"Promoção à Glória" - Comissário Carl S. Eliasen
CARL SEVERIN ELIASEN
1932 - 2024
Salvation Army Year Book
Nasceu no Rio de Janeiro. Ingressou no Colégio de Cadetes vindo de Gartnergade, Dinamarca, em 1951. Serviu em Portugal (Oficial de Comando). Brasil (Chefe Nacional). América do Sul Oeste (Chefe Territorial). Quartel Internacional em Londres como Secretário Internacional para as Amérias e Caribe. Casado com Maria (promovida à glória em 2003).
Filho de pais dinamarqueses que foram missionários no Brasil. Oficializou o trabalho salvacionista em Portugal, e foi pioneiro (iniciou) do trabalho salvacionista no Equador e no Nordeste do Brasil.
Capitães Carl e Mary, chegando para a nova nomeacão, em 1961, Colégio de Cadetes (seminário salvacionista)
Mnha primeira foto com ele, falando em nome da sessão
dos "Pregoeiros da Fé", no Corpo Central de S.Paulo, em 1964.
Minha última foto com ele, visitando-o em Atibaia-SP, em 2022.
Foi o diretor do Colégio de Cadetes durante muitos anos. Na foto, de 1964, com os "Pregoeiros e Heróis da Fé" durante a visita de um colega seu, Major Bembhy, da Argentina.
Seus três filhos, Rune, Dennis e Torben, estavam sempre à volta dos cadetes.
Depois de dois anos no Colégio de Cadetes, houve nosso comissionamento e entrega de nomeacões. Fui nomeado para o Corpo de Joinville-SC. Carl Eliasen - na foto com os cadetes "Defensores da Fé" - dirige-nos pela última vez no hino de nossa sessão: "Somos de Deus os Pregoeiros da Fé... nada nos faz arredar o pé!"
Fé e pé, para rimar, mas acima de tudo um grande desafio!
Passam-se muitos anos, até ser nomeado Chefe Nacional no Brasil. Na foto, a dedicacão do novo cancioneiro (hinário). Atuou por duas vezes dirigindo a comissão que selecionava novos hinos ou revisava os já existentes. Tive o privilégio de participar em ambas.
A transferência do casal Eliasen para o Chile foi uma surpresa que a mim abalou, confesso! Poucos anos antes, ele me nomeara Redator do jornal "Brado de Guerra" (The War Cry) e Secretário Nacional de Literatura. Preparando-me para tal, arranjou-me um estágio no território sul da Austrália. Escrevi um acróstico com seus nomes no exemplar de despedida.
Se Carl Eliasen sentiu orgulho pelas três geracões salvacionistas na família, imaginemos então o que sentiu quando seu filho Torben e esposa Deise tornaram-se, como ele, comissários, alto grau salvacionista (foto abaixo)!
O novo líder, "deu-me um pontapé para cima" e nos transferiu para o Território Leste dos Estados Unidos. Na nossa casa em New Jersey, foi um prazer receber a visita do casal tao querido!
Historiador, hinólogo, pregador ungido, escritor, escreveu a história do Exército de Salvacão no Brasil, mais tarde traduzida para o inglês.
Provando que o Brasil não é "um país sem memória", antes de aposentar-se no Brasil, iniciou o "Centro de Heranca Salvacionista" no edifício do Quartel Nacional... lamentavelmente, não continuado (sem comentários...). Link mais adiante.
-----------------------------------------------
Em São Paulo, com oficiais que trabalharam em Portugal.
Em Portugal, realizaram um trabalho quase pioneiro de grande sucesso, como provam mais de um livro publicado a respeito.
No país-irmão, oficiou o casamento de soldados. A noiva, até hoje sente saudade do abencoado tempo em que estiveram em Portugal. Igual a ela, muitos outros com quem mantenho contato pelo Facebook.
Quando, depois de 40 anos, fiz escala em Lisboa, encontrei-me com "alguns jovens do tempo de Carl Eliasen" no aeroporto.
-------------------------------------------------
Em 1997, no Brasil, foi realizada a reunião de aposentadoria do casal Eliasen.
----------------------------------------------------
Dois links imperdíveis, um must, sobre o trabalho de Carl Eliasen:
https://paulofranke.blogspot.com/2021/05/36-desenho-vipgmq-com-carl-s-eliasen.html
https://paulofranke.blogspot.com/2015/06/6-sao-paulo-amigos-centro-de-heranca.html
e, para finalizar,
The last but not the least
1
Reunião ao ar livre - 1935 - no Rio de Janeiro, com os músicos da Banda Territorial à esquerda. Lembro-me de ele mesmo ter- me falado: o menino menor, com as mãos unidas é o Carl. Seu pai tocava na banda, à esquerda, e talvez sua mãe, que faleceu jovem ainda, talvez também esteja na foto histórica.
2
Comissário Hjalmar Eliasen e filhos Carl, Samuel *, Tito e Eric.
* Samuel era meu concunhado
3
O trabalho do casal Eliasen no Corpo Central de S. Paulo foi marcante!
4
Esta foto que tirei agora tem um significado...
Sempre comparei o trabalho de Carl a uma vassoura grande, que atingia todos os cantos, isto é, ao mesmo tempo fazia progresso não só em uma área da obra, mas em diversas. Progresso e bêncãos aconteciam não em dose de colherinha, mas de pá! Muito obrigado, Comissário!
5
Video do International Training College - London
https://www.youtube.com/watch?v=l-cHpjTqlCE&t=6s
Carl Eliasen no minuto 3.50
6
Quando redator do "Brado de Guerra" nos anos 80, publiquei o Adeus de Carl em forma de um artigo...
Esta mesma foto uso para finalizar minha homenagem póstuma ao grande homem de Deus que nos deixou nesta semana.
"Adeus, Carl, até a manhã da ressurreicão!" ...
como os cristãos primitivos despediam-se de seus mortos.
"Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanharão."
Apocalipse 14:13
----------------------------------------------------
Atencão
Repasse esta postagem a pessoas que o conheceram e que talvez não saibam que foi "promovido à glória".
paulofranke.blogspot.com
-------------------------------------------------------
Você é bem-vindo a escrever um comentário ao final desta postagem; no entanto, após fazê-lo escreva o seu nome, do contrário passará por "anônimo".
---------------------------------------------------------
Atualizando as visualizacões de meu blog:
1.535.234 = 20.08.2024
----------------------------------------------------------
17 Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
By paulofranke, at quinta-feira, agosto 15, 2024 5:54:00 PM
Este comentário foi removido pelo autor.
By paulofranke, at quinta-feira, agosto 15, 2024 5:56:00 PM
Anita Inabnit (Gersonita), da Suíca.
Louvo a Deus pelo vida desse soldado,fiel soldadoque abençoou tantas vidas
com seú bom exemplo e testemunho. Fui aluna dele em S.Paulo no Colégio de Cadetes de 1965 até 1967.
Aprendi muito, eu e meu esposo. Grande admiração tinha eu por ele!
Louvado seja Deus por sua vida! Descansou.
TROCOU A ESPADA PELA COROA.Aleluia! GLÓRIAS A DEUS!
By paulofranke, at quinta-feira, agosto 15, 2024 5:58:00 PM
Oi Paulo! Esse foi um servo fiel, cumpriu com dignidade a sua missão! Tive o privilégio de cursar o Colégio de Cadetes, quando ele com a sua esposa eram diretores. Que O Espírito Santo conforte os familiares! Elza Guterres (Favila) Belo Horizonte-MG
By paulofranke, at quinta-feira, agosto 15, 2024 6:05:00 PM
Estes dois removidos foi erro meu, comentários meus mesmo.
By paulofranke, at quinta-feira, agosto 15, 2024 7:04:00 PM
Dizer o quê sobre esse casal! Tudo já foi dito. Porém, eu teria muito a testemunhar sobre Maria e Carl. Muita intimidade??? Sim!
Foram amigos queridos e importantes em minha difícil fase de adolescênte! Meu Oficial Dirigente me formou, soldada de Cristo aos 13 anos, foi meu diretor no Colégio de Cadetes, fez meu casamento e apresentou meus filhos ao Senhor quando recém nascidos. Mais importante do que isso, foram os ensinamentos, conselhos e muito mais!
Que Deus me receba para um dia estar novamente com eles! Obrigada, por tudo "Casal Eliasen, enfim juntos"
Yara Mattos
By Anônimo, at quinta-feira, agosto 15, 2024 10:04:00 PM
Foi um bom amigo de meus pais e sempre muito gentil para com toda a nossa família. Deixou um belo legado de servo fiel por todas as nomeações pelas quais passou. Foi ao encontro de tantos outros heróis da fé com os quais trabalhou e conviveu. O céu está em festa!
Obrigado pelo relato, Paulo!
Abraço
Keny Hofer
By Anônimo, at quinta-feira, agosto 15, 2024 10:29:00 PM
Sempre me lembrarei dele como um homem temente ao Senhor de mensagens tocantes como muitas que ouvi, e uma delas o tema foi: Santidade ao Senhor, palavra que me inspirou através de minha vida cristã! Que família linda eles formaram e que legado precioso! Gratidão ao Senhor pela sua vida e ministério junto da🌼sua amada Maria! Arlete Moraes
By Anônimo, at quinta-feira, agosto 15, 2024 11:12:00 PM
Sempre que ia ao Corpo Central ou os encontrava no Corpo do Bosque eu ia cumprimentá-los e ele com aquele semblante austero mas abria um sorriso e pegava minha mão e me olhava nos olhos e dizia: estás feliz com Cristo? Eu dizia que sim… sempre Comissário… ele dizia continue com a boa obra d’Ele pois Ele a tem chamado (isso mto antes da minha aspiração ao Colégio de Cadetes…), “Combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé” recebeu a coroa que lhe estava preparada! Deus é Fiel 🙏🏽🥰
By Ana Amaral, at sexta-feira, agosto 16, 2024 12:21:00 AM
Major Paulo Franke, usando sua habilidade de historiador que é, consegue resumir de forma clara a vida deste grande homem de Deus e grande Oficial do Exercito de Salvação no Brasil e no mundo.
Louvo a Deus pela vida do comissário Eliassen e por sua influência na minha vida. Sempre com palavras de conselho e orientação e, acima de tudo, sempre motivacional. Lembro do Comissário me chamando para me elogiar e motivar quando fui nomeado Chefe Divisional de São Paulo e sua palavra de incentivo a fazer a obra crescer e avançar. Sua marca, para mim, foi de um.homem altamente comprometido com a excelência no que fazia para o Senhor e para o Exército de Salvação. Sim, até quando, pela graça e misericórdia do Senhor, nis encontrarmos na glória. Adão Gonçalves
By Anônimo, at sexta-feira, agosto 16, 2024 2:01:00 PM
Meu querido irmão e amigo Major Paulo Franke:
Muito obrigado pela linda homenagem póstuma à este Guerreiro do Senhor que combateu o bom combate, terminou a corrida e guardou a fé. Conforme a Palavra do Altíssimo ele já recebeu a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, dará naquele dia; e não somente a ele, mas também a todos os que amam a sua vinda.
Uma pergunta: podemos colocar essa homenagem em alguma de nossas publicações oficiais do Território?
Fico no aguardo de seu retorno à este, desejando as ricas bênçãos do Senhor sobre sua vida e Anneli.
Em Cristo,
Coronel Wilson Flavio Strasse
By paulofranke, at sexta-feira, agosto 16, 2024 6:47:00 PM
Quero Agradecer, Franke, pelo Rápido Relato Historico, porém tão Marcante e que nos permite saber um pouco mais desta Triunfante Trajetória do Comissário Carl Eliassen enquanto SERVO do DEUS ALTÍSSIMO e Oficial do Exército de Salvação...
Sementes foram Lançados e Terras Diversas(O Coração ♥ de Tantos em Tantos Lugares) a receberam...muitas destas milhares de Sementes Germinaram e Produziram Frutos e Continuam Produzindo...Produzindo...Produzindo .E assim será até o GRANDE DIA DA VOLTA DE JESUS... A Manhã da Ressurreição...
E Alí se Conhecerá o Valor desta Preciosa Vida, que durante tantos Anos Viveu para SERVIR Ao ETERNO E SOBERANO DEUS...🌷
GRATIDÃO ETERNA, SENHOR, PELO QUE TU FAZES EM VIDAS TÃO PRECIOSAS E ATRAVÉS DESTAS🙏
A TI, SOBERANO SENHOR, SEJA A HONRA E A GLORIA AGORA E POR TODA A ETERNIDADE...
By Anônimo, at sexta-feira, agosto 16, 2024 11:11:00 PM
Elizabeth T.S. Cândido-
By Anônimo, at sexta-feira, agosto 16, 2024 11:12:00 PM
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
By Anônimo, at sábado, agosto 17, 2024 4:02:00 AM
Querido amigo.Paulo Franke gosto de ler teus relatos neste e no Entre altos e baixos vc se superou ,com esta homenagem nos levou numa viagem ao passado .Me lembro quando com 8 anos recebi das mãos do então capitao Eliasen oficial dirigente do Corpo Centrãl.um livro pela assiduidade na reuniao de cia ,mais tarde quando jovem tive o privilégio de ouvir mensagens inspirdoras
me recordo até o titulo de uma q.me impactou:Ossos Secos,descanse em paz querido Comissario. nos braços do nosso grande Pai.
.
By RuthSuely NogueiraSiimizu, at sábado, agosto 17, 2024 4:19:00 AM
Ademir Martins
Como salvacionista que fui por 22 anos, conheci um pouco o comissário e esposa, nosso Corpo era distante do QN, mas ouvia muito de seu ministério e atuação no Exército de Salvação. Foi chefe de minha irmã e cunhado em Portugal . Grandes homens de Deus como ele com certeza se perpetuam pelo legado que deixam! Muito linda homenagem no seu blog Paulo M. Franke.
By paulofranke, at sábado, agosto 17, 2024 5:10:00 AM
Excluído e publicado mais adiante dom o nome do autor.
By paulofranke, at sábado, agosto 17, 2024 5:15:00 AM
Postar um comentário
<< Home