Paulo Franke

21 julho, 2015

20 Anos na Finlândia e os 3 Parentes que me Visitaram, Grande Alegria!

Back to the future? Family ties?

Como chamar esta postagem do meu blog?

Poderia, por outro lado, somente dizer que foram poucos-raríssimos-maravilhosos-momentos quando tive pela primeira vez a visita na Finlândia, onde vivemos há 16 anos, de um filho de um primo por parte de minha MÃE. 
E a coisa não fica por aí... No mesmo dia, sem se combinarem, pois não se conheciam - fui eu quem os apresentou - o cruzeiro marítimo em que viajava outra filha agora de uma prima por parte de PAI aportou em Helsinki.
E o ponto em comum entre os dois: são filhos de primos e ...médicos!!


Quando é que meus saudosos pais iriam imaginar isto?
(foto de recém-casados, em 1936)



Éramos um grupo de brasileiros - a maioria gaúchos e catarinenses - com exceção de minha esposa Anneli, finlandesa, caminhando animados pelas ruas da capital Helsinki, mas depois de unirmos mesas em um famoso café para um lanche, eu quis ser fotografado com os dois primos Elisa e Marcos.

Por que mencionei catarinenses? Porque minha prima, ainda que seja gaúcha, vive com sua família em Florianópolis e fazia o cruzeiro no norte da Europa com seu marido e amigos.

A look back to the past...




No tempo quando a família fazia piqueniques junta (na foto Frankes, Ávilas, Medeiros, outros parentes e alguns amigos). Meados dos anos 40.


Diante de nossa bonita casa na Av.Bento Goncalves, 455... Newton Ávila, Nilon, eu agachado, Pedro em pé, Newtinho e Nelson e, caminhando, o Fernando, meados dos anos 50. 



Minha bonita prima Liana Franke Treptow - filha da irmã de meu pai e mãe de Elisa -  e eu nascemos com um mês de diferença, eu em outubro e ela em novembro de 1943 (em plena Segunda Guerra!!). Certamente há muitas fotos de infância em que estamos juntos, porém não as tenho. Tenho, sim, esta quando a prima foi coroada rainha do Clube Brilhantes, em Pelotas, no ano de 1959. Ela gentilmente convidou-me e pela primeira vez usei um smoking, pois o baile de luxo assim o exigia. 












Três anos depois vesti dois uniformes: o do serviço militar e o do Exército de Salvação, que, diga-se de passagem, considerei o último muito mais emocionante e confortável do que um smoking.



Acima, Liana e eu no casamento do Pedro e Ana, 1980.
Abaixo, nos anos 60 no Laranjal, Susana, Liana, Antonio Carlos com Elisa e eu com primos Luiz e Marcos.



E nesta rara foto, Liana e eu, no carrinho, bebês


Quando nossa primeira filha, Deborah, fez um aninho, em Rio Grande-RS, Elisa estava presente ao seu lado na festinha familiar.


Quando nossa segunda filha Martta se casou com Leandro, meu primo Nilon esteve presente com sua bela esposa e o filho caçula deles... o Marcos!


Back to the future...



Elisa e Deborah no passeio por Helsinki.


Marcos e Deborah no passeio ao museu ao ar livre de Seurasaari, tendo ao fundo casas da Carélia, terra de meus sogros, que tiveram de sair às pressas de sua terra na invasão russa. História, também familiar...


No mesmo belo lugar, Anneli e eu com o Marcos.


O médico dando de comer na mão ao esquilo, em profusão no parque,  tanto, quem sabe, quanto crianças no seu consultório. 



Filha Martta e genro Leandro, gaúchos, com Marcos. Rolou chimarrão até no passeio! Marcos, hospedado na casa deles, presenteou-lhes com erva-mate! Ainda que de times opostos, os dois se deram muito bem.


A um certo momento naquele sábado despedimo-nos do Marcos, filho do primo Nilon, e ele seguiu para a Estônia... mas não sozinho, pois Leandro, Martta e os filhos foram com ele. Esta foto peguei do álbum de um deles... a bandeira da Estônia... com as cores da do Grêmio... bah!



A filha Martta, bem cara de finlandesa, com o Marcos e sua cara de gaúcho, à entrada da cidade velha de Tallin, capital da Estônia (de ferryboat a somente três horas de Helsinki).

"E... o que era doce acabou, tudo tomou seu lugar depois que o primo passou..." (ou os primos passaram pela Finlândia)... 
lembrando-me de 
"A Banda".
Obrigado a ambos pela visita!

_________________________________



THE LAST BUT NOT THE LEAST...

1



A agradável missão de receber a visita dos primos foi cumprida e faltava ainda fazer uma palestra-sermão no domingo, em Helsinki, sobre "O Exército de Salvação e o TITANIC", assunto nada light, mas que Deus me ajudou a desenvolver atraindo a atenção dos presentes (se interessar, veja link no final desta postagem).

2


O primeiro parente do meu lado que nos visitou na Finlândia foi o primo gaúcho Gerson, da família Franke (Barum), hospedado na casa da Deborah, que de lá visitou a Rússia, tendo já visitado a Polônia, terra de seus antecedentes maternos. Na foto com suas sobrinhas, filhas da prima Leone, artistas, as irmãs Vanessa e Karina Barum, esta que foi atriz de novelas da Globo e hoje é diretora de teatro.

3


Clarisse Franke Ávila,  prima de ambos os lados da minha família, quando a visitei em Curitiba em maio passado, com a filha Lina (Clasen).

______________

Aos interessados, postagens de ambos os lados de minha família...

Família por parte de mãe:
Família por parte de pai:

2 Comments:

  • Paulo,
    Fiquei muito contente em poder visitar voces na Finlandia depois de tanto planejamento e ansiedade de finalmente visitar a Escandinavia e Russia.
    A familia toda de voces foram muito simpáticos e ate chimarrao tomamos em Helsinque, parecia uma miragem...
    A cidade achamos muito bonita,simpatica,florida e com um mercado cheio de novidades, tanto que até nos perdemos de tão encantados com as frutas, peixes e artesanatos diferentes!!
    Adorei a postagem no blog, ver as fotos da mae, nossas e minhas quando criança.
    Um grande abraço
    Elisa

    By Blogger Unknown, at segunda-feira, agosto 03, 2015 5:29:00 AM  

  • Paulo primo querido ,
    Li a tua postagem , adorei.
    Linda família que tens, quando vens ao Brasil?
    Será um prazer a tua visita
    Abraço da prima Liana

    By Blogger Valmir, at sábado, agosto 08, 2015 3:17:00 PM  

Postar um comentário

<< Home