Paulo Franke

24 fevereiro, 2011

... And the OSCAR goes to:... (Entrega do Oscar)

Tudo pronto para a edição 83 da entrega do Oscar, prêmio máximo da Academia de Cinema de Hollywood, no Kodak Theatre.

Dependendo de onde vivem. nesta segunda-feira muitos estarão sonolentos no trabalho ou na escola, por terem passado longas horas da noite anterior assistindo ao programa que é visto por milhões de pessoas no mundo inteiro.

Longo e largo tapete vermelho, entrada de gente ligada ao cinema, vibração dos fãs nas arquibancadas, expectativa dos que receberão a famosa estatueta, é uma festa repetida a cada ano nesta época, este ano prometendo novidades na sua apresentação.



Com o amigo que me mostrava Hollywood na década de 80, do seu carro fotografei o prédio que fora um cinema famoso. Na noite anterior assistíamos ali não a um filme, muito menos à entrega do Oscar, mas a uma reunião do Exército de Salvação, que adquirira o local .

Muitos artistas famosos, iluminados por potentes holofotes, entraram outrora naquela casa de espetáculos para assistir a estréia de seus filmes. Hoje, Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, é ali exaltado, os Seus ensinamentos difundidos e trabalho social feito em Seu nome aos carentes de Hollywood.

Mas converter lugares e transformá-los em locais de pregação do Evangelho é algo ligado aos primórdios do Exército de Salvação. O fundador William Booth muitas vezes esperava que um baile acabasse para colocar cadeiras no salão e ali fazer reuniões que culminavam com dezenas e mesmo centenas de conversões.
.
O medalhão, acervo do museu salvacionista em Londres, marca a "captura" da Taverna da Águia e do Teatro Grego pelo Salvation Army, em
10 de agosto de 1882.



Na Holanda, um antigo teatro de péssima reputação foi adquirido por crentes consagrados e ali acontecem reuniões de evangelismo onde muitas pessoas são salvas, em plena zona de meretrício.

Não vamos tão longe... no bairro da Liberdade, em São Paulo, onde está situado o Corpo Central do Exército de Salvação, há um cinema transformado em templo evangélico que atrai mais pessoas do que quando exibia filmes pornográficos. Na grande cidade são inúmeros os "cinemas convertidos" e penso existir um número mais e mais crescente pelo Brasil afora.


Na Europa, um trem da linha transiberiana que por décadas atravessou a Rússia divulgando o comunismo,na década de noventa foi alugado por evangélicos escandinavos que percorreram milhares de quilômetros até a Sibéria pregando as boas novas do Evangelho de Jesus Cristo. Ao longo da extensa trajetória, um povo ávido pela Palavra que lhes fora negada por tanto tempo escutou-a livre e alegremente, quem sabe também em cinemas convertidos em templos anos mais tarde.

Na foto estou em pose de brincadeira à entrada do prédio onde viveu Lenin, em Helsinki (uma placa menciona o fato e a data), em um tempo quando, como estudante, iam-se formando as idéias de transformar seu país em uma nação marxista, o que de fato aconteceu engolfando todos os outros que faziam fronteira com ela, formando assim a União Soviética. A Finlândia foi a exceção: fazendo fronteira com a Rússia, jamais se tornou comunista. E hoje, ao lado da casa onde viveu o estudante Lenin e seus livros, existe a maior livraria evangélica da capital finlandesa, pertencente à Igreja Pentecostal.

"Vinte e cinco anos depois da morte de Voltaire, que se jactava de sua incredulidade e que morreu em agonia e desespero, a Sociedade Bíblica de Genebra adquiriu a casa onde ele viveu e nela instalou um depósito de Bíblias" - li a nota histórica em "Mensagem da Cruz".

É o bem vencendo o mal. É Satanás curvando-se diante de Jesus. É a vitória do Evangelho que "vai bem, muito obrigado!" Se em alguns rincões deste mundo a Igreja de Jesus Cristo sofre perseguições, enfrenta dificuldades e grandes desafios, em outros expande-se de forma assombrosa!

Voltando ao Oscar, sua entrega é precedida das palavras "... E o Oscar vai para (... And the Oscar goes to...)", em lugar do tradicional "... E o vencedor é...(... And the winner is...)", de fato um sinônimo.Negrito

Um coro de louvor de Ademar de Campos fecha esta postagem com tom vitorioso:
.

A vitória é daquele que contemplar/ Ao Cordeiro, Cristo Leão da Tribo de Judá/ Que foi morto e com Seu sangue pode então comprar/ Homens que com Ele sobre a terra vão reinar.
.

A vitória é daquele que O adorar/ Pois com Ele no seu trono se assentará/ Se a Jesus seguir e for por onde Ele andar/ No monte santo um novo canto entoará.

A vitória do Senhor é certa, aleluia!/ Com o sopro de Sua boca, sim, destruirá/ O inimigo anti-Cristo que não resistirá/ Jesus Cristo Rei dominará!

.

E você, leitor, pertence a este lado vencedor?

________________________________________

L i n k s

Minha visita a Hollywood

http://paulofranke.blogspot.com/2006/07/em-hollywood.html

Dois filmes, brasileiro e finlandês, que não ganharam o Oscar...

http://paulofranke.blogspot.com/2010/03/dois-filmes-finbra-que-nao-ganharam-o.html

_________________

Próxima postagem:

Ação de Emergência do ES no Rio, Austrália e Nova Zelândia (assim que obtiver as fotos da última).

4 Comments:

  • Li seu blog, e você escreveu algo que já vinha pensando... Como nós, evangélicos, estamos tomando posse de lugares que antes era de incrédulos! Que bêncão o Senhor tem dado à Igreja! Não sabia de nenhum dos comentários que você fez, aprendo sempre!

    ANONIMO

    By Blogger paulofranke, at sábado, fevereiro 26, 2011 6:50:00 PM  

  • Como o outro leitor, ignorava tudo sobre o que escreveu no blog.
    Muito interessante para saciar nossa curiosidade principalmente quando estas nos fazem bem à alma!
    Mais uma vez parabéns por sua capacidade de "achar" assuntos interessantes e principalmente por saber fazer comparaçoes com o lado espiritual dos fatos.
    Verdadeiro reconforto que chega
    quase sempre na hora certa.
    Amie de Suresnes

    By Anonymous Anônimo, at domingo, fevereiro 27, 2011 5:03:00 PM  

  • Muito bom seu post sobre o Oscar. Aqui, também, toda vez que um cinema é transformado em igreja, tem muitos críticos dizendo que a "arte" perdeu... Sou uma "aprendiz de cinéfila", mas com certeza a pregação da Palavra tem que ter sempre a prioridade.

    By Blogger Cinema, café e poesia, at terça-feira, março 01, 2011 4:55:00 PM  

  • Meus agradecimentos aos que postaram comentários, aliás, penso, muito sábios!

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, março 01, 2011 5:18:00 PM  

Postar um comentário

<< Home