Paulo Franke

25 setembro, 2015

Os CONGRESSOS INTERNACIONAIS do ES/SA já realizados.

O Exército de Salvação/The Salvation Army por enquanto tem realizado 10 congressos internacionais desde 1865; com exceção de um, todos foram realizados em Londres.
(extraído da revista The Officer)

- 1886 -


O primeiro congresso internacional teve lugar apenas seis anos depois da extensão da obra para outros países. O evento enfatizou a diversidade cultural e étnica do Exército com uma marcha de uma milha através de Londres.

- 1894 -


O Congresso do Jubileu reuniu 500 representantes de todos os países onde a obra salvacionista estava estabelecida até então.

- 1904 -


O terceiro congresso internacional reuniu salvacionistas de 49 países. A maior parte das reuniões foram realizadas no International Congress Hall, erigido em On the Strand para a ocasião que reuniu 5.000 pessoas, mais pessoas do que qualquer evento até então realizado pela cidade de Londres. Durante o congresso o General Booth foi recebido pelo rei Eduardo VII no Palácio de Buckingham, um evento que o The War Cry classificou como "o início do reconhecimento" para o Exército. E pela primeira vez o Fundador deslocou-se em um automóvel de reunião a reunião do grande evento, o que não deixou de gerar alguns comentários (foto com sua neta mais velha, Catherine Bramwell-Booth) . 

- 1914 -



O primeiro congresso internacional foi chamado de o Congresso das Nações, realizado após a morte de William Booth. Esse congresso marcou a maior tragédia da história do Exército. Dirigindo-se a esse congresso em Londres, 167 salvacionistas canadenses,  maioria de uma banda que iria participar do congresso, morreram afogados quando o navio Empress of Ireland chocou-se com outro no Golfo de São Lourenço e afundou em apenas 14 minutos (ver link). Apesar do desastre, o quarto congresso internacional reuniu grande multidão. A obra salvacionista estava atuante em 58 países, ministrando para 84 grupos étnicos em 34 idiomas.

Acesse o link sobre o Naufrágio mencionado ao final da postagem.

- 1965 -



O Congresso do Centenário aconteceu quando 1.800 salvacionistas do mundo inteiro comemoraram os 100 anos da fundação de nossa obra no mundo. O General Frederick Coutts dirigiu uma reunião ao ar livre no London East End onde hoje existe uma estátua do Fundador que comemora a primeira reunião realizada por Booth nos primórdios do que seria para tornar-se o Exército de Salvação. A rainha Elizabeth II esteve presente e falou na reunião de abertura do congresso no Royal Albert Hall. Milhares participaram da reunião ao ar livre na Trafalgar Square que evidenciou a popularidade do grupo The Joy Strings.

- 1978 -



O quinto congresso internacional, sob a direção do General Arnold Brown, comemorava os 100 anos em que o nome Christian Mission/Missão Cristã havia sido mudado para The Salvation Army/Exército de Salvação. O evento foi realizado nas dependências do imenso Estádio Wembley. Entre os notáveis preletores do congresso estava a neta dos Fundadores, Comissária Catherine Bramwell-Booth.

- 1990 -



O sexto congresso internacional adotou o tema "Com Cristo em direção ao futuro". A General Eva Burrows, a segunda mulher a dirigir o Exército mundial, presidiu as reuniões nas quais participaram mais de 3.500 delegados internacionais e milhares de outros do Reino Unido. Nas reuniões finais, 9.000 salvacionistas comprimiram-se tanto no Royal Albert Hall quanto na Wembley Arena para assinar cartões de dedicação, reconsagrando-se para o trabalho do Senhor.

- 2000 -



o primeiro congresso realizado fora de Londres, em Atlanta-EUA, no ano 2000, foi chamado de o Congresso Internacional do Novo Milênio, Sob o tema The Army Next, foi dirigido pelo General John Gowans, contando com a participação de cerca de 20 mil delegados salvacionistas do mundo inteiro. 

- 2015 -




O congresso internacional Boundless/Sem limites, em julho de 2015, aconteceu em Londres e comemorou os 150 anos da fundação do Exército de Salvação. Milhares de salvacionistas e amigos reuniram-se na imensa Arena 02 para os eventos - a apenas alguns quilômetros de distância da Whitechapel, berço da obra salvacionista. Dirigiram este recente congresso o General André Cox e a Comissária Sylvia Cox.
 Cerca de 1.5 milhões de salvacionistas, através de 15.636 Corpos/Igrejas em 126 países, oraram pelo grande evento, contando muitos com a modernidade da Internet para inclusive assistirem ao vivo algumas reuniões especiais.
Site que ainda pode ser visitado:

www.boundless2015.org


______________________________________

Fotos de Congressos diversos:

- 1965 -



A Rainha Elizabeth II participou, com o Primaz da Igreja Anglicana, da reunião inaugural do congresso do centenário/1965.


Os então-capitães Sidney B. Campos e Adonias F. Souza representaram o Brasil nesse histórico Congresso.


Um envelope - primeiro dia de emissão - com selos comemorativos ao referido evento.


O grupo Joy Strings, que chegara aos primeiros lugares nas paradas musicais da Inglaterra, participou ativamente do congresso/1965.


O Grupo, que marcou época, desfilando em Londres.


Conheci o grupo anos mais tarde. O baterista, que é engenheiro, falou-me de seu sonho de conhecer Brasília-DF, não sei se cumprido.


A música salvacionista do ano de 1965 - para ser lembrada por alguns - está contida neste disco vinil, raridade que comprei em um bazar do Templet, doação da esposa do General Jarl Wahlström, que foi nossa soldada quando dirigimos aquele Corpo sueco, de 1999 a 2005 (hoje dirigido por nossa filha Deborah Franke Miranda).


 Aos interessados no conteúdo do histórico disco.


Saudosista como sou, escuto o disco da REGAL enquanto trabalho nesta postagem de meu blog.

____________________________________

- 1978 -



Morando em Londres em 1965, Anneli, com 17 anos, assistiu ao Congresso do Centenário. Em 1978, quando trabalhávamos em Portugal, assistiu também ao Congresso do nome ES/SA. Na foto, com colegas do Brasil no Estádio de Wembley.


Em outro dia do mesmo congresso, colegas brasileiros e que já haviam trabalhado no Brasil, visitamos o Colégio Internacional e cantamos "Perdão Infinito" (O Boundless Salvation), o hino do Fundador, diante da sua estátua.


Na minha opinião, um dos pontos altos do referido congresso foi a apresentação do musical de Larsson-Gowans,"O Sangue do Cordeiro", apresentado no magnífico teatro de arena Wembley, lugar mais apropriado para um musical eu nunca havia visto.



John Gowans, o autor do musical, interpretou magistralmente William Booth no musical.



Posando com jovens músicos coreanos do mesmo orfanato cujos músicos, sob a mira de espingardas na guerra da Coréia, nunca mais apareceram (ver link abaixo. Os jovens fizeram muito sucesso no congresso de 1978.


Ainda viva, com mais de 90 anos, a neta mais velha dos Fundadores, Catherine Bramwell-Booth, "brilhou" naquele congresso de 1978. Na foto de 1980 aparece com a Rainha-mãe.

_________________


- 2015 -



Uma excelente foto, quando na grande marcha do Congresso Boundless a bandeira brasileira passa pelo Palácio de Buckingham.



Parte do grupo finlandês-estoniano que participou do Boundless na capa do Brado de Guerra (Sotahuuto).



Foto da excelente edição da recente revista RUMO-especial.
O "sonho" do General Cox impresso na revista RUMO, à qual agradecemos pelas fotos aqui publicadas.

______________________________

The last but not the least


Não imaginávamos naquele não tão distante 2008, que os comissários André e Sylvia Cox - que na Finlândia tiveram a sua primeira nomeação como chefes territoriais - que ele hoje seria o General (Anneli era secretária da Sylvia, como os chamávamos, pelo primeiro nome, costume finlandês).

______________________________

L i n k s

- Quando membros de uma banda morreram indo para um congresso:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/01/membros-de-banda-de-metais-morrem-em.html

*
- O renascimento de uma banda coreana de metais:

http://paulofranke.blogspot.fi/2008/05/o-renascer-de-uma-banda-de-metais.html

*

- Dos 20, conheci 14 generais do ES:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/08/dos-20-conheci-14-generais-do-exercito.html

*
- O Congresso Salvacionista realizado em Israel:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/08/2-generais-do-esalvacao-em-israel-em.html

*
- O Congresso Europeu em Praga, Rep.Tcheca:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/10/vi-o-congresso-europeu-2012-do-es-em.html


SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS