Paulo Franke

07 março, 2014

Spotlight no CINEMA ANTIGO... Oscar/Tributo/Origens/Pathé/Limelight...(+ Links)



Um dos momentos mais sérios e tocantes do anual Academy Award considero o do tributo ao pessoal de cinema que morreu no ano anterior. Quantos, surpreendeu-me este ano! E não deixo de sentir um pouco de tristeza quando vejo a foto da atriz ou do ator de quem gostava ou me lembrava dos tempos de infância e adolescência, quando o cinema era parte de minha vida.
Como seres humanos normais, ocorre-lhes a morte... eles, que pareciam eternos, seguem o caminho de todos os mortais. Não importa que papéis tenham feito no cinema, na realidade todos se identificam no tema - ou no enredo - "a transitoriedade da vida", também cada um de nós, afinal.









Shirley Temple... quem diria que a encantadora atriz-mirim um dia morreria também? Morreu este ano, mas por alguma razão incluíram-na na galeria dos que partiram no ano passado.

Tocante momento quando Bette Middler canta em homenagem ao pessoal de cinema que morreu em 2013, mas realmente uma música dedicada a Deus:


_____________________


Alguns de nós conhecemos estes logos desde criança... (faltou o popular da Columbia Pictures, além de outros)

________________

Norma, minha irmã mais velha - que recebeu o nome por meus pais gostarem da atriz Norma Shearer - em um sentido foi quem me ensinou a gostar de cinema. Claro, enquanto ela gostava dos filmes românticos, eu gostava de filmes de Tarzan, cowboys ou de aventuras. Quando me tornei adolescente, claro, comecei a gostar do gênero romântico, mas também amava os filmes com temas bíblicos e históricos.


Anos mais tarde, Norma me presenteou com fotos dos artistas que ela recebia dos estúdios de Hollywood, coleção que eu também tenho, principalmente de atrizes (ver link). Seu par preferido era Joseph Cotten e Jennifer Jones, no entanto gostava de Ronald Reagan em um tempo que nunca se imaginava que se tornaria presidente! Um dia encontrei - fazendo trabalho de distribuição do jornal do ES em restaurantes - o simpático ator brasileiro Anselmo Duarte, e comentei com ele que minha irmã recebera sua foto autografada e que a guardava com muito carinho.


A revista CINEMIN, dos anos 1952/53, que me presenteou também... colecionada desde os seus 13 anos!



Sua assinatura de menina-moça... 



Na minha estante no novo aprtamento, o "canto do cinema"... alguns rolos de filmes Pathé que pertenceram ao meu saudoso pai, um cineasta amador; DVDs de filmes antigos (inclusive uma coleção dos primeiros filmes de Esther Williams) etc. Nos porta-retratos, eu com a Victoria Chaplin e com minha "noiva" (foto tirada no nosso noivado)e o pianista "tocando" "As time goes by" (Enquanto o tempo passa)... 
Cantinho precioso... e saudoso de nossa sala!



Norma, professora e formada em Biblioteconomia, partiu desta vida no ano passado. No cruzeiro que fiz este ano aos países do Plata, passei exato no dia do seu aniversário na costa gaúcha, na altura de nossa cidade (ao fundo) que naturalmente não se podia ver do alto-mar... então fotografei esta mesa como que representando seu primeiro aniversário no céu!



E falar em Norma Shearer, o filme "Maria Antonieta" estava em cartaz no dia em que eu nasci - 06 de outubro de 1943 - na cópia do jornal local que minha sobrinha me obteve já que trabalha na Bibliotheca Pública de Pelotas.

____________________________

O Salvation Army inovava na Austrália, cobrando entrada para os filmes bíblicos ou salvacionistas que produzia:




Quando o cinema completou seu centenário, em 1995, publiquei no jornal salvacionista sua ligação com os primórdios do Exército de Salvação (The Salvation Army) na Austrália, uma interessante matéria que vale a pena ler, cinéfilos, salvacionistas ou quem  simpatiza com ambos:


Publicado em "O Brado de Guerra - contra todo o mal",  de  abril de 1995, artigo de Hedy Brenner, de "Kriegsruf", traduzido por R.M.Meylan.

_______________________

Links de interesse para salvacionistas, cinéfilos ou simpatizantes com ambos:



O Exército de Salvação em Los Angeles comprou este cinema em Hollywood, onde havia entrega de Oscars; atualmente funciona uma obra social de peso e uma de suas igrejas (corpos). Tomando conhecimento disso, apressei-me a fotografá-lo:

Quando visitei Hollywood

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/em-hollywood.html


Do filme que passou, o CINEMIN que ficou:

http://paulofranke.blogspot.fi/2009/10/do-filme-que-passou-o-cinemin-que-ficou.html

O Exército de Salva
ção e o Cinema

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/09/o-exrcito-de-salvaco-e-o-cinema.html


Quando visitei Hollywood

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/em-hollywood.html

Visitando o Universal Studios

http://paulofranke.blogspot.fi/2007/11/turn-universal-studios-slides.html

Cinema década de 50... recordar e acordar:


http://paulofranke.blogspot.fi/2010/07/cinema-decada-de-50-recordar-e-acordar.html


As fotos de nossos artistas favoritos, do estúdio à porta de nossa casa:


http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/as-fotos-de-nossos-artistas-favoritos_16.html


O que era ir ao cinema nas décadas de 50... e 20


http://paulofranke.blogspot.fi/2006/09/pelos-caminhos-pitorescos-do-cinema.html


The Salvation Army Filmography

http://en.wikipedia.org/wiki/User:Neelix/Salvation_Army_filmography

___________________________

6 Comments:

  • Muito lindo a homenagem à sua irmã Norma e ao cinema também.
    Beijos, adorei :)

    By Blogger siby13, at sábado, março 08, 2014 12:56:00 AM  

  • Bonita a tua homenagem aos artistas de cinema que deixaram este mundo e à Norma que, além de ser uma pessoa culta e admiravel, valorizava
    o seu trabalho!

    By Anonymous Anônimo, at sábado, março 08, 2014 12:47:00 PM  

  • No comentário anterior quis dizer que a Norma valorizava o trabalho dos artistas.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, março 08, 2014 4:45:00 PM  

  • Muito legal teu post, Paulo. Vc tem mesmo um verdadeiro acervo sobre cinema ! Arrependo-me hoje que joguei fora muitas coisas que tinha sobre cinema: fotos, revistas - deveria ter guardado comigo.

    By Blogger Sidnei Barum Cassal, at domingo, março 09, 2014 10:46:00 PM  

  • E ainda tenho recortes da antiga Filmelândia, que não teve espaco para mencionar, primo Sidnei! Os Cinemins, gracas à Norma.

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, março 10, 2014 6:06:00 PM  

  • Um momento sempre muito triste esse que relembram os nossos queridos que se foram. Eu fico segurando a respiração, e quando passou a Joan Fontaine, a Shirley Temple... tão queridas. Isso sempre irá me entristecer, pq a cada ano que passa temos menos do lado de cá. Mas sabemos que é o percurso da vida, uns morrem, outros nascem. Mas suas obras ficam sempre conosco. Grande abraço, amigo.
    Carla Marinho.

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, março 10, 2014 10:14:00 PM  

Postar um comentário

<< Home