Paulo Franke

02 julho, 2015

NICHOLAS WINTON, o "Schindler inglês", morre aos 106 anos.

NICHOLAS WINTON, O HERÓI MODESTO, MORRE AOS 106 ANOS.
                                                                                                                              

De repente ao deitar-me no sofá para assistir como de costume a BBC World, após publicar uma nova postagem no meu blog, ouvi a notícia da morte de um conhecido herói por duas vezes focalizado no meu blog.
Mesmo cansado por horas diante do computador naquela quarta-feira (01.07.2015), voltei ao meu laptop para iniciar esta postagem que contém, digamos, três coincidências:
1
- Alida Bosshardt foi enfocada na postagem anterior deste blog pelo seu feito heróico de salvar crianças judias durante a Segunda Guerra.
2
- The Salvation Army, reunindo milhares de salvacionistas em congresso exato nesta semana em Londres, celebra os seus 150 anos de existência, uma das maiores organizações empenhada também no cuidado de crianças.
3
- Morreu ontem o "Schindler Inglês " Nicholas Winton, com 106 anos!

E para homenageá-lo, troquei minha foto no perfil do Facebook...


Na Liverpool Street Station, em Londres, no ano passado, posando diante do famoso monumento a Nicholas Winton (ver link)



Tendo escrito isto, considero mais do que singnificativo e digno revermos duas postagens dedicadas a Nicholas Winton, já conhecido de muitos leitores do meu blog, mas quem sabe desconhecido para os leitores mais recentes. E ao revê-las, homenageamos novamente...

SIR NICHOLAS WINTON
... que salvou 669 crianças destinadas aos campos de extermínio nazistas, arranjando para elas lares e para isso contrabandeando-as para a
 Grã-Bretânha.
(publicado no ano passado, ao completar 105 anos)



Em 2012, durante o Congresso Europeu do Exército de Salvação, dei uma "escapada" e visitei o Campo de Concentração de Terezin (ver Índice de todos os meus tópicos), perto de Praga, na República Tcheca. Na volta nosso guia nos mostrou esta escultura na estação ferroviária de Praga, em um sentido "atrapalhando" a passagem das pessoas apressadas, mas para fazê-las lembrar do feito de Winton, naquela exata estação.

Acesse: "Trens para a morte... e para a vida."


Acesse também o post abaixo e veja em bronze a escultura das crianças de Nicholas:


^ ^ ^ ^ ^ ^ ^

The last but not the least...

A terceira coincidência...



Nesta exata semana o Exército de Salvação está celebrando em Londres seus 150 anos de fundação. Certamente a grande maioria dos participantes é constituida de gente jovem, tanto oficiais (pastores) quanto soldados (leigos)... cerca de 100 é a delegação  brasileira.
E tendo dito isto...

1

... Lamento que a mesma BBC World de Londres não noticiou, por enquanto, o evento, a menos que ainda vá noticiar, do que duvido... pois assistindo a seus programas e noticiários durante 18 anos aqui na Finlândia, ouvi somente uma vez mencionarem rapidamente nossa organização que tanto tem feito, ao longo de 150 anos,  em favor dos necessitados de seu próprio país, sem falar no do "world", onde opera em 126 países.


... Penso nos oficias salvacionistas que cuidam ou cuidaram de crianças pelo mundo afora... a grande maioria sem tempo nem dinheiro para participar de celebração como esta, dando ou tendo dado tudo de si em prol de crianças, jovens, mãe solteiras, adictos etc.

3

Quando organizei fotos no Centro Histórico Salvacionista, no mês de maio pp, achei esta foto que nunca tinha visto. De 50 anos servindo a Deus no ES, fomos nomeados, minha esposa e eu, somente durante 7 anos na obra social, tempo muito curto comparado com verdadeiros heróis anônimos (quisera mencioná-los aqui...) que deram suas vidas, durante décadas, ao cuidado diário e educação, inclusive religiosa, da classe infantil e juvenil na nossa obra.



Com o nosso grupinho de meninas internas no extinto Lar Américo de Oliveira, em Jacutinga, sul de Minas, no final dos anos 80.


Que satisfação, no penúltimo dia de minha recente viagem ao Brasil, encontrar uma das "meninas" daquele grupo! Veio à reunião no Corpo do Bosque, em São Paulo, tendo obtido uma permissão especial para deixar seu emprego por um par de horas naquele domingo para me encontrar! 

************************* 

L i n k

Quando Nicholas Winton encontrou suas "crianças" muitos anos depois:

http://www.bbc.com/news/uk-england-33350880

Também salvacionistas entre os que esconderam judeus na 2a Guerra:

http://paulofranke.blogspot.fi/2015/01/justos-de-todas-as-nacoes-cristaos-que.html


************************

Próxima postagem:

3 histórias curtas dignas de menção.

2 Comments:

  • Bela homenagem Paulo Franke! Gostaria de lembrar que Deus te utilizou em um momento muito importante na minha vida para perseverar na fé em Cristo, o período que residira em Pelotas/RS em 1993. Abraços!
    Saulo Moitinho

    By Blogger saulo, at quinta-feira, julho 02, 2015 2:29:00 PM  

  • Lembrei-me de seus pais, nos tantos anos em que foram administradores do outro Lar em MG, Arco Verde, tempo de muito progresso e bêncão para aquela instituicão.
    aBRaco,
    Pf

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, julho 02, 2015 4:03:00 PM  

Postar um comentário

<< Home