Paulo Franke

05 novembro, 2007

Mini-textos de maxi-significados 1

Neste tópico:
- Ciência x Religião?
- Veja Jesus na parede... na neve ...
- O mais antigo retrato de Cristo
- Filatelia
- Coca Cola



CIÊNCIA X RELIGIÃO?

Fato ocorrido em 1892, verdadeiro e integrante de biografia:

Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou: - O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices? - Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado? - Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso. - É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?- Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelos correios com a máxima urgência. O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo sentindo-se pior que uma ameba. No cartão estava escrito: Professor Doutor Louis Pasteur, Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França.

Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.
Louis Pasteur


VEJA JESUS NA PAREDE...



- Olhe fixamente nos 4 pontinhos pretos (centrais) do desenho e conte até 10 (olhando para os pontinhos)
- Depois olhe para uma parede e pisque várias vezes
- Observe a imagem que aparece na própria parede (quanto mais piscar, melhor será a visualizacão)
- internet -

VEJA JESUS NA NEVE...

Talvez você veja no desenho acima somente manchas pretas e brancas... ou talvez você veja a terna face de Jesus. Detenha-se a observá-lo e certamente verá Sua face.
Na primeira vez que vi este desenho, tomei conhecimento de sua história, extraída de "O Estandarte Cristão":
Um fotógrafo coreano, no início da primavera, deteve-se a observar a neve derretendo-se. Tirou algumas fotos e, quando as revelou, surpreendeu-se em ver a face de Jesus, o que você também poderá ver.

* Felizmente, para encontrarmos a Jesus não precisamos de nenhum efeito visual; pela fé poderemos achá-lO e conhecer a maravilhosa experiência contida em Jó:42:5... "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem."

* O* MAIS * ANTIGO* RETRATO* DE* CRISTO

Na biblioteca do Vaticano existe um documento singular a respeito de Jesus Cristo. É uma carta dirigida ao senado romano de Tibério, por um tal de Publius Lentulus, procôncul romano, contemporâneo de Cristo e, presumivelmente, predecessor de Pôncio Pilatos na Judéia. Nessa descricão, não ignorada nos tempos antigos, se inspirou a iconografia cristã.
Diz o seguinte a carta do procônsul romano:

" Apareceu e vive estes dias, por aqui, um homem de singular virtude que seus companheiros chamam 'Filho de Deus'. Cura os enfermos e ressuscita os mortos. É belo de figura e atrai os olhares. Seu rosto inspira amor e temor ao mesmo tempo. Seus cabelos são compridos e louros, lisos até as orelhas e das orelhas pra baixo crescem crespos, anelados. Divide-os ao meio uma risca e chegam-lhe aos ombros, segundo o costume da gente de Nazaré. As faces cobrem-se de leve rubor. O nariz é bem conformado e a barba crescida, um pouco mais escura do que os cabelos e dividida em duas pontas. Seu olhar revela sabedoria e candura. Tem olhos azuis com reflexos de várias cores. Este homem, amável ao conversar, torna-se terrível ao fazer qualquer repreensão. Mas, mesmo assim, sente-se nele um sentimento de seguranca e serenidade. Ninguém nunca o viu rir; muitos, no entanto, o tem visto chorar. É de estatura normal, corpo ereto, mãos e bracos tão belos, dignos de serem contemplados. O tom de voz é grave. Fala pouco. É modesto. É belo quanto um homem pode ser belo. Chamam-lhe Jesus." (Almanaque do Pensamento)

*
F I L A T E L I A


A filha Deborah e o genro Rodrigo em selo personalizado, válido na Finlândia.




A propósito de filatelia, gosto do que escreveu Winston Churchill:
*
"Por que essa preocupacão de conciliar religião e ciência? Se você recebe uma mensagem que alegra o seu coracão e fortifica a sua alma, que lhe promete o reencontro com aqueles que você amou, em um mundo de maiores oportunidades e harmonia mais ampla, por que deveria você se preocupar com o formato ou com a cor de um envelope manchado em seu percurso de viagem, ver se está com os selos necessários ou não, ou mesmo ver se a data do carimbo está correta?"

Obs.: Herdei de meu saudoso pai sua colecão de antigos selos do Brasil e do exterior.

*
C O C A ~ C O L A

A maioria de nós já nasceu conhecendo a Coca Cola. Tenho há anos uma curiosa colecão de latinhas de Coke (vazias) de diversos países, a qual ia crescendo mais e mais a ponto de este ano ter dado um basta a esta brincadeira. Não queria desfazer-me delas, mas também não queria mais expô-las. Minha esposa, no entanto, encontrou um armário alto em nossa nova casa e um canto onde, sugeriu ela, poderiam ficar bem. E lá elas estão atrás de uma porta de vidro.

Li em uma revista que o famoso e mundialmente aceito refrigerante quase não teve sucesso ao ser lancado no Brasil. Houve um lancamento sensacional e muita gente comecou a bebê-lo, mas em pouco tempo o consumo comecou a diminuir e foi comprovado que o brasileiro não apreciava o seu sabor. Inúmeras experiências foram feitas por técnicos e cozinheiros até que descobriram que acrescentando um pouco de canela agradaria o paladar de nossa gente. E assim o Brasil por muito tempo foi o país onde a empresa teve de mudar o sabor de seu produto acrescentando canela.

E vai aqui a minha pergunta: que ingrediente, adicionado à nossa vida, a tornaria melhor, mais feliz, saudável, interessante e bela? Muitos podem responder, dentre muitas sugestões, que mais dinheiro seria a solucão, embora se o nosso interior não mudar de nada valerá acrescentarmos o que for ao nosso viver.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovacão de vossa mente, para que comproveis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus", lemos em Romanos 12:2.

Acrescentemos o ingrediente fé em Deus à nossa vida e provemos a verdadeira "pausa que refresca" e que tudo em nós transforma para melhor!

Propaganda da Coca Cola em uma Selecões de maio de 1943, ano em que nasci.

1 Comments:

  • A foto de Jesus na Neve. Em 1971 cheguei a ver esta foto original em preto e branco pertencente a uma senhora bancária do Rio de Janeiro que se chamava, se não me engano, Dona Nilcéia. Na ocasião estava eu com meus 18 anos e Dona Nilcéia já era uma senhora com mais de 50 anos. A foto é refente a copa de uma árvore fotografada de baixo para cima.Vi e nunca mais esqueci.

    By Blogger Paulo Alvim, at quarta-feira, julho 30, 2014 11:40:00 PM  

Postar um comentário

<< Home