Paulo Franke

15 julho, 2014

9. Tudo tomou seu lugar depois que a COPA passou...

Enquanto preparo esta última postagem sobre a COPA, tomo um café na caneca que um amigo brasileiro que vive em Hamburgo me presenteou no mês passado, por sinal um rapaz bastante parecido com o "Super Mario", que fez o gol da vitória. 


Ao lado da bonita caneca, um objeto de  vidro com o nome do meu pai, algo que por décadas esteve sobre sua escrivaninha e que guardo com muito carinho. E a propósito, meu netinho, igual a muitas crianças brasileiras, ficou desolado com a derrota do Brasil para a Alemanha. Foi a vez de meu filho consolá-lo, usando os argumentos mais disponíveis no momento: Teu nome é Lukas com k, igual ao de um jogador alemão, e teu sobrenome é Franke, alemão! Foi a vez de o menino começar a torcer, então, para a Alemanha diante da derrota brasileira que a tantos entristeceu, entre esses tantos, tantas crianças! No domingo seguinte, perguntei a meu filho se o "band-aid" havia resolvido pra valer...



No canal alemão DW assisto ao vivo a vitoriosa equipe chegando em Berlim, no Portão de Brandemburg - conhecido de muitas visitas que fiz - em meio a grande euforia do povo. O mais badalado certamente o jogador Mario! 



Em um momento do show os jogadores no palco desfilaram com uma faixa em português, expressão de seu carinho pelos brasileiros!


A Seleção da Alemanha chegando ao Brasil. Parece que não só jogaram bem, tanto que se tornaram campeões, mas também deixaram um rastro de boa impressão no Brasil, principalmente a interação dos jogadores com as comunidades com as quais conviveram na Bahia.


Esta foto, do jogador Lukas Podolski com um indiozinho, sensibilizou a muitos nas redes sociais.



Os meus leitores mais assíduos podem imaginar que o que me sensibilizou foi a visita de seleções da Eurocopa ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, em anos recentes.



Um selo um tanto raro da Alemanha na minha coleção, da Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão e na Coréia do Sul, quando o Brasil foi o campeão e a Alemanha a vice-campeã.


Uma amiga do Facebook mostrou-me os selos comemorativos a esta Copa - convém adquirir, pois à medida que passar o tempo aumentará seu valor, principalmente histórico ou mesmo nostálgico.


Ainda sobre selos, este que guardo da coleção que herdei de meu pai - eu tinha somente 7 anos - é uma raridade, embora traga um pouco de tristeza para quem gosta de futebol, pois lembra a derrota do Brasil para o Uruguai, na copa de 1950, quando da inauguração do Maracanã.


Quando exibi o selo raro na minha linha do tempo do Facebook, outro amigo fez um comentário que pedi permissão a ele publicar aqui:

Eliezer Santana Martins Bezerra ... meu saudoso pai trabalhou na construção deste 

Estádio do Maracanã. Disse que carregou muito cimento nesta obra. Que achado 

este selo, parabéns !


(Na foto, Eliezer com seu pai, o subtenente salvacionista, Manuel Bezerra)



Durante a Copa soube que Angela Merkel, na foto com o papa argentino, teve um pai que era professor e pastor luterano. 
E falando nisso, o hino da Alemanha, tantas vezes ouvido durante a Copa, é também um conhecido hino evangélico. 
(veja link abaixo)


Nunca a estátua do Cristo foi tão fotografada como nesta Copa! E na TV imagens inspiradoras, principalmente aquelas com o fundo do Maracanã. Certamente atrairá eventualmente muitos turistas que não compareceram à Copa.

Um pouco mais sobre o Cristo Redentor, no Corcovado:

A estátua do Cristo Redentor fica a 709 metros acima do nível do mar, e se localiza na cidade do Rio de Janeiro, no topo do morro do Corcovado. Dos 38 metros da estátua, oito deles estão no pedestal. Foi inaugurado às 19:15 do dia 12 de Outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras.

A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se avizinhavam as comemorações pelo centenário da Independência.

A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. Já a estrada de ferro teve seu primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluido, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3.800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906.

A pedra fundamental da estátua foi lançada no dia 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre outras pessoas que colaboraram para a sua realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor da escultura).


Estátua do Cristo Redentor num dia nublado.Na cerimônia da inauguração estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra. No entanto, o mau tempo impossibiltou a façanha, e a iluminação foi acionada diretamente do local. O sistema de iluminação original foi substituído duas vezes: em 1932 e no ano 2000.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1937, o monumento sobre obras de recuperação em 1980, quando da visita do papa João Paulo II e novamente em 1990. Outro conjunto de obras importantes foi feito em 2003, quando foi inaugurado um sistema de escadas rolantes para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva a estátua.

Conhecido como símbolo não só da cidade do Rio de Janeiro, mas também do Brasil, a estátua do Cristo Redentor tem seus direitos de uso comercial pertencentes à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, embora haja disputa por parte dos herdeiros dos envolvidos na concepção da obra. Há que se observar, ainda, que a estátua está situada em logradouro público, estando portanto sujeita a ter sua imagem captada pelas lentes dos milhares de turistas que a contemplam e que trasformam este ponto turístico numa verdadeira "torre de Babel". Atualmente disputa junto com mais de 20 monumentos o titulo de 7 novas maravilhas modernas. (Yahoo-respostas)

Nota complementar:

Em entrevista na tv com uma neta do engenheiro, ouvimos que ele era um ateu, que mais tarde tornou-se cristão.

L i n k s:



Leia a poesia que um visitante anônimo do congresso eucarístico escreveu sobre o Cristo no Corcovado... e também crianças do Exército de Salvação em um piquenique na casa do engenheiro que construiu a célebre estátua, na década de 30, em São Gonçalo-RJ:


Hino da Alemanha também um hino evangélico:

https://www.youtube.com/watch?v=6YE94dL_a9Y

O

Aos interessados em ler as 8 postagens anteriores sobre a Copa neste blog, procure-as à direita ao acessá-lo, no Índice de todos os meus tópicos.

O

Próxima Copa na vizinha Rússia, que, com certeza, 
apesar da proximidade da Finlândia, onde vivo, 
lá não estarei!

4 Comments:

  • M.B.Franke:

    Li agora o teu post, muito interessante e gostei de ler sobre a estátua do Cristo Redentor (pouco sabia da sua história). Quanto aos alemães, foram muito simpáticos com os brasileiros, inclusive se poupando no 2º tempo do jogo, para não humilhar mais ainda os jogadores brasileiros.

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, julho 16, 2014 9:38:00 AM  

  • Gostei da postagem e sempre aprendo.
    Amei e torci para os alemães. Eles mereceram... treinaram, se esforçaram, trabalharam juntos, foram educados, realmente conquistaram a todos.
    A paz!
    lygia

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, julho 16, 2014 2:15:00 PM  

  • PAULO FRANKE, PARABENS PELO BLOG. ESTOU LHE SEGUINDO HÁ MESES, LENDO SUAS POSTAGENS, SEMPRE ENTUSIASMADO PELO FATO DE VOCÊ ESTAR NA ALEMANHA, NÃO É ISSO? PODE RESPONDER AQUI, QUE EU VOLTO. ABRAÇOS, CÁ DE JACAREPAGUÁ!!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, julho 16, 2014 9:02:00 PM  

  • PAULO, VOLTEI RÁPIDO; É QUE PERCEBI QUE VOCÊ ESTÁ É NA FINLÂNDIA...

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, julho 16, 2014 9:08:00 PM  

Postar um comentário

<< Home