolvimento da tecnologia da área dentária, pelo menos que eu tenha conhecimento, quando precisamos fazer um tratamento dentário permanecemos olhando - de boca aberta - para o "nada", ou melhor, para as lâmpadas fosforescentes geralmente da marca Philips. (Fica aqui a idéia semi-encaminhada a algum inventor!).
¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤
Thomas Alva Edison - 1847-1931
(Wikipedia)
O casal nos 70 anos do gênio
O menino Thomas Edison, vendedor de jornais.
¤¤¤¤¤¤¤¤¤
E, afinal, eu vestido de gaúcho... ôpa, de cangaceiro??
1969 - Ainda solteiro, eu trabalhava no estado do Rio de Janeiro. Certo dia, um grupo de oficiais foi convocado pelo chefe divisional do RJ, Major Luiz Mello, para ir ao Aeroporto do Galeão a fim de recepcionar os visitantes dos EUA, ten. comissário Paul Kaiser e sra. Na foto, de quépe e sem bigode, estou ao lado do então chefe nacional, coronel Joseph Dex e sra, os quais se posicionaram ao lado dos recém-chegados chefes americanos.
O grupo então dirigiu-se ao grande congresso em São Paulo.
Antes da reunião especial das Organizações Femininas, fui a uma loja que alugasse roupas típicas e peguei uma roupa de cangaceiro que me servisse. Depois de um rápido ensaio com colegas servindo em outras partes do Brasil, o número para mostrar um pouco do nosso folclore à visitante estava pronto. E, ah!, fomos avisados a que caprichássemos, pois uma repórter e um fotógrafo da revista VEJA estariam presentes, devidamente solicitados pelo nosso excelente secretário das Relações Públicas da época, major Ernest Hofer. Depois de poucos dias, a revista estava nas bancas...
Na plataforma, com desenhos do recém-chegado da Inglaterra capitão Christopher Parker, a coronel Moss Dex e a visitante, ten.comissária Louise Kaiser (a mesma que, como jovem oficial, trabalhara lado a lado com a mulher de Thomas Edison). No número folclórico, os jovens colegas Miriam, de prenda gaúcha, Darcy e Lucy, ambos cariocas - cantando no momento da foto um samba - e a baiana Abigail fantasiada de baiana. Ao fundo, o nordestino com um triângulo na mão, que não aparece, é o gaúcho Paulo Franke.
O texto, com algumas frases incorretas - tipo "usarmos o samba como meio de pregarmos o Evangelho" - tem também textos históricos e reais do início da obra mundial do Exército de Salvação/The Salvation Army:
Nota:
Meu filho ficou interessado em buscar esta reportagem da época na VEJA online. Se for bem-sucedido, colocarei o link nos comentários.
Esta história foi publicada no meu blog anteriormente, unida à de Helen Keller, que também foi amiga do Exército de Salvação. Se estiver interessado em ler a história da cega notável, clique no link abaixo:
http://paulofranke.blogspot.fi/2010/03/thomas-edison.html
Em tempo...
"Não pensem que suas barbaridades contra os judeus são desconhecidas aqui." (Helen Keller. Carta aos nazistas)
_______________
http://paulofranke.blogspot.fi/2010/03/thomas-edison.html
Em tempo...
"Não pensem que suas barbaridades contra os judeus são desconhecidas aqui." (Helen Keller. Carta aos nazistas)
_______________
____________
3 Comments:
E continua na sua forma, peculiar de escrever. Atributo característico do amigo Paulo. Mistura assuntos distintos.
- O que tem a ver, cangaceiro, visita de oficiais internacionais, samba, Thomas Edison, Revista Veja!!! A princípio realmente nos deixa confusos, mas com isso nos prende pela curiosidade natural e depois nos presenteia com a matéria!
aBRaços.
By Yara, at terça-feira, maio 28, 2013 12:45:00 AM
Paulo, no dia do teu post, falece o fundador da revista VEJA!
Sergio DS
By paulofranke, at terça-feira, maio 28, 2013 7:47:00 AM
Muito legal, só pra variar...
Obrigado e abraços.
By KHO, at sexta-feira, novembro 25, 2016 9:46:00 AM
Postar um comentário
<< Home