Paulo Franke

17 novembro, 2007

Turnê a UNIVERSAL STUDIOS (slides)




O Universal Studios foi criado em 1912 por Carl Laemmle. Em 1915, surgiu a Universal City, entre o Vale de San Fernando e Hollywood, na California. O majestoso estúdio desde seus primórdios era equipado para filmagem de cenas interiores e exteriores.




Visitei-a no final de dezembro de 1981, quando fui à Califórnia. Mal-informado quanto à temperatura, tendo por base a música "White Christmas" cuja letra fala da saudade de um natal branco, imaginei que na Califórnia fazia calor durante o mês de dezembro... Como vinha de Michigan, totalmente coberto de espessa neve, no aeroporto de Los Angeles dei meu casacão para um homem que lustrava sapatos, achando que não precisaria dele nem na ensolarada Califórnia nem na Austrália, meu destino. Resultado, passei o maior frio de que me lembro ter sentido na minha vida, usando somente um "abrigo brasileiro", que de fato não me abrigava de nada. Sempre que olho este slide comparo-me ao tubarão do filme, no meu caso,"morto de frio".


O aquecimento interior, no entanto, vinha das lembrancas da minha juventude ao percorrer o estúdio em um trenzinho turístico. A cada esquina algo parecia familiar, dos filmes de cowboy, de terror e de outros tantos. Agora a realidade era mostrada através de cenários e montagens, por exemplo, uma rua ou uma casa só de fachada, maior "make believe". Tudo era parte de um grande "faz de conta" que embalou na minha adolescência os meus sonhos... menos o frio, real, que eu sentia.

Segundo a Wikipédia, o estúdio ganhou destaque devido aos filmes de Boris Karloff e Bela Lugosi, entre outros. Porém, em meados da década de 30, a empresa entrou em dificuldades financeiras, sendo salva por uma série de musicais protagonizados pela cantora Deanna Durbin. E o sucesso cresceu nas décadas de 40 e 50


.

From Wikipedia, the free encyclopedia


E um carro que me lembrava o de meu avô paterno, que era um técnico de curtume no Brasil e que no entanto tinha condicões de comprar carro semelhante.

Se tenho uma licão espiritual - o que é o meu costume - desta visita, penso em duas, olhando estas duas fotos. A foto superior fala de algo abandonado cuja glória passou... não é assim a experiência dos que abandonam a Deus? A inferior fala das igrejas de fachada, idem dos cristãos de fachada, sem profundidade, só aparência, só casca, só "fazem-de-conta" para quem os olha. Quando percebi do trenzinho o "lado de dentro" da igreja, apressei-me a fotografá-la certamente pensativo com a licão espiritual que ela daria, ainda que anos mais tarde.


Em 1946, a empresa uniu-se à Internacional filmes e nos seis anos seguintes passou a chamar-se Universal Internacional. Busquei em uma caixa uma folha amarelada com os enderecos dos estúdios, para os quais escrevíamos solicitando fotos de artistas, e conferi:

Universal Internacional/Universal City/California (não havia cep na década de 50). Foi para lá que escrevi e obtive a foto de Doris Day, por exemplo.



Os principais filmes da Universal Studios: Séries Tubarão, Frankenstein, Drácula, Lobisomem, Aeroporto, O Exterminador do futuro, De volta ao futuro, King Kong (2a e 3a versões), A lista de Schindler, E.T. o extraterrestre, e muitas outras, a maioria desconhecida por mim, que de fato era expert e tinha paixão por cinema principalmente na década de 50, como já tenho relatado.
*

Obs.: Visite os seguintes tópicos, referentes à minha visita a Hollywood, às fotos recebidas de artistas, diretamente dos estúdios à porta de nossa casa, e às nostálgicas "sessões de cinema" da década de 50... mais a "mão de obra" que era ir ao cinema na década de 20:

Ver no meu índice de todos os meus posts:

Em Hollywood (postado em julho 2006)

As fotos de nossos artistas favoritos (idem)

O que era ir ao cinema na década de 50... e na de 20! (postado em setembro 2006)



1 Comments:

  • Oi querido, que inveja, este é um passeio que eu amaria fazer. Fico a imaginar quantas coisas legais você viu. Obrigada por mostrar para nós. Beijos saudosos.

    By Blogger siby13, at domingo, maio 25, 2014 2:19:00 AM  

Postar um comentário

<< Home