Paulo Franke

11 junho, 2020

1a Parte - Já teve uma? Ainda tem? Gosta... de BICICLETAS?

Homenagem à bicicleta, que a grande maioria das pessoas possuiu quando criança, jovem ou adulto, de modo geral acessível a todos, ao contrário do carro, motos etc.

Introdução

Documentos históricos guardados no Museu de Madrid mostram projetos de uma bicicleta do grande inventor italiano Leonardo da Vinci. Estes projetos, elaborados no século XV, não foram executados.



História, invenções e evolução 

A mais antiga das bicicletas foi chamada em seu país de origem, a França, de “cavalinho-de-pau”. Este importante meio de transporte surgiu na cidade de Paris em 1818. Esta primeira versão não possuía pedais e provocava muito cansaço em quem andava com ela.

No ano de 1840, o ferreiro escocês chamado Kirkpatrick Macmillan inventou um tipo de pedal, colocado junto à roda traseira por meio de um manete. Este sistema era semelhante ao daqueles carrinhos de pedais usados por crianças. Este dispositivo deu a bicicleta mais rapidez e estabilidade.

Em 1855, o ferreiro francês especialista em carruagens, Pierre Michaux, inventou o pedal. Este foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Chamado de velocípede, é considerado a primeira bicicleta moderna.

A primeira bicicleta a possuir um sistema com corrente ligada às rodas foi projetada por H.J.Lawson, no ano de 1874. Seu terceiro modelo, a “Bicyclette”, foi desenhado em 1879. Essa bicicleta já possuía maior estabilidade e segurança.

Na década de 1880, o inventor inglês John Kemp Starley projetou uma bicicleta semelhante as atuais. Possuía guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes.

Curiosidades:

- A primeira fábrica de bicicletas do mundo foi criada em 1875 e chamava-se Companhia Michaux. Foi a primeira fábrica a produzir bicicletas em série.
- Em 1898, as primeiras bicicletas chegaram ao Brasil vindas da Europa.

Fonte: suapesquisa.com




Vitrines em Helsinki podem expor os mais variados objetos, inclusive uma bicicleta primitiva em uma casa que vende chá, nada a ver.



Uma bicicleta de bombeiros de 1905 (Facebook).


Miniatura de uma bicicleta usada pelos carteiros há muitas décadas por aqui.



Então... aqui estou com a minha primeira bicicleta com a qual passeava com amigos e usava no trabalho, inicialmente como office-boy na firma onde meu pai fora vice-diretor. De bicicleta ia diariamente para o Nono Regimento de Infantaria, onde fiz o servico militar. Na foto, antes de ir para São Paulo cursar o seminário do ES, fazendo um passeio nostálgico final aos arredores de minha cidade.


Dois anos sem pedalar, recebi depois a minha primeira nomeação, para Joinville-SC, chamada naquele tempo de "a cidade das bicicletas"...


O Tenente David Miche, suíço, quando vivia na França. Foi o pioneiro do trabalho do ES no Brasil, em 1922. Terá trazido para nós a tradição de andar de bicicleta, transporte prático e barato, ao fazer o trabalho salvacionista??



Quando trabalhei em Joinville, na hora de pique costumava levar visitantes para verem a "nuvem de bicicletas" na rua onde ficava o ES. Quando os cadetes (seminaristas) vieram fazer uma campanha evangelística, em 1966, entregar folhetos de convite aos ciclistas foi uma idéia brilhante. Em Campos-RJ, minha segunda nomeação, utilizei bastante a bicicleta, mas na próxima, em Neves, São Gonçalo-RJ, não mais pedalei, idem nas décadas seguintes. 


E falar em Neves, em 1999 fomos transferidos para a Finlândia, onde vivemos até agora. A foto, naturalmente, foi somente "para pose", mas há quem pedale em qualquer estação do ano, mesmo com as ruas com neve ou gelo, nossa filha mais velha uma dessas pessoas.


Chegamos, Anneli e eu - na cidade onde moramos atualmente - a pedalar distâncias não muito longas (não nas bicicletas da foto, claro...).


Em cada edifício por aqui há alojamento para as bicicletas dos moradores.





Já tenho mostrado neste blog as obras de arte que a neve faz em bicicletas estacionadas ao ar livre.


Há compartimentos nos trens reservados para o transporte delas.


Passeando pelas ruas da magnífica Edimburgo, na Escócia, a atenção atraiu-me para esta loja especializada em "triathlon". Tirei a foto para mostrar ao meu filho, ensaiando naquele tempo se aderiria ao esporte.


É verdade! Na Estônia vi estas "conference bike" e pessoas pedalando e conversando, se a negócios não sei.


Nunca aluguei bicicleta para passear por cidades que visito, o que é popular na Europa, mas chamar-me a atencão mesmo foi este "negócio" que substitui a bicicleta em cidades de relevo acentuado, como estes, na cheia de altos-e-baixos Praga, na República Tcheca.



Bicicleta pode completar uma paisagem, dando-lhe um toque de relax e beleza.


Ou como esta outra - também do Facebook - que foi usada como decoração de uma casa.


Bicicleta em Riga, Letônia, foto Rodrigo Miranda.



Uma prova de ciclismo arrojado (?) nas últimas Olimpíadas foi realizada na Fazenda Hadleigh, em Essex, que o fundador do Exército de Salvação, William Booth, adquiriu há 121 anos para treinar pessoas visando colocação das mesmas no mercado de trabalho; hoje funciona com uma gama de trabalhos sociais, inclusive com escolas e centros para deficientes.



Conhecida por seus automóveis e motocicletas, a BMW divulgou o projeto de uma bicicleta, aBMW i Pedelec, que funciona com energia elétrica e também com a tração gerada pelo condutor ao pedalar. Com auxílio do pequeno motor, ela pode alcançar a velocidade de 25 km/h, e seria vendida em conjunto com o BMW i3, carro elétrico tido como revolucionário e com lançamento previsto para 2013. Globo.com de 27.06.12.


O ideal em uma cidade. Aqui na Finlândia não são comuns. O que também não é comum é usarem a "buzina" de bicicleta, aquela que com seu clique avisa "sai da frente que quero passar" (idem buzina de carro, para evitar a poluição sonora, que finlandês detesta... é a terra do silencio). O que acontece é que precisa-se caminhar em linha retíssima, pois uma bicicleta pode atropelá-lo se andar em zig-zag (ufff...). Vá entender as culturas diferentes!

Também do inesgotável Facebook.

The last but not the least
1.
 Quem se esqueceu da primeira vez que conseguiu equilibrar-se em uma bicicleta, a sensação de liberdade e de grande feito?
2.
Sempre é uma alegria para avós verem os presentes que filhos dão aos seus filhinhos... principalmente quando chega a vez da bicicleta, como aconteceu neste Natal com um dos nossos 7 netinhos!
3.
Alguém sabiamente escreveu: "A fé é como o farol de uma bicicleta. Se você avança, ele clareia e serve para alguma coisa. Se você para, ele se apaga. A fé é semelhante: ela exige que você seja seu aliado."
 __
 -O/o-O-
(pelo menos tentei...)

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home