Paulo Franke

25 maio, 2021

48 VIP VERA MARIA BRAUNER MENEZES, que conheci



 

Natural de Pelotas, foi Miss Rio Grande do Sul, classificou-se em segundo lugar no Miss Brasil 1961, realizado no Rio de Janeiro, então capital do estado da Guanabara, tornando-se Miss Brasil Internacional. No entanto, pela primeira vez na história do concurso, a mineira Staël Rocha Abelha renunciou ao título de miss devido aos ciúmes do namorado, e Vera, então, foi coroada Miss Brasil 1961.

No concurso Miss Beleza Internacional, realizado em Long Beach, Califórnia, entre 52 candidatas, Vera foi a segunda colocada, perdendo apenas para a holandesa Stam Van Baer. Ganhou também o prêmio de MELHOR TRAJE TÍPICO.

Terminado seu ano como Miss Brasil, retornou a Pelotas, casou e dedicou-se a família.

Vera Maria Brauner Menezes faleceu em Pelotas, em 20 de outubro de 2012, em decorrência de parada cardíaca, e seu corpo foi cremado na cidade de São Leopoldo.




Como a conheci?

Estudávamos no mesmo colégio em Pelotas, portanto a via diariamente sem maquiage, de uniforme, uma jovem bonita, mas não de chamar tanta atencão.
Então, foi surpresa sua eleicão como Miss Pelotas, representando o Laranjal Praia Clube. Corria o ano de 1961, e logo Vera ganhou o Miss Rio Grande do Sul e, enfim, pela explicacäo introdutória, chegou a Miss Brasil e ganhou o segundo lugar em Long Beach-CA onde eram realizados os concursos.
Lembrando-me da "nossa miss", defino-a como uma mulher simples, de uma beleza serena. Vagamente, recordo-me de que foi convidada por Hollywood para ser atriz, mas recusou, preferindo voltar para Pelotas, casar e cuidar da família, como já lemos.
A família Brauner é grande em Pelotas e até um deles, que casou com uma prima, leva este nome alemão. Não pertence, porém, aos imigrantes da segunda leva que chegou ao Brasil, como os Frankes. Também me lembro da casa de Vera, quando solteira, na rua Marechal Deodoro, em Pelotas, denominada Princesa do Sul.

______________

A continuar...

______________