Paulo Franke

08 setembro, 2022

(4) Para cinéfilos - Filmes moVIes filmes moVIes

O Manto Sagrado (The Robe)


 Meu DVD





Sinopse

Neste épico bíblico, Marcellus Gallio é um bêbado e desiludido romano que ganha o manto de Jesus em um jogo de sorte depois da crucificação. Ele nunca foi um homem de fé como seu escravo Demetrius. Porém, quando Demetrius foge com o manto, Marcellus começa a ter visões perturbadoras, sentindo-se culpado por suas ações. Certo de que se destruir o manto ele será curado, Marcellus sai à procura de Demetrius.

Trailer

The Robe Trailer - YouTube





Suas marcas no Chinese Theater, Hollywood.

***********************************

Maria Antonieta (Maria Antoniette)



Sinopse

Uma adolescente austríaca se casa com Dauphin da França e se torna a rainha do país depois da morte do Rei Louis XV em 1774. Anos mais tarde, após uma vida de luxo e privilégio, Maria Antonieta perde sua cabeça na guilhotina durante a Revolução Francesa.

Trailers

Maria Antonieta 1938 Norma Shearer Revolucion Francesa - YouTube

Marie Antoinette - 1938 - Trailler, com Norma Shearer, John Barrymore, Tyrone Power e Robert Morley - YouTube



*************************

Notas pessoais

1

O filme "Maria Antonieta" estava em cartaz no dia em que eu nasci, veja no canto inferior direito.

2

Tão famosa era a atriz Norma Shearer, que meus pais deram o nome de Norma à minha irmã mais velha. Ela me deu de presente sua colecão da revista Cinemin, e certamente me passou o amor por cinema, hoje antigos filmes. 

3

 Quando fui a Hollywood pela primeira vez, em 1986, tirei esta foto no Chinese Theater para mostrar a ela as pegadas da sua xará famosa...

4


Fotografando pela segunda vez, em 2016.



********************************

Epílogo de uma sentenca (The Tattered Dress)







Não assisti a este filme, mas tenho fotos destes seus artistas.


Jeff Chandler era judeu e a foto mostra quando o ator visitou Cafarnaum, Israel.


******************************

Tennesse's Partner


Também não assisti a este filme, mas tenho as fotos de dois de seus artistas ...





Quando o ex-ator, então Presidente Ronald Reagan, proferiu as célebres 
palavras em Berlim: "Mr Gorbachev, derrube este muro!"

******************************

Os deuses vencidos (Young lions)


Sinopse

Marlon Brando, vencedor do Oscar, vive as profundas contradições e a complexidade de um homem decente que acaba se tornando um oficial nazista. Os Deuses Vencidos conta a história da 2 Guerra Mundial do ponto de vista de ambos os lados. O americano, representado por Montgomery Clift e Dean Martin. E o alemão, tragimente intenso, apresentado por Brando. Baseado na obra de Irwin Shaw. Os Deuses Vencidos é um filme provocativo, que convida à reflexão. É também um dos melhores trabalhos de Marlon Brando.

Trailer


Com grande elenco:
Montgomery Clift, Maxmillian Schell, Barbara Rush, Hope Lange, Dean Martin...


Foto que me enviou, sem autógrafo.

********************
Les Girls

~e
Sinopse
Depois de escrever um livro escancarando seus dias de dançarina na trupe ''Barry Nichols and Les Girls'', Sybil Wren (Kay Kendall) é processada por difamar sua antiga companheira de palco Angele (Taina Elg). A narrativa se desdobra em três episódios para contar três pontos de vista. Sybil acusa Angele de ter tido um caso com Barry (Gene Kelly); Angele, em seguida, diz que foi a amiga quem se enroscou com o sedutor dançarino; mas Barry entra na história para dar a sua versão dos fatos.

Trailer
__________________

Abaixo, uma postagem do meu blog:

 Hollywood Star TAINA ELG e a velha OPERA em Helsinki





Introdução


Esta postagem, previamente anunciada, ficou em suspense por algumas semanas e conto por quê:


Quando minha filha me enviou a revista onde havia uma reportagem - sobre "uma artista de Hollywood dos anos 50 de quem certamente meu pai vai se lembrar" - ao ler as interessantes declarações da atriz finlandesa TAINA ELG e suas menções ao Teatro da Ópera da rua Bulevardi, em Helsinki, lembrei-me de que o congresso anual do Exército de Salvação seria em parte realizado naquele teatro que eu nunca visitara. O congresso aconteceu no último final de semana, assim tirei minhas fotos para ilustrar esta postagem que será de interesse principalmente para meus tantos leitores cinéfilos, que certamente se lembrarão de Taina Elg.



Antes, uma mini-biografia da atriz (Google), acrescida de alguns comentários meus:


Taina Elg nasceu em 30 de março de 1930, em Impilahti, sudoeste da Finlândia - exatamente nas imediações de onde meu sogro David Hämäläinen também nasceu! - na Carélia, região que, depois da Segunda Guerra, passou a pertencer à Rússia. Assim como as famílias de ambos, do meu sogro e de minha sogra, a família de Taina Elg foi forçada a abandonar a sua terra tendo apenas 24 horas para deixar tudo, história que meu saudoso sogro contava com muitos detalhes.


Mudando-se para a capital Helsinki, com sua mãe russa e seu pai finlandês, continuou seus estudos de dança e arte dramática. Talentosa, eventualmente foi convidada para unir-se ao Ballet Nacional da Finlândia, além de participar em alguns filmes em sua terra quando tinha apenas 10 anos. Sua reputação internacional cresceu, no entanto, quando se uniu ao Royal Ballet de Londres e de Paris. Um acidente quase colocou fim à sua carreira de dançarina, mas felizmente nessa época foi descoberta por um produtor americano e obteve um contrato com a MGM. Trabalhou com LANA TURNER em "O Filho Pródigo" e com LESLIE CARON em "Gaby". Ganhou o troféu Golden Globe com destaque por ser uma nova estrela do exterior que chegava ao cenário de Hollywood. Contracenou com GENE KELLY, KAY KENDALL e MITZI GAYNOR em "Les Girls" (1957), foto acima.





Quando a TV começou a ganhar terreno, eclipsando em parte o cinema, Taina Elg participou de filmes para a "telinha", filmes estrangeiros e papéis no teatro. Em 1970, fez o seu debut na Broadway em um musical. Em 2004, recebeu a Ordem do Leão da Finlândia, onde permaneceu cidadã duplamente com a cidadania americana que adquiriu. O guitarrista de jazz RAOUL BJÖRKENHEIM é seu filho do primeiro casamento (1953-1958) com CARL "POKU" BJÖRKENHEIM, de quem ficou viúva. Em 1985 casou-se com ROCCO CAPORALE, um educador italiano e professor de sociologia, que a deixou viúva novamente, em 2008. O filho Raoul é compositor e violonista na famosa Academia Sibelius na capital Helsinki.



***************


Passemos, então à revista finlandesa que enfoca Taina Elg em fotos de Anna Huovinen e A-Lehtien Kuvatoimitus e texto de Mikki Moisio. O texto que transcrevo é bem simplificado uma vez que a mini-biografia abrange muito do que foi escrito a seu respeito.






"Só tenho boas lembranças de Hollywood!"


Positiva e atraente aos 81 anos, Taina Elg lembra-se com saudade de Hollywood e cita muitas coisas boas de seus colegas do cinema. Não conta suas preocupações, mas gosta de ouvir as pessoas falarem. Uma das pessoas mais charmosas que já encontrei, diz ser feliz por poder andar e trabalhar. Quer continuar no meio artístico até os 90 anos.





Além do idioma finlandês, fala também o sueco, o inglês, o italiano e o francês, com quem fala com o seu neto.

* * * * * *  * * * * * * * 
Se você gostou desta postagem, recomende-a a alguém que você pensa que também gostaria de vê-la!

************************************

1 Comments:

  • Obrigada por tudo e por tanto, especialmente pelo filme do Jeff Chandler. Seu blog é verdadeiramente uma delícia! Nele,recarrego minhas baterias! Gratidão! A🇧🇷aços


    !


    By Anonymous Gloria Policano, at quinta-feira, setembro 08, 2022 6:03:00 PM  

Postar um comentário

<< Home