Paulo Franke

23 outubro, 2013

Anorexia Nervosa... Karen..."The Carpenters"

Tomei conhecimento desta doença quando fui convidado por minha filha a visitar uma colega sua de escola que estava hospitalizada, na ilha de Åland, onde vivemos por quatro anos. Confesso que não estava preparado para o que vi: sobre uma cama uma menina, da idade de minha filha, que mais parecia uma velhinha de 90 anos! Enfermidade não incomum na Escandinávia, ficava pasmado quando ia à academia de ginástica e encontrava, às vezes ao meu lado na bicicleta ergométrica, uma mulher incrivelmente magra pedalando e suando, exausta, na firme decisão de "perder peso". (Para saber mais a respeito da anorexia nervosa, acesse o Google).

19 de outubro... com o aniversário dos 30 anos do lançamento do álbum "Voice of the heart", que inclui a música "Now" - que vi no mural do Facebook de uma sobrinha - Karen é lembrada por ter sido a sua última canção gravada.




Um amigo brasileiro que mora nos Estados Unidos, fã do famoso duo dos irmãos Carpenters, enviou-me as capas dos preciosos discos que ele possui ainda hoje. 
Obrigado, Albert! 

Por que esta postagem? Absolutamente, não é por aproximar-se o Halloween ou o Dia de Finados - é antes um alerta para a saúde física - e espiritual - enfocando um dos primeiros casos conhecidos de anorexia nervosa, o de Karen Carpenter, voz maravilhosa ceifada pela terrível doença.

Com o que vi no mural de minha sobrinha, lembrei-me de um artigo que publiquei quando era editor do jornal salvacionista na década de 80, ainda atual pela importante e sempre oportuna mensagem que contém.

ANOREXIA NERVOSA ESPIRITUAL
- um mal a temer.

A anorexia nervosa ganhou bastante enfoque depois de que algumas pessoas conhecidas morreram vítimas da estranha doença. Uma dessas pessoas foi a conhecida cantora Karen Carpenter, que junto com seu irmão formava o grupo "The Carpenters".

A pessoa que sofre de anorexia nervosa recusa-se a comer e a se alimentar direito. Depois da morte de Karen Carpenter, foi dito que ela, há doze anos, começara a preocupar-se demasiadamente com o seu peso. Como resultado disso, parou de comer e logo não podia comer mais, e assim a roda se completou.


Como resultado da morte de Karen Carpenter, a anorexia nervosa ganhou bastante atenção através da midia, que se interessou e logo podíamos ler que "todo o mundo" havia sofrido dessa doença. Pessoas que procuravam chamar a atenção achavam uma nova maneira de obter sucesso contraindo "anorexia nervosa".
Não é minha intenção dar pouca importância a um assunto tão sério e trágico. Entendidos dizem que a doença aparece dez vezes mais em moças do que em rapazes, e que os jovens são os mais atacados, principalmente na idade de 15 a 18 anos. uma fase bastante importante no crescimento e desenvolvimento de uma pessoa.


A percentagem dos mortos varia entre 5 e 19%, porém aqueles que procuram ajuda médica têm boas esperanças de recuperação.
Anorexia nervosa, portanto, é a doença que sofre uma pessoas que recusa alimentar-se ou então seu corpo recusa-se a receber o alimento. O resultado é a pessoa perder peso e enfraquecer, não raro morrendo da doença.



A atitude de pessoas famosas muitas vezes tem um efeito contagiante, principalmente entre seus fãs. Parece que existe um "mecanismo de identificação" que faz os fãs quererem ser iguais ao seu ídolo, tanto do lado positivo quanto do lado negativo. Quando os Beatles, nos anos 60, deixaram-se envolver em uma campanha para legalizar a maconha, o resultado foi milhares de jovens interessados em experimentar a droga.


Quando os Beatles passaram a interessar-se pela meditação transcendental, o interesse pela mesma e pelas religiões orientais floresceu. Da mesma forma, quando artistas se proclamaram cristãos, um interesse pelo cristianismo começou a florescer, principalmente entre os jovens.




Existe um outro tipo de "anorexia nervosa" que é muito mais comum.

É a negação da pessoa a alimentar-se espiritualmente. "Anorexia nervosa espiritual" podemos chamar a "doença" que faz com que as pessoas nunca procurem as fontes de alimentos que existem para o cristão, ou que se negam a receber o alimento quando lhes é oferecido.

É possível comparar os sintomas de anorexia nervosa com a deficiência no crescimento espiritual. A verdade é que cada um deve cuidar do seu corpo, independente da moda que existe por aí, assim também deve cuidar de sua vida espiritual.

Para crescer como cristão é necessário alimentar-se, e alimentar-se de forma saudável. Para um bebê leite é suficiente, mas para um adulto não. O apóstolo Paulo menciona em sua carta aos Coríntios: Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais (1 Coríntios 3:2).

Na epístola aos Hebreus o tema também é levantado: Com efeito, quando deveríeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de alguém que vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal (Hebreus 5:12-14).

O ensinamento é bem claro: alimente-se!
Também existe um outro lado da anorexia nervosa que tem uma semelhança marcante com aquilo que chamamos "anorexia nervosa espiritual". Os portadores dessa doença afirmam que sua forma nunca esteve tão boa como atualmente.  O paciente simplesmente nega a aceitar a realidade da fraqueza. Na espiritual acontece a mesma coisa. Podem decorrer semanas ou meses desde a última vez em que a pessoa tomou uma Bíblia nas mãos ou parou para meditar e orar; mas mesmo assim diz que sua vida espiritual está funcionando muito bem. O mesmo tempo desde que assistiu a um culto ou pelo menos que prestou atenção naquilo que aconteceu na reunião; mas mesmo assim "tudo está ótimo!"

Tornar-se adulto é algo um pouco doloroso, tanto na vida física quanto na vida espiritual. Mas o processo é necessário. A alternativa de crescer e ficar adulto ou não, não é continuar a ser criança, mas é parar de viver, o que parece duro mas é uma realidade. Aquele que não cresce, morre como criança. Jesus quer que cresçamos no conhecimento dEle, quer que nos tornemos cristãos maduros. Só assim nos libertaremos da "anorexia nervosa espiritual" e de suas terríveis consequências.

Capitão Nils-Petter Enstad (Noruega)


Há alguns anos visitei a bela cidade de Bergen, na Noruega, tendo sido hospedado pelos colegas Rune e Gunn Andersen. Recordo-me de, quando os colegas trabalhavam em Campinas-SP, certa vez em que Rune entrou no meu escritório e perguntou-me se eu aceitaria publicar um artigo que ele havia traduzido do jornal salvacionista norueguês. Mesmo sem lê-lo, prontamente aceitei. O excelente artigo desta postagem foi traduzido por ele e depois de tantos anos certamente ainda abençoará pessoas. "Tack så mycket", colega Rune! A foto mostra o Corpo que ele dirige em Bergen, com o versículo de João 11:28 sobre a plataforma: 
"O Mestre está aqui e te chama" .

__________________

L i n k 

Anorexia Nervosa:




"Close to you", grande sucesso dos Carpenters:

http://www.youtube.com/watch?v=R_TkuFboSnk

"Now" - a última música gravada por Karen Carpenter:

http://www.youtube.com/watch?v=f1YntJx0A4I

(acessando este, verá também outros videos, inclusive um em que, em uma entrevista, Kate nega ter contraído anorexia nervosa...)

_____________________

2 Comments:

  • "Anorexia nervosa espiritual"
    Passei por essa doença, mas recorri ao MEDICO em tempo e fui salva!
    Muito boa postagem, elucidativa e importante compartilhar!

    By Blogger Yara, at sexta-feira, outubro 25, 2013 6:47:00 PM  

  • Postagem bem interessante.
    Como a maioria dos jovens da minha geração gostava muito dos Carpenters. Foi muito triste que ela tenha partido por causa de uma doença tāo absurda.
    Que o Senhor use crentes em Jesus como você, Paulo, para chamar a atenção das pessoas para os verdadeiros valores da vida e da cura de todas as nossas enfermidades, físicas e espirituais, possível qué possível no Seu nome!
    Abraço
    Keny

    By Blogger Keny e Lena Hofer, at domingo, fevereiro 12, 2017 11:57:00 AM  

Postar um comentário

<< Home