1. Minha visita a ÉFESO, na Turquia (dados sobre a cidade)
- Primeira Parte -
Pode-se dizer que Éfeso é uma das maiores, mais bonitas e mais bem preservadas cidades ançiãs do mundo.
A cidade grega de Éfeso foi erguida por volta de 1000 anos a.C. e logo ganhou fama como centro de veneração de Cibele, a deusa-mãe da Anatólia, que foi depois substituida por Artemis. O grande Templo de Artemis, que é uma das Sete Maravilhas do Mundo, se localizava em Éfeso. Na antiguidade, a cidade foi um centro muito importante, primeiro no mundo pagão e mais tarde no mundo cristão, por trás unicamente de Atenas e Jerusalém.
Éfeso foi fundada por Lisímaco, sucessor de Alexandre o grande, mas foi sob o dominio romano, que se tornou o porto mais importante do Egeu. No ano de 133 a.C., a cidade foi declarada capital da província romana da Ásia e foi também no período romano que a cidade ganhou esplêndidos monumentos arquitetônicos, que se tornaram o orgulho da população de mais de 400.000 habitantes.
|
Descobrindo Éfeso na Turquia
|
A cidade, grande centro comercial e cultural, entrou em declínio, após o assoreamento do porto. O nome de Éfeso foi unido indissoluvelmente á divulgação inicial das novas crenças na Ásia. Nos tempos apostólicos, Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu devido as pregações dos apóstolos Paulo e João. A igreja que havia em Éfeso no fim do século I de nossa era, foi a primeira e principal comunidade das Sete Igrejas da Ásia Menor mencionadas na Revelação de São João.
Dois dos primeiros grandes Concílios da Igreja Católica (431 e 449 d.C.) foram realizados em Éfeso, sendo que no de 431d.C. foi confirmado o dogma da maternidade da Virgem Maria e a dupla natureza de Jesus Cristo, como Deus e como homem.
Éfeso foi a 5a.cidade mais populosa do império, teve de 400 a 500 mil habitantes. Sua população era constituida na maioria por pessoas razoavelmente ricas e intelectualizadas. A região de Éfeso e Mileto, foi berço de muitos filósofos, entre eles Thales (ca.625-546 a.C.), Heróclito (ca. 540 a 470 a.C.) e Isidorus (sec. VI d.C.). Foi encontrada por arqueólogos, uma inscrição em pedra (talvez erguida por ordem do imperador), que premiava Éfeso como "a cidade mais ilustre de toda Ásia".
Alexandre, o Grande, Cleópatra, Virgem Maria, Izabel, São João e São Paulo foram algumas das pessoas que passaram por Éfeso.
O local da cidade, que se vê hoje, tem sido escavado por mais de 100 anos e a maioria das edificações que restaram datam do período romano. Entre muitas ruinas, encontramos em Éfeso construções magnificamente preservadas, como a Biblioteca de Celso, o Portão de Adriano e o Teatro Helenístico, além de fontes, ruas, banhos romanos e ágoras comerciais.
Com agradecimentos a
www.business-with-turkey.com
Tive a oportunidade de visitar a Turquia por duas vezes e tenho-me admirado de que ainda não fui uma terceira vez. Por quê? Porque o país é belo, acolhedor, os turcos de muita simpatia para com os turistas e por tantas outras fortes razões, uma delas ainda porque há tanto a explorar, tanta informação a ser obtida...
O leitor do meu blog pode acessar as minhas primeiras impressões - e ver fotografias que não constam nesta postagem - no link abaixo:
-----------------------------
Próxima postagem:
2. Paulo e sua carta aos Efésios (Segunda Parte)...
com trechos de uma mensagem que fiz baseada nas impressões da visita e, naturalmente, na Epístola de Paulo aos Efésiosååååååååååååååååååå
3 Comments:
Anônimo disse:
"Muito bonita Éfeso, não imaginava que a Tuirquia tinha lugares assim. Também não sabia que os turcos eram tão simpaticos, pois a gente está mais familiarizada no Brasil com os sírio-libaneses, conhece-se muito poucos turcos, eu, pelo menos."
By paulofranke, at domingo, março 08, 2015 6:27:00 PM
Anônimo disse:
"Muito bonita Éfeso, não imaginava que a Tuirquia tinha lugares assim. Também não sabia que os turcos eram tão simpaticos, pois a gente está mais familiarizada no Brasil com os sírio-libaneses, conhece-se muito poucos turcos, eu, pelo menos."
By paulofranke, at domingo, março 08, 2015 6:27:00 PM
Que fotos impressionantes das ruínas!
Me encanta, em especial a Biblioteca de Celso!
Além de cultural, é um belo passeio, principalmente para os que apreciam o tema.
By Yara, at quarta-feira, março 11, 2015 5:24:00 PM
Postar um comentário
<< Home