Paulo Franke

13 setembro, 2022

Cinema...- Teatro ... Televisão... Rádio... Nacionais


C I N E M A

Ainda que filmes americanos fossem os meus preferidos nos anos 50, os filmes da Atlântida Cinematográfica eram também assistidos com grande alegria. Era a hora de descontrair e rir pra valer...


Atlântida Cinematográfica foi uma companhia cinematográfica brasileira fundada em 18 de setembro de 1941 no Rio de Janeiro por Moacir Fenelon






Eliana e Adelaide Chiozzo cantam o sucesso da época "Beijinho Doce":



Através de um amigo do Facebook, que conheceu Adelaide Chiozzo e sua irmã, mandei um recado para ela, dizendo lembrar-me com saudade de seus filmes e cancões... Não deu outra: mandou um beijo pra este amigo de longe, da Finlândia! Faleceu aos 88 anos.


****************************

Os filmes da Companhia Cinematográfica Vera Cruz eram mais sérios; enfocando alguns abaixo...
A foto eu tirei do estúdio, já desativado, na cidade de São Bernardo do Campo-SP.

 

**********


Filme "Tico-tico no fubá" (a vida de Zequinha de Abreu),

com Anselmo Duarte, Tonia Carrero e Marisa Prado, completo:


*************



Filmado em Campos do Jordão, em 1954.




"Floradas na Serra" - 1954 - Cacilda Becker - filme completo

Sinopse

Uma moça vai para Campos do Jordão em busca de paz. Em uma consulta de rotina, descobre que está com tuberculose e decide voltar para sua cidade. Mas, na estação de trem, conhece um homem que lhe dará motivos para ficar.



Teatro Cacilda Becker, em São Paulo.

Inaugurado em 25 de janeiro de 1988, o Teatro Cacilda Becker foi projetado para suprir uma demanda de teatros na zona oeste da cidade, sendo o único teatro da Prefeitura naquela região. Após reforma, o Cacilda Becker foi reinaugurado em 2009.

***************************


Filmado em Pelotas-RS
Inezita Barroso faz o seu début no cinema.


Eliane Lage está com 91 anos.
Mais sobre ela em Wikipedia.

O dinheiro da produção acabou ainda durante as filmagens, em Pelotas. O cenógrafo Pierino Massenzi foi então enviado a São Paulo, para pedir mais dinheiro ao produtor Franco Zampari.[3]


A casa em Pelotas, à entrada do Museu da Baronesa.



Sinopse

"Gervásio, jogador inveterado e de pouca sorte, perde sua última propriedade, a mansão onde vive com a mãe, a enteada e a filha doente. O vencedor do jogo, Dinarte, um homem de decisões súbitas e de grande sorte no jogo, insiste em ver a propriedade naquela mesma noite. Durante a visita, Ângela, a enteada, comunica o falecimento da esposa. Dinarte acaba se envolvendo com Ângela, com quem se casa, depois de deixar sua amante Vanju, uma cantora popular. Ângela pensa poder regenerá-lo. Os dois vivem momentos de felicidade numa viagem pitoresca às missões e ao Rio de Janeiro. Com o nascimento da filha, Dinarte promete não jogar mais, contudo, entre bilhares, cavalos e brigas de galos termina perdendo tudo, assim como Gervásio, que continua decaindo cada vez mais. Enquanto isso a família se dissolve, Dinarte tenta o suicídio, restando a Ângela somente o seu bebê e algumas recordações" (ALSN/DFB-LM)


Pelotas, Capital Cultural: Angela (1951), longa-metragem rodado em Pelotas (pelotascultural.blogspot.com)


“Ângela” , 1951. Direção Tom Payne e Abilio Pereira de Almeida. - YouTube


Eugenio em Filmes: "ÂNGELA" E A VERA CRUZ ENTRAM SEM SORTE NO JOGO (cineugenio.blogspot.com)


***************************



Minha saudosa irmã Norma, fã de Anselmo Duarte, recebeu esta foto autografada por ele. Na décade de 70, vendendo nosso jornal em restaurantes de São Paulo, encontrei Anselmo, que contribuiu com nossa obra de uma forma muito educada.


******************


T E A T R O


Ainda que na minha cidade houvesse dois teatros, os frequentei como cine-teatros, isto é, somente para assistir a filmes e não a peças teatrais.



A gaúcha Maria Della Costa em 4 atos:





Teatro Maria Della Costa é um teatro de São Paulo, fundado em outubro de 1954 pela atriz Maria Della Costa e pelo empresário Sandro Polônio, com a participação da atriz Itália Fausta. Tem capacidade para 370 pessoas


********************


T E L E V I S Ã O


Dentre tantas novelas, destaco

 "A Idade do Lobo", 1972, pela TV Tupi.



Toni Ramos e Bete Farias, os jovens "salvacionistas".

Um chapéu certo foi emprestado para ela.



O "Sargento Tainha" (Marcos Plonka) visita o Exército de Salvacão em SPaulo, participando de uma gincana da juventude, alegre encontro no qual também estive presente.




Sergio Jockyman, o diretor, na época eu soube, era admirador da obra salvacionista; certamente quis imitar o filme "Eles e Elas" (Guys and Dolls), com Marlon Brando e Jean Simmons nos papéis principais, ela interpretando uma salvacionista, porém sua novela foi cheia de respeito para com a nossa obra, ao contrário do filme americano.

Escolheu Bete Mendes e Tony Ramos para os papéis dos jovens salvacionistas. Carlos Alberto, o ator gaúcho  teve um papel destacado, mas também o ator judeu Marcos Plonka e as atrizes Irene Ravache, que conheci e com quem conversei,  Pepita Rodrigues, Márcia de Windsor e outros.

*****************************


R Á D I O



Nosso radinho Philco era semelhante a este e ficava no canto da segunda sala de nossa casa. Enquanto minhas irmãs assistiam "O direito de nascer", coladas ao rádio, eu me lembro de programas de auditório da Rádio Nacional como os de Cesar de Alencar e Miguel Barcellos.


E ouvíamos falar de artistas do rádio, dentre os quais Angela Maria, a preferida do presidente Getúlio Vargas e elogiada por Louis Armstrong e Edith Piaf.

Esses artistas faziam shows no cinema de nosso bairro e lembro-me de ter assistido a alguns, como o de Nora Ney, Marlene, Angela Maria, mesmo Eliana e Adelaide Chiozzo.

Mas na década de 70, tive o encontro com Ângela Maria, que chamo de "o dia quando Ângela se lembrou de suas raízes evangélicas" (foi filha de pastor batista e cantava no coral da igreja)...:


Em 1970 eu fazia o trabalho de evangelizacão, que consistia em distribuir nosso jornal "Brado de Guerra-contra todo o mal" em bares e restaurantes, a troco de uma colaboracão espontänea. 

Meu setor era o bairro do Bixiga, em S.Paulo, e entrando em uma fina churrascaria percebi uma grande mesa com muitos convidados da aniversariante, que reconheci ser Ângela Maria... Imediatamente, dois homens vieram barrar minha entrada ao local, quando a cantora chamou-me "Moço, eu quero o seu jornal!" E abriu sua bolsa e fez a sua oferta para a obra do Exército de Salvação, deixando seus convidados boquiabertos... e eu vitorioso! Nunca me esqueci do que relato aqui.


********************************* 

E mais...



"O pagador de promessa" (1962), o único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Dirigido por Anselmo Duarte e estrelado por Leonardo Villar e a conterrânea minha, Glória Menezes.


Trailer

O Pagador de Promessas - Trailer - YouTube


************


Postagem do meu blog sobre

Cannes, a amiga Denise Milfont, remake de "O pagador de Promessa"



Neste post de meu blog, fotos com Denise Milfont em Brasília:


Paulo Franke: Cannes e o "Pagador" ... MILFONT...e o Face resgatando amizades preciosas.


***************

Também tenho duas atrizes na família, se bem que somente as conheci pequenas... Foto (de 1971) diante da padaria Ritz, de seu avô Alfredo, primo-irmão de meu pai.





Vanessa Barum – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)



Karina Barum – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)


Intérprete da ‘manca’ Shirley, de ‘Torre de babel’, Karina Barum estreia como diretora de teatro: ‘É difícil se manter como atriz na TV’ (globo.com)_



Tia-avó Olga Franke Barum, irmã de meu avô...

bisavó de Vanessa e Karina.



A bela Leone, amiga e minha prima-terceira,

 mãe de Vanessa e Karina.



Saudoso primo  e amigo Gerson Barum, tio das atrizes, 
que hospedamos na Finlândia 
e depois seguiu viagem para a Polônia, 
terra de seus ancestrais por parte de mãe. 


**************************

Se você gostou desta postagem, recomende-a a algum amigo interessado em cinema nacional.

**************************