Paulo Franke

11 maio, 2022

Coincidências: tapetes de couro - Estudio de Charlie Chaplin - Museu do Catetinho - Brasília DF

Surpreendi-me quando, em Hollywood, fui informado de que o estúdio de Charlie Chaplin ficava bem perto da Calçada da Fama, e que eu poderia ir a pé, o que fiz imediatamente. 


Para provar que lá estive, a foto acima.


Outra surpresa me aguardava... a meia quadra do estúdio vi à venda tapetes de couro estendidos.


Este em especial me lembrou o que ficava na nossa sala em Pelotas.




A associacão foi feita de imediato, pois meu saudoso pai, que tanto admirava Carlitos, era um cinegrafista amador que tinha como passatempo filmar e colecionar filmes do cinema mudo, mas que na vida secular era vice-diretor de um curtume que vendia couro para calçados para todo o país, e também couros exatos como os que vi, que, transformados em tapetes, cobriam salas de muitas famílias, inclusive de artistas, como eu mesmo, lá trabalhando no escritório, conheci a atriz gaúcha Maria Della Costa, entre outros fregueses VIP.  Meu pai, por outra coincidência, faleceu no ano de 1977, ano em que Chaplin também faleceu.
 
_________________________

The last but not the least

1



E falando em coincidências ou surpresas, quando morei em Brasília visitei o Museu do Catetinho, assim chamado pois era onde se hospedava o presidente Juscelino Kubitscheck quando vinha inspecionar a construcão de Brasilia. E no chão do seu quarto eis que vejo um tapete de couro fabricado pelo Curtume Julio Hadler, a firma onde meu pai havia sido vice-diretor.

2


Em Amsterdam, comi em uma churrascaria argentina que tinha como decoracão um tapete de couro... no teto!

3


E certo dia, no ano de 1958, meu pai recebeu, no Curtume Julio Hadler onde trabalhava, um livro de presente por ser um colaborador do Lar de Meninos de Pelotas. E quem o assinou? Aquele que 15 anos mais tarde se tornaria o meu sogro,  David Hämäläinen.

_____________________________________________________

Links

Uma firma que orgulhou Pelotas-RS
(inserida na postagem abaixo)

http://paulofranke.blogspot.com/2014/07/

"Curtindo" lembrancas do Curtume Julio Hadler...

http://paulofranke.blogspot.com/2014/07/2-curtindo-lembrancas-do-curtume-julio.html

*********************************************

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home