Paulo Franke

05 setembro, 2013

1 - ISLÂNDIA - Visita à Vizinha Vulcânica Via Noruega

- Primeira parte -



Em 1989 viajamos 23 dias do Brasil à Noruega de navio, e de Oslo chegamos à ilha de Åland, província finlandesa autônoma situada entre a Finlândia e a Suécia, lugar onde vivemos por quase quatro anos na nossa primeira experiência escandinava como família. Na foto, nosso filho (10) observando interessado a ação do prático que com um rebocador conduziu nosso navio até o porto de Oslo, ao fundo na foto. 

Também visitei a capital norueguesa em 2008, chegando até ela de trem, portanto foi a primeira vez que conheço seu movimentado aeroporto ao viajar desta vez pela Norwegianair para a Islândia e tanto na ida quanto na volta fazer escala em Oslo.


No aeroporto de Helsinki...


... quando embarquei naquela manhã de 27 de agosto de 2013...



... pela primeira vez em um voo da Norwegianair.


Uma companhia aérea de passagens baratas, mas com um rico toque cultural, como nenhuma outra, o que o leitor poderá comprovar no final desta postagem inicial.


O aeroporto de Oslo.


O voo Helsinki-Oslo é de aproximadamente duas horas.



Depois de uma escala não muito demorada, eu estava no portão esperando o embarque para Reykjavik (a pronúncia é como a lemos em português, com exceção do j que tem som de i)


Vivendo na Finlândia, terra de minha esposa, há 14 anos, conheci todos os países nórdicos... faltava a Islândia! O voo Oslo-Reykjavik tem a duração de quase quatro horas.


A ilha de um antigo e raro mapa da Pan American Airlines.


E aqui a ilha em foto de satélite, na minha opinião parecida com um dragão.


Um moderno aeroporto considerado de médio porte que, no entanto, recebe um número considerável de passageiros, a maioria turistas do mundo inteiro, ávidos para conhecer o exótico país.



Esperando o ônibus que me conduziria à cidade, é hora de examinar o mapa e tomar um bom café (para acordar!)



Ainda que o café seja da Nicarágua, a xícara tem desenho de brasileiro.



"Conheça um dos últimos refúgios selvagens de toda a Europa", li em um folheto, profusos na ilha anunciando turnês para todos os lugares, aluguél de carros, de bicicletas, trilhas para quem deseja caminhar etc.



A estranha escultura de um animal nascendo sobre pedras vulcânicas, diante do aeroporto, dá uma boa idéia das coisas interessantes e exóticas que eu  passaria a ver e admirar ao longo daquela semana em que lá passei.

_________

"De 'orgulhosamente só', no meio do Atlântico, a mais de mil quilômetros da Europa continental, o país mais letrado do mundo, sem taxa de desemprego e com os melhores índices de qualidade de vida." (Revista Econômico)

Para tentar situar o leitor no mapa do Atlântico Norte, um exemplo são as excursões de um dia - ida e volta - da Islândia à Groenlândia. De voo de duração de somente 01h30, mas de preço caríssimo, naturalmente não embarquei nela; todo o meu interesse estava voltado para a ilha em si. 

____________

Voltando à cultural Norwegianair, as caudas de suas aeronaves são ilustradas com 63 heróis escandinavos, incluindo o famoso dinamarquês Hans Christian Andersen, a primeira atriz estrangeira em Hollywood, Greta Garbo, a famosa patinadora, também atriz hollywoodiana, Sonja Henie, e muitos outros destacados em diversas áreas.



___________

Próximas postagens:

A bela capital Reykjavik, as águas termais, 
os vulcões, os gêiseres, as placas tectônicas etc.

Fique ligado!

_________

L i n k s

Praticamente tudo o que se quer saber sobre a Islândia:

                                   http://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A2ndia

___________

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home