Introdução
Esta postagem, previamente anunciada, ficou em suspense por algumas semanas e conto por quê:
Quando minha filha me enviou a revista onde havia uma reportagem - sobre "uma artista de Hollywood dos anos 50 de quem certamente meu pai vai se lembrar" - ao ler as interessantes declarações da atriz finlandesa TAINA ELG e suas menções ao Teatro da Ópera da rua Bulevardi, em Helsinki, lembrei-me de que o congresso anual do Exército de Salvação seria em parte realizado naquele teatro que eu nunca visitara. O congresso aconteceu no último final de semana, assim tirei minhas fotos para ilustrar esta postagem que será de interesse principalmente para meus tantos leitores cinéfilos, que certamente se lembrarão de Taina Elg.
Antes, uma mini-biografia da atriz (Google), acrescida de alguns comentários meus:
Taina Elg nasceu em 30 de março de 1930, em Impilahti, sudoeste da Finlândia - exatamente nas imediações de onde meu sogro David Hämäläinen também nasceu! - na Carélia, região que, depois da Segunda Guerra, passou a pertencer à Rússia. Assim como as famílias de ambos, do meu sogro e de minha sogra, a família de Taina Elg foi forçada a abandonar a sua terra tendo apenas 24 horas para deixar tudo, história que meu saudoso sogro contava com muitos detalhes.
Mudando-se para a capital Helsinki, com sua mãe russa e seu pai finlandês, continuou seus estudos de dança e arte dramática. Talentosa, eventualmente foi convidada para unir-se ao Ballet Nacional da Finlândia, além de participar em alguns filmes em sua terra quando tinha apenas 10 anos. Sua reputação internacional cresceu, no entanto, quando se uniu ao Royal Ballet de Londres e de Paris. Um acidente quase colocou fim à sua carreira de dançarina, mas felizmente nessa época foi descoberta por um produtor americano e obteve um contrato com a MGM. Trabalhou com LANA TURNER em "O Filho Pródigo" e com LESLIE CARON em "Gaby". Ganhou o troféu Golden Globe com destaque por ser uma nova estrela do exterior que chegava ao cenário de Hollywood. Contracenou com GENE KELLY, KAY KENDALL e MITZI GAYNOR em "Les Girls" (1957), foto acima.
Quando a TV começou a ganhar terreno, eclipsando em parte o cinema, Taina Elg participou de filmes para a "telinha", filmes estrangeiros e papéis no teatro. Em 1970, fez o seu debut na Broadway em um musical. Em 2004, recebeu a Ordem do Leão da Finlândia, onde permaneceu cidadã duplamente com a cidadania americana que adquiriu. O guitarrista de jazz RAOUL BJÖRKENHEIM é seu filho do primeiro casamento (1953-1958) com CARL "POKU" BJÖRKENHEIM, de quem ficou viúva. Em 1985 casou-se com ROCCO CAPORALE, um educador italiano e professor de sociologia, que a deixou viúva novamente, em 2008. O filho Raoul é compositor e violonista na famosa Academia Sibelius na capital Helsinki.
***************
Passemos, então à revista finlandesa que enfoca Taina Elg em fotos de Anna Huovinen e A-Lehtien Kuvatoimitus e texto de Mikki Moisio. O texto que transcrevo é bem simplificado uma vez que a mini-biografia abrange muito do que foi escrito a seu respeito.
"Só tenho boas lembranças de Hollywood!"
Positiva e atraente aos 81 anos, Taina Elg lembra-se com saudade de Hollywood e cita muitas coisas boas de seus colegas do cinema. Não conta suas preocupações, mas gosta de ouvir as pessoas falarem. Uma das pessoas mais charmosas que já encontrei, diz ser feliz por poder andar e trabalhar. Quer continuar no meio artístico até os 90 anos.
Além do idioma finlandês, fala também o sueco, o inglês, o italiano e o francês, com quem fala com o seu neto.
* * * * * * * * * * * * *
Se você gostou desta postagem, recomende-a a alguém que você pensa que também gostaria de vê-la!
************************************
1 Comments:
Obrigada por tudo e por tanto, especialmente pelo filme do Jeff Chandler. Seu blog é verdadeiramente uma delícia! Nele,recarrego minhas baterias! Gratidão! A🇧🇷aços
!
By Gloria Policano, at quinta-feira, setembro 08, 2022 6:03:00 PM
Postar um comentário
<< Home