Paulo Franke

05 setembro, 2025

Filmes em que aparece o Exército de Salvação/Salvation Army - Parte 1

Lembro ao caro leitor que um dos passos que me fez ingressar  no Exército de Salvação/ Salvation Army - onde estou desde 1962 - foi através de um filme, portanto coloco o filme "A Hora Final" em primeiro lugar (um trocadilho?) neste início de série do meu blog que cinéfilos apreciarão com certeza - especialmente de filmes antigos - e que leitores que gostam de conhecimentos gerais, idem! A filmografia do ES/SA é vasta, muito longa mesmo, mas vou limitar-me a somente alguns filmes.

Na foto, o ator Brad Pitt com crianças de um orfanato na África do Sul.
Se quiser saber mais sobre o assunto, que faz uma boa introdução à série, acesse este link:


https://paulofranke.blogspot.com/2006/09/o-exrcito-de-salvaco-e-o-cinema.html

************************



Sinopse

Após uma guerra nuclear, apenas os habitantes da Austrália e os homens do submarino americano Sawfish escaparam da destruição e da radiação. O capitão Dwight Towers leva o Sawfish em uma missão para conferir se a nuvem radioativa que se aproxima enfraqueceu, mas ele retorna com a informação de que a nuvem é letal. Agora, cada um deles enfrenta a situação sinistra à sua maneira.

https://paulofranke.blogspot.com/2014/06/a-faixa-que-me-desenfaixou-os-3.html

Trailer (procure assisti-lo completo em DVD ou Netflix)

https://www.youtube.com/watch?v=UAwI5ONywME&list=RDUAwI5ONywME&start_radio=1

O filme em diversas fotos (embora não conste a que para mim foi a mais  impactante):

https://www.imdb.com/pt/title/tt0053137/mediaviewer/rm103038208/


************************

A felicidade bate à sua porta (Good Sam)



Sinopse

Sam Clayton (Sam  Gary Cooper) trabalha como gerente em uma loja e demonstra generosidade acima do comum. Sempre disposto a emprestar dinheiro e ajudar os outros, muitas vezes acaba prejudicando a própria família. Sua esposa, Lu Clayton (Ann Sheridan), precisa de muita paciência para lidar com o otimismo e o espírito benevolente do marido. Mas tudo é posto à prova quando Sam acaba perdendo as economias que vinha fazendo para comprar a casa com que Lu tanto sonhara. Drama suave e com toques de humor, o filme valoriza os ideais de amor, amizade e boa vontade.



O Exército de Salvação no 1:47:11 

Good Sam 1948 Gary Cooper, Ann Sheridan - YouTube


************************

The Call of the Wild (1972)

Sinopse

John Thornton (Charlton Heston), um garimpeiro na corrida do ouro de Klondike em 1897, tenta ganhar a vida nas condições adversas da região gelada de Yukon, no Canadá, com Buck, o cão pastor alemão de quem se torna amigo. Thornton luta contra rivais inescrupulosos e perigos naturais em condições extremas e é muito ajudado por Buck, que tem a sua própria história para contar: ele foi raptado da casa da sua família e levado para o norte para se tornar um cão de trenó de trabalho. Homem e cão forjam um verdadeiro laço de amizade, trabalhando juntos para sobreviver à vida no traiçoeiro Norte gelado. Thornton é morto pelos índios Yeehat, mas Buck mata os homens para vingar John Thornton. No final do filme, Buck vai até ao rio White para lamentar o local onde ele morreu.

Contém segmentos que mostram o Salvation Army ao ar livre em uma cidade do Alasca durante a corrida do ouro.


O Exército de Salvação no minuto 32:49

cantando "Há um rio cristalino".

the call of the wild charlton heston - YouTube



************************


************************

N O T A:

Os filmes desta série foram extraídos da Filmografia do ES/SA, porém muitos não expressam nossa crença no seu conteúdo. Naturalmente, o ES/SA, quando salvacionistas reais aparecem, foi requisitado e aceitou. De modo quase geral o ES/SA é respeitado nos filmes, mas é comum aparecer em filmes onde rola bebida e vida noturna. Também isto é real e válido, mesmo lembrando meu inicial testamunho, encontrando um salvacionista em um bar/pub. E o tempo quando íamos a bares e restaurantes nas noites de sábado, distribuindo nossa literatura evangélica. E se algum filme mostrar alguém "no lamaçal do pecado", não mandou o Fundador William Booth que fôssemos aos piores, levando-lhes "sopa, sabão e salvacão"?


Enfim, tudo o que possa ajudar a construir o ES/SA é válido, mesmo aparecer em filmes, o que impactou o jovem sem rumo citado no início desta postagem.

************************

Até a próxima=parte 2!

Filmes com Natalie Wood, Deborah Kerr, Christopher Plumer e outros!

************************

Atualizando as visualizações do meu blog:

Updating the visualizations of my blog:

1.605.105 

5 de setembro de 2025

Se aprecia meu blog - obrigado! -
 não hesite em passá-lo adiante
a um amigo ou conhecido
que esteja próximo ou distante.



----------------------------------------------

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home