Paulo Franke

06 outubro, 2014

9. Gênova... Nápoles... POMPÉIA... Vesúvio


De Nice prossegui viagem para Gênova, na Itália, terra de Cristóvão Colombo. Lá esperei a hora de partir o trem noturno para Nápoles. Uma linda estação, mas sem nenhum café ou restaurante aberto àquela hora, cedo, pelas 22h00...


O jeito foi enfrentar a chuva e sair à rua, onde vi uma banca que servia café, sanduíches etc. ocasião de ver o belo exterior da estação. Voltei à ampla sala de espera disposto a descansar quando de repente um homem com um grande chaveiro anunciou: "A sala será fechada, saiam todos imediatamente!" Duas coisas me ocorreram: "O jeito é esperar mais de uma hora o trem na referida plataforma, passando um pouco de frio, juntamente com outros que tomariam o trem para Nápoles" e... "Estou na Itália sem dúvida!".



Nápoles, em foto do krikaberaldo.blogspot.com 


Nunca fui a Pompéia porque na primeira InterRail, ao chegar da Grécia, Pompéia já estava fechada, assim só fotografei a montanha, ao pé da cidade, de dentro do trem. Ao fundo de Nápoles, o lindo e sinistro Vesúvio, que os pompeianos não sabiam que era um vulcão, palavra que nem constava no seu vocabulário.



Da ferroviária de Nápoles, com outros tantos turistas, pegamos um trem velho, feio e abarrotado de passageiros que me lembrou os trens da Central do Brasil, a maioria que felizmente ia descendo nas muitas estações, bem "pinga-pinga"...  Enfim, depois de mais de uma hora de viagem chegamos a Pompei Scavi (Escavações de Pompéia).


Com o bilhete de entrada, recebemos um mapa. Poderia ter optado pelos incômodos fones de ouvido, mas para quê? Minha intenção mesmo não era fazer uma longa visita, mas parte da famosa Pompéia me bastaria.


Longas horas caminhando por este tipo de chão é para os fortes... assim reduzi a visita e mesmo assim vi bastante.
__________

O dia ensolarado, temperatura amena, a surpresa de encontrar milhares de turistas de todos os países e, ao contrário do que ouvira, que Pompéia estava "abandonada", achei tudo muito organizado e limpo.

Como são muitas fotos, exponho-as aqui como "galeria", inclusive para não cansar o leitor com legendas a todo o momento...

















A pausa que refresca...










Pompéia, o Vesúvio ao fundo e eu.









______________________

E na saída, deliciando-me e matando a sede...


... com um suco de laranja natural de inigualável sabor!!


Uma das minhas frutas preferidas... grapefruit no pé, no restaurante onde parei para relaxar e fazer um lanche.



Encerrada a visita, tomei agora um trem grande, moderno e bonito para voltar à Nápoles e trocar por um noturno com destino a Milão.  Fiquei pensando...: "Por que na ida, no fluxo maior de turistas, colocam um trem exatamente o contrário?" Alguns brasileiros comentaram o mesmo... 

Alguns turistas estenderam o passeio até a cratera do Vesúvio, o que não foi o meu caso, mas que é possível, saibam os leitores interessados.

__________


L i n k s

Filme "Os últimos dias de Pompéia", legendado em português:

 
*


Uma foto que tirei ao chegar, com as grades formando cruzes com suas sombras, leva-nos ao longo, mas completo e interessante blog, sob o ponto de vista cristão
(obrigado e parabéns ao dono do interessante blog!):

____________


7 Comments:

  • De "Mirian Dos Santos Fonseca:

    Cá estou novamente encantada ! Recordo-me de um livro de escola na qual continha uma história sobre Pompéia....relatava uma enorme erupção de seu famoso vulcão.Dizia de um cãozinho que havia sobrevivido a esse fenômeno da natureza .Desde então alimento o sonho de conhecer Pompéia !Obrigada por trazer um pouquinho dela para nós ! Bjsss

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, outubro 06, 2014 3:02:00 PM  

  • Tenho visto tuas postagens no Blog; linda viagem cultural e enriquecedora..

    Nada melhor do que viajar aprendendo, como não posso, viajo nas tuas postagens.

    Sandra
    Rio Grande-RS

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, outubro 06, 2014 3:52:00 PM  

  • Deve ser extremamente emocionante visitar locais que historicamente foram marcados por fatos e antigas civilizações que no nosso imaginário ganham vida ao compartilhar com você essa experiência, ainda que de forma virtual

    By Anonymous Ana Santino, at terça-feira, outubro 07, 2014 3:45:00 AM  

  • Muito interessante essa sua visita à Pompéia.

    Vou aproveitar a inspiração e ver 2 filmes final de semana sobre o evento (um deles filmado recentemente).

    Um forte abraço e obrigado por compartilhar.

    By Blogger Henrique Soares, at terça-feira, outubro 07, 2014 8:03:00 PM  

  • Gostei de ver sua vista à Pompéia, meu amigo.


    Lugares bem interessantes você registrou, e... como um incorrigível apaixonado por cães, me cativou o que você fotografou dormindo.

    Obrigado por compartilhar.

    Um abraço!

    By Blogger Anderson, at quarta-feira, outubro 08, 2014 3:42:00 AM  

  • Caro amigo, que viagem maravilhosa essa sua, e com certeza tem mais ainda, estou adorando tudo as fotos, informações, história e suas pontuações sobre tudo que ve sempre fazendo ligações com tudo.
    Obrigado por partilhar!
    Aguardo....

    By Anonymous evelize cristina, at quarta-feira, outubro 08, 2014 8:45:00 PM  

  • Arrepiante, imaginar os horrores que esse povo passou...Por outro lado, apesar de só escombros, dá pra ver que era uma bela cidade, com largas ruas e bem divididas ao contrário das estreitas ruelas e amontoados das vilas da época.
    Se um dia for, não deixarei de ir ao Vesúvio, nem que seja carregado...rs
    Abcs
    Francisco

    By Anonymous Francisco, at sábado, maio 27, 2017 6:01:00 PM  

Postar um comentário

<< Home