Paulo Franke

06 julho, 2013

I Na Ilha Grega de CÓS / KOS - Introdução


A idéia de visitar uma mini-ilha grega neste miniverão finlandês surgiu de um minipreço em uma agência de turismo que se ajustava às minhas duas miniaposentadorias: a de um salário mínimo do Brasil (depois de ter trabalhado durante 40 anos...) e a de um teto mínimo que recebo da Finlândia (por ter trabalhado 16 anos aqui). Assim, aproveitei e embarquei pela primeira vez para a ilha de mininome,
CÓS/KOS, onde inclusive meu chará/xará (ou tocaio como dizem os gaúchos), o apóstolo Paulo, cujo nome significa pequeno*, fez uma miniescala de navio.

* Originário do latim paullus, o nome Paulo significa "pequeno" ou mesmo "humilde". Era um nome de família romano bastante comum. Ele mesmo afirmou: "Eu sou o menor dos apóstolos..." (1 Coríntios 15:9)


Atos dos Apóstolos 21:1, menção à mini passagem de Paulo por Cós.
Biblia de Estudo de Genebra

Pavlos Παβλος 
(Paulo no idioma grego moderno)

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Assim, convido o caro leitor a mais esta maxi experiência de viagem - neste maxi paraíso de viagens baratas que é a Europa - relatada em 5 partes.


A ilha de Cós/Kos assinalada em vermelho no Mar Egeu



... em foto de satélite, perto da Turquia, ao norte de Rodes, visitada na mesma viagem do apóstolo Paulo.


Em um antigo e raro mapa de rotas que tenho da PAN AM, Jet Clipper.



No painel do aeroporto de Helsinki, Kos. Por coincidência, com exceção a Kuusamo, conheço todas as cidades assinaladas , inclusive trabalhamos por dois anos em Vaasa, na costa oeste da Finlândia.



                        Kos, a terra de nome mais mini que já visitei.




Aegean (Egeu) ... meu primeiro voo com esta companhia aérea.



Depois de quase 4 horas de voo, chegamos à ilha de Cós/Kos, na minha segunda viagem à Grécia (a primeira feita de trem).




Traslado do aeroporto aos diversos hotéis utilizados pela Apolo Tourism, que nos levou até lá.



Dando um bom intervalo de hospedar-me em hostels - desde Tel Aviv, em janeiro, compartilhando o quarto com outros - a satisfação de um quarto só para mim no apart-hotel Anastasia, sem luxo mas muito bom, o qual certamente recomendo.



Nunca na minha vida fui à piscina em hotéis onde me hospedei, por não haver piscina ou pelo frio que fazia.



Em Cós foi diferente... muitas vezes estive no pedaço, pelo calor reinante...



... sempre acima dos 30 graus!!



Era só espiar do meu quarto... se a piscina estivesse vazia eu me "adonava" dela, num maxi-relax!



Da sacada do meu quarto, a bela visão de olivais.



Para ir ao centro da cidade eu escolhia um atalho que passava pelas também bíblicas oliveiras.



Tão logo cheguei, adquiri este livro-guia sobre a cidade e o li para inteirar-me dos tantos assuntos históricos, culturais ou mesmo turísticos a respeito de Cós.



No porto da ilha, beleza em cada canto para onde se olhasse.



Veleiros e barcos de todos os tipos...




... que aportam em Cós, mesmo alguns vindo de terras distantes como os americanos.




Este de madeira atraiu-me para fazer um passeio pelo mar Egeu, o que não aconteceu.




Concluí que passara da idade para os tipos de tour marítimos que ofereciam em ilhas próximas - o mais comum "a três ilhas" - com saltos do barco, natação, mergulhos, snorkeling etc.



Uma casa do governo grego da ilha.



Muitos restaurantes à beira-mar.



Este, bem típico!



Algumas vezes era hora de parar e escolher um restaurante à sombra de 
  floridas e frondosas árvores.



... igual a este, o Select.



 Procurava memorizar os caminhos sem usar mapas, pois os nomes das ruas mais confundiam do que esclareciam.



 Pinturas típicas em tons branco e azul, cores da Grécia.



Cós da arqueologia, mitologia, cultura helenista... mas também com aquele toque grego caseiro que nos faz lembrar muito o brasileiro. Aliás, considero os gregos mais parecidos com os brasileiros do que mesmo os portugueses, espanhóis ou italianos, vá saber por quê.



Belos hoteis e resorts para acomodar os muitos milhares de turistas que Cós recebe anualmente, grande fatia de sua economia.



Gostei deste restaurante onde vinha de bandeja, enquanto esperávamos o lanche ou a refeição, um laptop para usarmos.




Embarcando em um trenzinho para um sightseeing pela cidade, fotografam-nos de surpresa - vê-se pela expressão do meu rosto -  e na volta nos oferecem a foto com paisagens de lugares da ilha, alguns visitados, outros não, na única semana em que lá passei.

"Detalhes, prova de qualidade"... li em uma loja.


Para as próximas quatro postagens, convido o caro leitor a ler meus textos e ver minhas fotos com paisagens e detalhes ligados a...

Hipócrates, o pai da medicina, nascido em Cós

Escavações... o castelo 

A sinagoga de Cós

As praias locais, belíssimas, diante do mar azulão

Miscelâneas e curiosidades gregas
¤¤¤¤¤¤¤¤¤

C o n t i n u a...

11 Comments:

  • Grande Paulo! Estou com inveja BRANCA, claro. Que coisa boa este turismo barato que a Europa do norte oferece às vezes... Fotos muito lindas, cenas encantadoras, enfim, trata-se de Grécia... Vou agora paro o meu café da manhã e depois Mercado Público. Depois sigo olhando a partir de Hipócrates... Abraços!

    By Anonymous Gerson Barum, at sábado, julho 06, 2013 2:37:00 PM  

  • Marlene Mahovlic
    Acabei de "viajar" para Kós através seu blog! Maravilha.... Obrigada pelo tour..

    By Blogger paulofranke, at sábado, julho 06, 2013 6:26:00 PM  

  • Fascinada com sua viagem!
    Visitar a Grécia é um sonho que ainda tenho...
    Enquanto ele não se faz realidade, vou viajando através dos seus posts, pelo que agradeço!
    Maravilhada com tudo!
    aBRaços

    By Blogger Gloria Policano, at sábado, julho 06, 2013 6:27:00 PM  

  • Ótima postagem! Sempre estou acompanhado o blog do senhor. Abraços!

    By Anonymous Caio Läntinen, at sábado, julho 06, 2013 7:37:00 PM  

  • Mais uma bela viagem, meu amigo! Gostei! Conhecendo mais um pedaço do mundo pelas ruas do seu blog.

    P.S: Achei os quadros muito bonitos.

    By Blogger Anderson, at sábado, julho 06, 2013 11:38:00 PM  

  • Bela e interessante a postagem sobre Cós, principalmente pelo aspecto bíblico. Parabéns! Abraço,
    Abigail

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, julho 08, 2013 7:52:00 PM  

  • Que maravilha poder sentir o calor do sol e entrar no mar! Deborah Franke Miranda

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, julho 11, 2013 9:31:00 AM  

  • amigo Franke, eu sou fã da Grécia e da Dinamarca, por isso será só elogios, mas suas fotos estão lindas mesmooooooo, amei ler e principalmente ver as belas paisagens no seu blog, graças a Deus q temos você prá nos prestigiar com esses cartões postais maravilhosos, pois sou fã destes dois países, mas não os conheço pessoalmente, kk. Sempre oro pela Grécia, impulso vindo da parte de Deus, hoje eu não sei porque Deus me manda orar por eles, mas um dia saberei com certeza, rs.

    By Blogger Lu Moura, at sexta-feira, julho 12, 2013 12:06:00 AM  

  • Parabéns caro amigo Paulo Franke, as imagens são deslumbrantes. Obrigado por nos proporcionar Tão ricos detalhes de suas viagens e nos brindar com tão belas paisagens. Abraços do Brasil.

    By Anonymous Cássia, at sábado, julho 13, 2013 4:40:00 AM  

  • Kós é tudo isso ou será a lente do criativo fotógrafo? Fiquei na vontade..Um amigo tb esteve lá e gostou muito. Abçs.

    By Anonymous Francisco, at quinta-feira, julho 18, 2013 2:11:00 AM  

  • Que país maravilhoso, deve ser um dos mais bonitos! Por saber que Paulo viveu lá e muitos se converteram a gente simpatíza ainda mais com o lugar!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, setembro 07, 2017 9:15:00 PM  

Postar um comentário

<< Home