Paulo Franke

19 julho, 2023

19/20.07.23 - O gesto de bondade de um homem da Argélia,

A FOTOGRAFIA DO DIA 

Esta "fotografia do dia" permanecerá até
sábado para fixar bem a nova ideia.


No dia em que cheguei da Finlândia, há 16 anos, 
caiu o avião da TAM
 e me ofereci como voluntário para ajudar na barraca 
do Exército de Salvação.

http://paulofranke.blogspot.com/2007/07/
equipe-de-socorro-acidente-com-avio-da.html

________________________________________________________

A ARGÉLIA é um país da África do Norte com uma linha costeira mediterrânica, cujo interior se encontra no deserto do Saara. Muitos impérios deixaram legados neste local, por exemplo, as antigas ruínas romanas em Tipasa, à beira-mar. Na capital, Argel, os pontos de referência otomanos, como a mesquita Ketchaoua de aproximadamente 1612, preenchem o bairro Casbah com as vielas e escadarias estreitas na encosta. A basílica neobizantina da cidade, Notre Dame d’Afrique, data do domínio colonial francês. ― Google



Por que estou publicando algo sobre a Algéria, um país onde nunca estive e que tem como religião a seguinte estatística:

Religiões:
- 96,7% (islamismo)
- 0,3% (cristianismo)

A resposta é...

Por um ato de bondade de um argelino para comigo, o que relato a seguir:

Dia cheio, visitando a casa na floresta sendo construída por minha filha e seu noivo (foto). Horas ao ar livre diante da casa, com parentes brasileiros que vieram para os 100 anos da - mãe, sogra, avó e bisavó - Martta Hämäläinen e, claro, alguns de nós que vivemos na Finlândia. Muita conversa, alegria, risos, makkara grilli, vôlei para os mais jovens... além de uma turnê pela bela casa ainda em contrucão  Uum dia perfeito que no fim, pelo menos para mim que fui e voltei no mesmo dia para a cidade onde moro, um tanto cansativo.

---------------------

Antes de embarcar no Kamppi, shopping center/rodoviária, em Helsinki, decidi ir ao supermercado, pois em casa a geladeira estava quase vazia, pois minha esposa tem passado muitos dias com sua mãe...



Ao contrário desta foto, o supermercado estava lotado, e decidi comprar não só pão, margarina e leite, mas porque eu tinha mais de 50 euros na carteira, pensei, vou comprar bem mais produtos para não precisar ir logo ao supermercado em minha cidade.

Foi então que, ao passar todos os produtos pelo caixa, abri a carteira e constatei que, pelo cansaco talvez, eu confundira 10 euros com 50 euros, cédulas um tanto parecidas. Tudo bem, pensei ao devolver muitos produtos para o caixa com "cara de poucos amigos", revelando má-vontade em subtrair cada produto já registrado.

Então, o homem que estava atrás de mim, toca no meu ombro e diz: "passe todos os seus produtos que eu pago!" 
Assim o fiz, altamente surpreso, pois coisa daquele tipo não me lembro ter acontecido anteriormente na minha longa vida.
Olhei para o jovem que me "socorrera" e perguntei de onde ele era: "Sou da Algéria", foi sua resposta.

Agora entendem meus leitores a razão pela qual publiquei no início sobre a Algéria... uma homenagem ao homem que usou de bondade para comigo. Agradeci algumas vezes e disse-lhe por fim 
"God bless you!"

_______________

Getting money is not all a man's business;
to cultivate kindness is a valuable part
of the business of life."

Samuel J. Boswell

----------------------------------------

Ganhar dinheiro não é tudo nos negócios de
uma pessoa; cultivar bondade é uma valiosa parte
do negócio da vida."

Samuel J. Boswell

--------------------------------------

 Fotos do feliz domingo:








The last but not the least

"Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e misericórdia cada um a seu irmão! (Zacarias 7:9)

Se você der um zoom para ver a única camiseta que usei naquele dia ...
OU 
"Para um bom entendedor, uma palavra basta"









--------------------------------------