Paulo Franke

19 agosto, 2014

SAINT-EXUPÉRY - O pequeno príncipe - visitou PELOTAS-RS.




"Pouca gente sabe e muitos até se esqueceram, mas há mais de cinquenta anos Pelotas-RS foi visitada, em diversas oportunidades, pelo `Pequeno Prícipe´. É claro que estamos nos referindo ao francês Antoine Marie Roger de Saint-Exupéry, mundialmente famoso como piloto e escritor, que nesta última atividade trouxe ao mundo o  `Pequeno Príncipe´, hoje traduzido para dezenas de idiomas.

Filho do conde Jean de Saint-Exupéry e Marie de Fonscolombe, ele nasceu em 1900, na cidade de Lyon. Aos 12 anos, fez seu primeiro voo num balão, apaixonando-se então pelas aventuras aéreas. Aos 21 anos começou a trabalhar como piloto civil e, a partir dos 26, integrou-se ao grupo de pilotos pioneiros do correio aéreo entre Europa, África e América Latina, que conduziam aviões de hélice, sem conforto ou pressurização.

É nesta situação que Antoine de Saint-Exupéry chegaria a Pelotas, numa madrugada de domingo, às 4 horas, em fevereiro de 1935. Tido como um dos mais competentes e seguros pilotos da linha da Air France, o  `Pequeno Príncipe´ chegou pilotando um avião modelo Breguet 393, denominado `Gaivota´. Era a primeira viagem deste modelo que vinha substituir os antigos `Latés´, aviões de menor velocidade. Nesta viagem inaugural, Saint-Exupéry fez a viagem Buenos Aires-Natal em 25 horas, onde era feita a conexão para a África com o hidroavião `Santos Dumont´. Nesta época a Air France fazia a linha Tolouse(França)-Dakar (África)-Natal-Pelotas, em cerca de 59 horas.

Durante muito tempo, pelo menos até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o piloto-escritor cruzou os céus latino-americanos, detendo-se em Pelotas em diversas ocasiões. `Antes de escrever é preciso viver'  dizia ele, que a 31 de julho de 1944, numa missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy, teria sido abatido por um caça alemão. Os restos de seu avião nunca foram encontrados e ele foi dado como desaparecido em ação.

Sua obra, entretanto, permanece entre os homens: Correio Sul, Voo Noturno, Terra dos Homens, Escritos de Guerra, Um Sentido para a Vida e, é claro, O Pequeno Príncipe, sua obra maior."

Pedro Caldas
Pesquisador
extraído de "Pelotas Memória"
fascículo V - 1990



6 Comments:

  • Bela história!!!
    Parabéns, Paulo, por resgatar esta passagem do correio aéreo por Pelotas. Em Santa Catarina, junto a praia do Campeche, havia um campo de pouso onde aqueles heróicos pilotos faziam escala. Atualmente, um grupo de pessoas(faço parte do grupo)está tentando recuperar a memória e o local para não apagar as pistas de um passado de conquistas e integração do Cone Sul das Américas.
    Um abraço!
    Valmir

    By Blogger Valmir, at quarta-feira, agosto 20, 2014 6:38:00 AM  

  • Caro Valmir,

    Coloque-me a par dessa recuperacão de memória na qual estás envolvido... Obrigado pelo substancial comentário! Grande aBRaco daqui de longe.

    www.paulofranke@hotmail.com

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, agosto 20, 2014 1:36:00 PM  

  • Recebi o abaixo, pelo Facebook, da filha de uma prima:

    Sabes que a vó Inês viu o St. Exupéry aqui em Pelotas na época...a mãe me disse que ela tinha entre 5, 6 anos!! Mto legal né?

    Larissa Venzke
    Pelotas-RS

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, agosto 27, 2014 9:06:00 AM  

  • Que interessante, prima!
    Pena que näo conversei com ela e com o Paulo sobre isto!
    Beijo,
    Paulo

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, outubro 11, 2016 12:14:00 AM  

  • Pois Paulo, deves te lembrar que eu ja tinha te comentado isto. Ele dormia numa pensao em Pelotas e ate comenta-se que o pequeno principe pode ter sido escrito numa dessas entediantes noites E agora o aeroporto( deve interessar ao teu amigo do Campeche) Havia um aeroporto no bairro do Areal, no local hoje chamado jardim Europa. Ha pouco ainda existiam vestigios de ma torre de controle. Na época era costume aeroportos de cada empesa e a Air France possuia este em Pelotas. Talvez existam fotografias antigas deste aeroporto e dos eventos desta época.Seria tambem interessante o acesso às obras citadas, muita coisa poderia ali descobrir-se

    Grande abraço Paulo. Quando virás ao Brasil...avisa.

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, março 11, 2020 9:45:00 PM  

  • oi Paulo fui eu.

    By Anonymous sergio senna, at quarta-feira, março 11, 2020 9:48:00 PM  

Postar um comentário

<< Home