Paulo Franke

09 junho, 2020

2a parte - CARROS... lembranças e mais lembranças


Tendo publicado a primeira parte há alguns anos, volto a postar sobre CARROS... ou "auto" como dizíamos no passado gaúcho e também "auto" como falam os finlandeses. "Carros" eram de bois...


Gosto muito desta antiga foto de meus pais - ele de botas e minha mãe sentada ao lado da sogra, nos anos trinta. Parentes se reuniam para fazer piquenique nos finais de semana, em tempos quando eu nem era nascido. E me pergunto... como cabiam todos os da foto em dois Fords-de-bigode?



Meu avô não ficou só no Ford-de-bigode, evoluiu para este da foto!


Mas eu me lembro de ficar na casa de meus padrinhos quando meus pais viajavam.  Íamos no Ford-de-bigode dele e ao atravessar qualquer riozinho, parávamos para colocar água no radiador, isto sem falar nas manivelas que ele precisava dar depois de qualquer parada. Numa dessas idas ao sítio, brincando no meio dos eucalíptos, não percebi uma cerca de arame farpado e rasguei meu rosto, cicatriz bem nítida quando era jovem e agora que outros mal percebem, eu sim.



Sou "tão antigo", que me lembro de quando Fuscas tinham este tipo de vidro traseiro e de uma família judia vizinha que possuia um igual.



Difícil, mas encontrei um Fusca conversível em Viena.


Dando um pulo no tempo - sim e não - quando fui a Hollywood em anos recentes, admirava museus de estúdios... este no da Warner Bros.,  um carro de filme antigo que também rodava no Brasil.


O chamávamos de "rabo de peixe"... Lembro-me de que o bispo católico de nossa cidade possuia um na cor preta. E nas passeatas do meu colégio, que era "adversário" do colégio católico, alguém empunhava uma faixa com o desenho do carro do bispo e a inscrição "Largo demais para entrar na estrada do céu!"


Sem cintos de segurança, claro! Gosto quando comentam no Facebook... "e sobrevivíamos!!"


Kombi foi o carro que mais dirigi na vida, tanto no Exército de Salvação no Brasil quanto em Portugal, que chamam de "carrinha".



Muito usada no ES, aqui indo nela para a primeira campanha dos cadetes (seminaristas), no Rio de Janeiro, em 1964.


Mas quando dirigi o Corpo salvacionista do Bosque, em São Paulo, na década de 70, comprei o primeiro carro que a igreja tivera, um Fusquinha amarelo. E nele levava os "aspirantes" Torben e Vilma para venderem o jornal - Brado de Guerra - nos restaurantes, do que ele não esquece até hoje.


E nossa família lembra com saudade do Fusquinha verde do meu sogro e do quanto dele gostava! Quando ele faleceu e nós viemos para a Finlândia, meu filho o dirigia para minha sogra.


O Fusca do "Picnic" na inauguração do Shopping Center de Hämeenlinna, onde vivemos.



E falar no atípico shopping de nossa cidade, ele foi construído sobre uma rodovia, não atravessado mas ao longo - 220m - da mesma.


Atípico também é este restaurante em um shopping de São Paulo!


Gostei desta caminhonete quando visitei Heidelberg, minha cidade preferida da Alemanha.


Admirei-me de ver Citroens antigos ainda rodando em Paris!


Em Varsóvia, Polônia, chamou-me a atencão este carro.


Este Citroen dirigi mesmo...


Sentado no banco dianteiro do carrinho na visita ao estúdio da Paramount Pictures, em Hollywood.


Achei interessante isto e trouxe para cá... "Famosos que dirigem carros de pobre"...


No museu do Iate Britânia, em Edimburgo, vi o Rolls-Royce que a rainha usava em suas visitas a países; mais tarde, ela o "aposentou" e usava carros providenciados pelos próprios países que visitava. Hoje ele é acervo do museu do Iate.


Acho que foi no estúdio da MGM que deparei com carros do Batman.


Idem


O ator que todo o jovem queria imitar nos anos 50, amava seu Porsche... mas foi em um acidente com ele que perdeu a vida tão jovem. Em Hollywood existe uma tour que leva ao exato local onde ocorreu o acidente.


Em Santa Monica-CA chamou-me a atenção este carro moderníssimo. 
Os manobristas brasileiros de um restaurante estavam com dificuldade de alguma coisa, pois nem me deram importância quando me disse brasileiro também.



Nunca fui "vidrado" em carro, mas por que não uma pose no carro de um parente do Brasil?


O último carro que dirigi. Quando chegou pelos correios um formulário para renovar minha carta de motorista, rasguei-o em muitos pedaços... dirigir em país onde cai neve em profusão não faz o meu gênero.

________________________________________

Lembro-me do que li há muitos anos, no tempo em que acidentes nem pareciam tão naturais ou frequentes em comparacão com o que ocorre atualmente. Um ser maligno quis descobrir um meio de matar o maior número possível de pessoas. A doenca provou ser uma meio eficaz, mas não tanto... A guerra pareceu um meio infalível, mas não tanto... Tentou outros métodos que não se mostraram producentes. Então inventou o automóvel.
------

"Seja paciente na estrada para não ser paciente no hospital."

-------



Encruzilhada e ... cruz... aprecio este desenho que expressa calma, o contrário de engarrafamentos!

____________________

The last but not the least
____

Minha filha dirige uma hora até chegar ao seu trabalho como professora de inglês e sueco em uma escola em outra cidade. Gosto quando ela manda videos ouvindo músicas enquanto dirige... escute:

https://www.facebook.com/martta.franke/videos/10210778876013557

_________________________________

L I N K S

História do carro marca Citroen

http://paulofranke.blogspot.com/2012/06/citroen-que-significa-limao-meu-carro.html

Como Hitler roubou o projeto do Fusca de um judeu

http://paulofranke.blogspot.com/2011/01/como-hitler-roubou-o-projeto-do-fusca.html

______________________________________________

2 Comments:

  • Tiago J.H.Lopes - Lembro bem desse fusquinha ... engraçado como o cheiro traz lembranças! Lembro do cheiro de gasolina que era dirigir um fusca! Ateh gosto! Hahaha... a Kombi tb ficou muito popular hj em dia pq muita gente faz dela um motorhome!

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, junho 10, 2020 6:04:00 PM  

  • Já estou esperando a parte 3 heim... rsrs Muito bom este seu histórico sobre carros e estou me lembrando da Chevrolet Marajó vermelha ano 1987 acho, da Divisão do Rio de Janeiro que meu pai pegou em 1989 depois que os queridos Jones saíram e que devem se lembrar. Foi muito utilizada nas frequentes viagens divisionais e no Projeto Integração quando começou e em que participei dirigindo muita Kombi também, e com uma saudosa equipe, Projeto que graças a Deus continua até hoje e que ajuda muitas pessoas!!! https://www.exercitodesalvacao.org.br/projeto-nova-divineia

    By Blogger Cláudio Humberto, at quinta-feira, junho 11, 2020 5:46:00 AM  

Postar um comentário

<< Home