Paulo Franke

22 junho, 2020

Motos - Lambretas - Vespas - Snowmobils... Hold on your hats!



Move a alma?



Passando por uma rua transversal à badalada Nevskiy Prospekt, no centro de São Petersburgo, vi numa vitrine uma... Lambreta (foto abaixo)! Guardei devidamente a foto para um dia fazer uma postagem sobre Lambretas, Vespas... e Motos. Chegou o dia!



Ao admirá-la, transportei-me rapidamente aos dias da adolescência nos anos 50... E quem viveu naquela década, e na seguinte, certamente pode até "ouvir" o barulho do motorzinho delas, quais vespas, correndo pelas nossas ruas do passado, dirigidas por rapazes de calças-de-brim-coringa ou calças faroeste, no tempo em que Jean(s) era só nome de artista.


Custei, mas achei esta foto make-believe do passado de minha esposa, com sua irmã ao violão e amigos, no início dos anos 60 no Rio.



"Estúpido Cupido", de 1976 mas inspirada no ano de 1961, a última novela em preto-e-branco da TV Globo, onde os jovens exibiam suas lambretas na pracinha central da cidade de nome fictício Albuquerque. Foi filmada na cidade de Lins-SP, onde tenho parentes.  Parece que foi a primeira novela em que atuou a gaúcha Maria Della Costa. 


Logo que nos casamos fomos dirigir o Exército de Salvação na cidade portuária de Rio Grande-RS, onde ainda temos amigos. Um deles enviou-me esta foto de grande criatividade ( Sobrepostas - Belas fotos de Rio Grande).



Filme "A princesa e o plebeu" (Roman Holiday).


Filme de 1953, do diretor William Wyler, e na foto a princesa Audrey Hepburn conduzindo em uma Vespa o assustado repórter Gregory Peck.



O guia para cinéfilos-viajantes que divulguei há pouco por aqui menciona o filme e a marca Vespa (ver link abaixo).


E quem não se lembra de alguma vez ter assistido a este espetáculo no circo? Se não me engano, as primeiras motos com seus roncos assustadores que vi na vida faziam parte do show-suspense, que mais tarde foram adicionando mais motos.


Rio Grande-RS (1974-76), onde nasceram nossas duas filhas. Recebíamos às vezes a visita do meu irmão em sua Yamaha, vindo de Pelotas. 



Capa do "Brado de Guerra - contra todo o mal", de 9/1985, quando eu finalizava meu segundo termo como editor e em "alta velocidade" fomos transferidos para os EUA. Na foto, Aila e Cláudio.


Um show made in USA de carros e motos em Åland, quando lá vivemos. Muito divertido e criativo, com lances perigosos às vezes. E alguns motoristas e motoqueiros... brasileiros!


Na minha opinião motos dão boas fotos - como esta da cidade atual onde vivemos -  mas dirigir uma delas, o que já aconteceu comigo em Lisboa, é outra história. 


Por aqui elas ficam assim no inverno, mas é só "sacudir a poeira" e prosseguir.


O antigo e o novo... uma rua onde já moramos em Helsinki.


Em Paris, revendo duas amigas da década de 60... do tempo das lambretas. A foto foi tirada diante de um dos mais famosos restaurantes parisienses que, com as possantes motos, deu uma boa foto de faz-de-conta tirada pelo meu neto.


Uma moto moderna contrastando com os muros da antiga Jerusalém. Indo para o meu hostel dentro do Muro de Jaffa, não deixei escapar a oportunidade de fotografá-la.


Uma moto meio diferente em Tel-Aviv.


Na ilha grega de Zakynthos, os habitantes têm prazer em dar carona de moto aos turistas, como este que me levou ao cemitério judaico no topo de um monte.


A lambreta, diante desta loja de esportes em Amsterdam, tinha figurinhas de jogadores de futebol coladas, tipo aquelas que a gente colecionava no passado.


Do jornal de nossa cidade, que parece ter um bom clube de motociclistas.


Felizmente, meu filho só brincou de moto!


Quem são esses sujeitos?? De fato, encontrei muitos deles quando fui ao congresso do ES da Noruega - inclusive com suas motos participando da grande marcha - e observei-os ao longe no congresso aqui na Finlândia. Eles fazem parte do The Salvation Army Riders Motorcycle Club International, o primeiro clube de motociclistas cristãos no mundo, que tem sido iniciado no ES. Clique no link abaixo para saber mais a respeito do grupo que foi iniciado na Noruega em 2001 e que já é bem popular no Canadá.






Deborah e Rodrigo no México.


The Salvation Riders Motorcy
Em Florianópolis, fiquei na Avenida Beira-Mar esperando meu sobrinho Franke-Nebel... que daqui a pouco chegou sorridente do outro lado da ilha com sua moto. Bons e belos rápidos momentos à beira-mar com ele!


Além de fotografar seus passeios - dele a foto acima - um parente meu assim se expressou quando lhe perguntei sobre a experiência de pilotar uma motocicleta (capte a sua vibração!):

Pilotar uma motocicleta significa, para mim, a possibilidade de estar com amigos, pois o faço sempre com pessoas que igualmente curtem passeios com elas. São momentos entre amigos extremamente gostosos. Em segundo lugar, a sensação de liberdade que uma moto proporciona, com o vento no rosto, é algo indescritível;  como ouvi certa ocasião, quando se passeia de carro, aprecia-se a paisagem, mas quando se passeia de moto, integra-se a paisagem. Finalmente, por constituir um transporte ágil e barato, ela proporciona a possibilidade de passear estradas à fora, conhecendo novas localidades, pessoas, costumes etc. Integre esses três aspectos e você terá a idéia de o quão gostoso é passear de moto, o quão agradável é, o quanto nos faz bem, o quanto desestressa etc. É, realmente, algo sensacional. Vitor Rolf Laubé




Foto que igualmente me cedeu. Que Deus te proteja, caro primo, no passatempo que tanto te empolga!

(E que Deus proteja também os milhares de moto-boys que ganham a vida expondo-se a tantos perigos nas ruas e avenidas paulistanas,  tornando o trânsito de São Paulo ainda mais complicado e perigoso, infelizmente).


The last but not the least


Duas fotos de snowmobil, esta primeira de make believe, no Canadá.



Caminhando em um lugar da nossa cidade, ao cruzar uma estradinha num desses

invernos, dois rapazes de snowmobil - com pinta de extraterrestres - pararam para eu

passar. Agradeci a gentileza e pedi-lhes um pequeno favor: posarem para uma foto.

Agradeci novamente e os vi prosseguirem a alta velocidade escalando uma pequena

montanha de neve. Coisas daqui!

______________________

L i n k s:


6 Comments:

  • Ficou muito legal a matéria, Paulo! Parabéns!!!

    Esclarecendo: a motocicleta da foto do guidão é uma Yamaha XVS-950 "Midnight Star", uma custon ou estradeira, ou seja, uma moto grande muito boa para passeio de final de semana estrada afora... A moto menor, a branquinha, é uma Dafra Citycom 300i, uma "scooter", denominação atual das antigas motonetas tipo lambreta. Esta última é ótima para o dia a dia dos centros urbanos.
    Forte aBRaço e, mais uma vez, parabéns pela matéria.
    Primo

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, junho 18, 2012 1:47:00 PM  

  • Uma única vêz subi na "garrupa" de uma moto, tive uma sensação de liberdade, parecia que estava voando, realmente o vento no rosto é delicioso!
    Mas a alegria durou pouco, logo desci pois acho um veículo muito perigoso e agradeci à Deus quando meu filho trocou a moto pelo carro.
    Amei ver a Ritta e Anelli numa vespa, andei muito numa vespa (lambretta) pois o medo e consequências, ainda não estavam tão latentes na minha adolescência.
    A foto sobreposta é digna de destaque, muito boa mesmo!
    Parabéns pela postagem!

    By Blogger Yara, at segunda-feira, junho 18, 2012 9:17:00 PM  

  • Linda postagem! Gostei das fotos sobrepostas, do filme Roman Holiday, vc e mãe com motos e vespas. E de ver os tios Aila e Cláudio na foto que lembro tão bem!

    By Blogger Unknown, at quarta-feira, junho 24, 2020 8:59:00 AM  

  • A foto de motos que mais gostei, a da Anneli e irmã, está linda, as meninas e até o navio ao fundo. Abrs

    By Blogger Pedro Franke, at sábado, dezembro 05, 2020 3:23:00 PM  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Claudio Lisias, at domingo, dezembro 06, 2020 1:44:00 AM  

  • Como sempre outro artigo muito bem escrito Dá até vontade de comprar uma moto.
    Já me imagino pegando a Dutra para SJCampos. Chegaríamos lá rapidinho, ou não...
    Ainda hoje quando tenho oportunidade entro em lojas e fico louco para comprar uma. Mas moro numa cidade onde isto é totalmente desaconselhável, além da responsabilidade de levar a Aila, que já andou comigo numa moto de 800cc a mais de 180Km/h. Hoje jamais faria isso.

    By Blogger Claudio Lisias, at domingo, dezembro 06, 2020 1:46:00 AM  

Postar um comentário

<< Home