Trilhos, Trens ... quase um Tributo.
Nota:
A maioria das fotos aqui publicadas vem de postagens no meu blog as quais podem ser localizadas, se houver interesse, no Indice de todos os meus tópicos.
https://paulofranke.blogspot.fi
_________________________________
A partir do ano de 1999, quando fomos transferidos para a Finlândia, tenho tido uma longa história com trilhos, o que nunca aconteceu antes no Brasil. De fato, foram 15 anos viajando pela InterRail a diversos países da Europa. Então dei um basta e troquei os trilhos por pistas de avião, hostels por hoteis, pula-pula por um destino só. Esta postagem, portanto, é quase um tributo a esses trens que tanto utilizei, e não mais.
Das pouquíssimas viagens de trem no Brasil, lembro-me desta, no Trem Húngaro, de Porto Alegre a Santa Maria, Trem bonito e especial, mas os bancos muito duros, tipicamente europeus, hoje sei.
Sempre quis descer de trem de Curitiba a Morretes, e curtir a beleza dessa descida em uma das mais arrojadas linhas férreas... quando o fiz, chovia tanto que eu não consegui ver absolutamente nada.
O lindo prédio restaurado da Estação da Luz, em São Paulo, que hoje também abriga centros culturais.
Não me perguntem que eu não me lembro do que eu estava fazendo na estação de Cachoeiro do Itapemirim, em 1967, mas me lembro, sim, de uma das mais lindas músicas do Roberto Carlos, "Meu pequeno Cachoeiro"...
A Estação Ferroviária de Pelotas-RS, em um passado distante muito movimentada, hoje está abandonada.
_____________
VEJA NO GOOGLE.COM A RAZÃO PELA QUAL O PRESIDENTE WASHINGTON LUIZ PREFERIU RODOVIAS DO QUE FERROVIAS... (a Good Year pneus atrás disso?...)
___________________
Sendo transferido para a Finlândia pelo Exército de Salvação, pela proximidade dos países e pelo bom preço dos bilhetes, descobri a InterRail e dela usufrui durante 15 anos. (No Brasil chama-se Eurailpass... use o Google para entender melhor.)
Para fazer as viagens mais práticas, a partir da segunda vez, tomei um avião para Bremen, na Alemanha (foto), e ali iniciei a InterRail.
O mapa de uma das viagens, que me levou até a Noruega.
Subindo para Bergen, na Noruega, quase acordei meus companheiros de viagem para verem o espetáculo de inverno em pleno verão de agosto.
Foram tantas aventuras nos trilhos, mas uma das principais foi esta... quando o trem entra em um navio para fazer a travessia da Alemanha para a Dinamarca. Nenhum passageiro pode permanecer no trem durante a travessia de 1 hora. Saindo para o navio da Scandlines, tirei esta foto do "trem estacionado" como acontece com veículos - carros de passeio, ônibus, caminhões - em ferryboats.
A mais engraçada, sem dúvida, foi quando, depois de subir uma montanha formada de escombros da Segunda Guerra, em Berlim, "cansado pra cachorro", tomei o vagão do trem reservado para pessoas com... cachorros!
A melhor coisa de ter ido a Veneza foi conhecer este casal chileno em honeymoon.
Na Espanha, a tour incluía andar neste trenzinho.
Nos fantásticos trens da Alemanha, quantas vezes fui tomar um café ou fazer um lanche nos vagões-restaurantes enquanto admirava a paisagem do Reno e outros rios da terra.
Uma forma estranha de dizer bem-vindo na estacão de Berlim...
Agora, um pouco dos trens finlandeses...
Em um trem finlandês, de um só andar...
... ou um de dois andares...
... também muito comuns por aqui.
Todos os trens da Finlândia são modernos.
Indo para a Suécia, no porto de Åbo.
Todos os trens da Finlândia são modernos.
Indo para a Suécia, no porto de Åbo.
Outra coisa comum é passar parte da viagem no vagão-restaurante ou então dar uma chegadinha para um lanche.
A bela estação ferroviária da capital Helsinki.
O edifício fica bem no centro da capital.
Distante da capital 95km, esta é a estação ferroviária da nossa cidade, Hämeenlinna; historicamente as linhas férreas pioneiras foram entre Helsinki e Hämeenlinna, em 1862.
Nem todas as cobradoras são bonitas como ela.
Voltando aos trens europeus...
Há nos trens europeus um compartimento para guardar bicicletas.
Tomando um trem highspeed (alta velocidade) em Bruxelas, Bélgica.
Alguém me dissera: "Antuérpia tem a estação ferroviária mais bonita da Europa"...
Comprovei! Parece o interior de um castelo!
(mais fotos na própria postagem)
O belíssimo prédio da estação de trens e metrô King's Cross- St. Pancras, em Londres, apreciado por seu estilo a cada vez que saía para tomar o metrô.
Tomando um trem highspeed (alta velocidade) em Bruxelas, Bélgica.
Estudando o mapa da InterRail... o cobrador, em qualquer país, simplesmente carimba o bilhete, sem fazer perguntas. (A InterRail não cobre o país de origem da pessoa, a Rússia e os países do Báltico)
Uma passagem Global da InterRail.
Alguém me dissera: "Antuérpia tem a estação ferroviária mais bonita da Europa"...
Comprovei! Parece o interior de um castelo!
(mais fotos na própria postagem)
A mais assustadora, pelo menos àquela hora da madrugada e eu sozinho... a do País de Gales... com tudo desconhecido, inclusive o dialeto.
O hotel do trem, próximo à estação de Amsterdam.
Toda a decoração do hotel diz respeito a trens. E soube que o proprietário de 85 anos era um membro do Exército de Salvação (Leger des Heils) que ainda frequentava o Corpo.
Li que as cenas onde aparecem trens com neve, no filme Dr.Jivago, foram filmadas na Finlândia.
Li que as cenas onde aparecem trens com neve, no filme Dr.Jivago, foram filmadas na Finlândia.
Selos de Portugal com motivos de trens, que eles chamam de comboios. Tendo até morado em Portugal, não me recordo de ter andado de trem por lá.
Entre os amaldiçoados trilhos do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, na Cracóvia, Polônia.
No exato local da "seleção" quando uns iam para trabalhos forçados e outros direto para as câmaras de gas, vergonha que a Alemanha até hoje carrega.
Quando fui de Varsóvia ao Campo de Concentração de Treblinka.
Com um casal espanhol antes de visitarmos o Campo de Concentração de Terezin, na República Tcheca.
-------------------------------------------------------
Ao viajar em trens, as pessoas compram bilhetes em bancos cuja paisagem as faz olhar para frente, a que vem, ou então para trás, a que foi. Na vida acontece o mesmo... há pessoas que só olham para o futuro, enquanto outras só para o passado.
---------------------------------------
The last but not the least
-----------------------------------------------
L I N K S
"Trens para a morte e... para a vida"
---------------------
---------------------------
1 Comments:
Pai,
Suas postagens temáticas são o máximo! É incrível como vc une o tema a tantas experiências pessoais e culturais/históricas, de forma tão artística e tocante.
Amei o vagão pra cachorro, com vc "cansado pra cachorro". Amei o trem que entra num navio - nunca tinha ouvido falar! Vc quase acordando os passageiros pra verem a paisagem de neve em pleno verão - bem você!
Amei rever vc fazendo amizade por aí, conversando abertamente com estranhos pelo mundo afora, como sempre faz. (Pelo seu exemplo, tb faço, mas um pouco menos que vc. Ontem me aproximei de dois motoqueiros em frente ao meu prédio, pois os ouvi falando português. Vizinhos. Um de Portugal e o outro de Moçambique!)
Vc tem que viajar de novo, depois do Covid19!! Começando por Helsinki em breve. :)
Amei o pensamento: "Ao viajar em trens, as pessoas compram bilhetes em bancos cuja paisagem as faz olhar para frente, a que vem, ou então para trás, a que foi. Na vida acontece o mesmo... há pessoas que só olham para o futuro, enquanto outras só para o passado."- É teu?
Verdade. E a citação do Trem da Vida. Verdade, tb!
O fim da postagem igualmente, singelo, com foto da mãe lendo no trem e nós vendo o Aaron brincando com seu trenzinho, compenetrado como sempre. Levava suas brincadeiras tao a sério e com a mesma dedicação com que trata seu trabalho, seus amigos e sua família hj em dia.
Te amo, pai artista! Parabéns pela linda postagem. Continue com mais temas.
Beijo,
Martta
By Unknown, at quarta-feira, junho 24, 2020 9:18:00 AM
Postar um comentário
<< Home