Paulo Franke

29 outubro, 2009

museu de Cera Mme.Tusseau/ Hitchcock/ Faraós

"Impressionei-me com os antigos cemitérios ingleses. Em grandes áreas ou junto às igrejas, diferem em muito dos que conhecemos no Brasil. Muitas sepulturas, em completo abandono, escondem-se por entre vegetação agreste, e as lajes mais antigas desmoronaram para todos os lados, um cenário ideal para filmes de terror.



Em um antigo cemitério está a sepultura dos fundadores do Exército de Salvação, William e Catherine Booth. Ao contrário das demais, está bem conservada, mas para chegarmos até ela tivemos de abrir caminho por um verdadeiro mato.

A explicação dada por uma colega francesa - de que o povo inglês por sua formação protestante exalta a vida após a morte e descuida de seus cemitérios - tentou convencer-me, embora continuasse pensativo.

Por outro lado, nobres e heróis ingleses são sepultados em um dos lugares mais suntuosos, a Abadia de Westminster. É também lugar de adoração a Deus, de coroação de reis, de homenagens a grandes vultos da pátria - o busto de William Booth foi ali colocado por ocasião do centenário do Exército de Salvação, em 1965.

Descuidando de cemitérios, preservando a história.

É o que se conclui visitando tantos museus e patrimonios nacionais tais como a Torre de Londres, o Parlamento e castelos antiquíssimos. Encontrei o "Fundador" novamente e dessa vez no famoso Museu de Cera Madame Tusseau, a poucos metros de Martin Luther, Kennedy, Twiggy ou Pelé. Em outra ala, a Câmera dos Horrores, deparamo-nos com Hitchcock, o mestre do suspense, impressionante como as personagens de seus filmes. Sua figura foi produzida enquanto ele vivia e suas mãos fielmente copiadas em gesso. O museu tenta imortalizar em cera. Não deixa de ser um entretenimento saudável e cultural, ainda que um tanto lúgubre.



O homem aspira à imortalidade e nada como uma visita à Inglaterra para provar essa declaração.

Os egípcios colocavam suas múmias em sarcófagos com desenhos de olhos abertos em ambos os lados e em sua tampa, 'para continuarem olhando a vida'. Há algumas décadas, fortunas foram gastas em congelamento de cadáveres tendo em vista a ressurreição em um futuro quando a imortalidade fosse descoberta. Falhas no processo de congelamento, no entanto, frustraram seu idealizador e acabou com o sonho de muitos candidatos.

Se há sede é porque há água. Sim, se existe um profundo anseio de vida eterna é porque há vida após a morte, uma resposta tão natural quanto a água ou o alimento o são para a sede e fome físicas.

Jesus Cristo, mesmo antes de passar pela Sua própria ressurreição, consolou pessoas desesperadas com a perda de um ente querido, dizendo:



Ao ver mausoléus e sepulturas com inscrições carregadas de desesperança em muitos de nossos cemitérios, chego a pensar se os ingleses não estarão certos.


A verdade, no entanto, longe de estar em uma determinada religião ou crença, está com aquele que crê, em um plano pessoal, em Jesus Cristo como seu Salvador e no que afirmou com relação à morte em tantas ocasiões bíblicas.


Qual a posição do prezado leitor? O assunto é vital e exige uma decisão, da qual dependerá o seu destino eterno."

pf - 1983

+ ¤ + ¤ + ¤ + ¤ +


Próximas postagens:
.
20 anos da queda do Muro de Berlim
.

O hino "Amazing Grace" influenciou o fim do tráfico de escravos.

2 Comments:

  • Caro Sr. Paulo,
    Concordo quando diz que a resposta está com aquele que crê. Tb, no meu caso, Jesus Cristo, meu Salvador! Acreditamos que é difícil deixar para trás pessoas e coisas. No entanto, o que vive na sua alma, sua essência, naquilo em que você acredita, viverá para sempre. Tenho certeza e creio muito nisso! Sem assim pensar, não viveria! Não andaria a frente e não me acrescentaria! Para que viver então? É possível isto sem acreditar?
    Tenho em meu MESTRE, a luz que mostra o caminho que devo e deverei caminhar.
    Sabe de uma coisa, acho que os ingleses estão certos!
    Parabéns pelo assunto em tempos de finados, faz com que pensemos!
    Abraços
    Maria

    By Anonymous Anônimo, at sábado, outubro 31, 2009 1:37:00 AM  

  • Caro Mj. Franke,
    que maravilha as fotos atuais de teu blog.
    Copie algumas (máquina REMINGTON, CORONA e SINGER) para postar no meu orkut. Posso?
    Estou com uma "inveja santa" de teu blog. Queria que ele fosse meu... rsrsrsrs... quanta coisa boa, saudosa e que nos abençoa!
    Percebo que não é mais um blog, mas é um compêndio de uma vida dedicada ao serviço santo!
    Oro para que nosso MESTRE continue o inspirando!
    Em Cristo, a quem servimos e o motivo de nossos laços fraternais,
    Elizier/Déa Mendes

    By Blogger Elizier Mendes, at quarta-feira, novembro 25, 2009 8:51:00 PM  

Postar um comentário

<< Home