1a parte - O Oscar
O filme ganhou cinco prêmios na 84ª edição do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Figurino e Melhor Direção.
Mostrada de forma humorística no filme do diretor Stanley Donen, de 1952, "Cantando na Chuva" (Singing in the Rain), a transição do cinema mudo para o falado, no entanto, foi penosa e muitos artistas perderam seu emprego e sua fama.
Outra cena cômica do filme citado acima.
"'O Beijo', lançado em 1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o último filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: 'Luzes da Cidade' e 'Tempos Modernos'.
No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo, por razões economicas, a transição do mudo para o falado foi feita mais lentamente."(Wikipedia)
O filme preto e branco campeão de bilheteria, "A Lista de Schindler" (1993), de Steven Spielberg, deu mais autenticidade e realismo ao filme com o tema Holocausto. No passado dos anos 50 e mesmo 60 filmes em preto e branco eram sinônimos de cultura e bons temas, enquanto que em Technicolor mais "água com açúcar".
CHARLES CHAPLIN
Meus leitores mais assíduos e mais antigos sabem que meu saudoso pai era fã de Carlitos (por coincidência, ambos morreram no mesmo ano de 1977)...
... e possuia uma grande coleção de seus filmes mudos.
Nas recordacões da infância, as nossas festas de aniversário onde os filmes mudos de Carlitos eram projetados à meninada barulhenta sentada no chão. Benfeitor da obra do Exército de Salvação, com frequência ia passar os filmes de Carlitos e outros do cinema mudo aos internos do Lar de Meninos de Pelotas-RS (veja link).
"Ao final do contrato Mutual, eu estava ansioso por fazer um novo com o First National, mas nós não tínhamos estúdio. Decidi, então, comprar um terreno e construir o meu próprio. O lugar era na esquina da Sunset com a La Brea e tinha uma grande casa e cinco alqueires de árvores de limão, laranja e pêssego." (Hoje)
Charlie construiu seu estúdio em 1918 depois de assinar um contrato com o First National Pictures por mais de um milhão de dólares, soma que obteve de seu filme "O Vagabundo" (The Tramp) . Todos os seus filmes clássicos foram feitos ali, inclusive "O Garoto" (1920), "A Corrida do Ouro" (1925), "Luzes da Cidade" (1931), "Tempos Modernos"(1936) e "O Grande Ditador" (1940).
"Deus fará renovar-se o que se passou" (Eclesiastes 3:15).
"Quando você era pequena, era tudo em preto e branco?" - foi a pergunta de um garotinho à sua mãe ao ver um antigo álbum de fotografias.
Muitos de nós temos as nossas fotos de infância em preto e branco, de um tempo quando filmes coloridos ou não existiam ou eram caros demais. Hoje, fotos coloridas são comuns enquanto que fotos em preto e branco são consideradas especiais e artísticas.
Ao recordar a infância e a juventude, podemos questionar se aqueles tempos não eram bem mais cheios de cor do que os atuais. Observando crianças e jovens da classe média alta, por exemplo, que obtêm tudo de forma tão fácil e mesmo assim parecem tão descontentes e desmotivados, quase concluo que o seu estado de espírito e a sua vida são nas tonalidades "preto e branco", o mesmo acontecendo com muitos adultos.
Naquele tempo valorizava-se mais o que se possuía, passeios ou viagens eram uma espécie de sonho, encontros familiares uma verdadeira festa, razão por que muitas pessoas são unânimes em afirmar que a vida era bem mais pitoresca e cheia de cores do que atualmente. O mundo com a sua moderna tecnologia coloriu-a em muitos aspectos, mas o coração de muitas pessoas tornou-se depressivo nos seus tons cinza ou mesmo preto e branco.
Conscientizados de que ao nosso redor há tantas pessoas com o coração cheio de sombras, deveríamos examinar o nosso testemunho cristão para verificar se continua com as cores firmes ou se tem desbotado. Que o nosso viver convença outros de que religião genuína é algo belo e cheio de matizes e não algo sombrio e deprimente, a própria sugestão de Satanás.
Que a transformação que houve em nós seja um reclame atrativo a fim de que outros também a busquem. Essa transformação, de fato um verdadeiro milagre, é obra dAquele que nos criou, para que vivêssemos não nas sombras da queda mas no colorido do paraíso.
_______________________________
L I N K S
http://www.youtube.com/watch?v=1rlpSC1iF_E
A família de Chaplin o homenageia:
http://www.youtube.com/watch?v=x957y9E9VHQ&feature=endscreen&NR=1
"Le Cerque Invisible", show com Victoria Chaplin e Jean-Baptiste Thierre:
http://paulofranke.blogspot.com/2006/07/ele-era-importante.html
"... And the Oscar goes to.../... E o Oscar vai para..."
http://paulofranke.blogspot.com/2011/02/and-oscar-goes-to-entrega-do-oscar.html
"Dois filmes indicados - finlandês e brasileiro - mas que não ganharam o Oscar"
http://paulofranke.blogspot.com/2010/03/dois-filmes-finbra-que-nao-ganharam-o.html
Os reais filmes campeões de bilheteria (postagem imperdível!)
http://paulofranke.blogspot.com/2010/03/os-reais-campeoes-de-bilheteriafilmes.html
Li, muito bom e tua ilustração na meditação foi ótima.
ResponderExcluirJá sei a quem o teu sobrinho saiu,
gostando tanto do que é antigo!
NFF
Oi, Marlene!
ResponderExcluirQue grande alegria foi receber seu comentário aqui!
Copiei o seu e-mail e já escrevi para você. Aguardo resposta, viu?
Um abraco de quem se lembra muito de você e das outras meninas do Lar,
Major Franke
oi, major, sou a marlene lá do lar de jacutinga. quantos anos se passaram né major, na epoca tinha 8 anos, hoje estou com 34, q saudades. hoje sou o q sou graças a Deus por ter colocado vcs no meu caminho. obrigado por tudo, por seus ensinamentos, hoje estou super bem na minha vida, pois coloquei em pratica tudo q vcs me ensinaram; o aaron, a martta, deborah, a major, como vao todos?
ResponderExcluir