Paulo Franke

21 maio, 2012

O TITANIC foi um iceberg... e o que faz você afundar?


No mês de abril a mídia deu um enfoque especial ao centenário do naufrágio do Titanic em sua viagem inaugural. Estando no Brasil, até eu corri para assistir pela segunda vez o filme no cinema de um shopping em São Paulo. E ao assisti-lo em 3D constatei ainda mais realismo no drama que ceifou tantas vidas e ficou na história como um dos maiores acidentes marítimos de todos os tempos.


A mais aceita versão do que fez o Titanic afundar tem sido um iceberg que lhe rasgou o casco... e o naufrágio aconteceu em um par de horas.


Lendo a Bíblia, deparei com um conselho do apóstolo Paulo ao jovem Timóteo (1:19)*: Mantendo fé e boa consciência, a qual alguns ao rejeitarem naufragaram na fé.


A minha pergunta inicial e direta ao caro leitor é: 
O que faz você afundar? 
E neste caso afundar ou naufragar usando como sinônimo:

entristecer-se,
desesperar-se, 
ficar deprimido, 
tornar-se amargurado,
perder o gosto pela vida, 
perder a comunhão com Deus
e outras tantas deprimentes situações?
 =
Uma atitude gélida, tipo iceberg, de uma pessoa amiga?
não conseguir livrar-se de algum vício ou pecado
ou ainda de algo cuja lembrança o aflige?
temor da velhice e do futuro?
preocupação com a família?
uma tristeza crônica? 
muitas dívidas?
queixas mil?
má saúde?
solidão?

Leiamos uma passagem bíblica e o que aconteceu com Pedro durante a noite quando com outros discípulos viu Jesus andar sobre as águas:

Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro sobre as águas. E ele disse: Vem! Descendo do barco, Pedro caminhou sobre as águas e foi ao encontro de Jesus. Mas, sentindo o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me!
Jesus estendeu a mão, prontamente o segurou e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? Entrando ambos no barco, o vento cessou (Mateus 14:28-32).

Gosto do mar e de nele banhar-me, mas confesso algo: não sei nadar. Aliás, sei nadar se meu pé puder tocar o fundo, do contrário afundo, apavorado... Mas mesmo sem saber nadar certa vez salvei duas pessoas que estavam em perigo de afundar. Foi naquela tarde bonita na praia de Guarujá-SP. Duas pessoas haviam morrido no dia anterior naquele exato lugar, mas não sabíamos e entramos alegres na água. De repente nós três começamos estranhamente a afundar, pois nossos pés não mais tocaram o fundo. No desespero, meu pé - para mim um milagre! - afastou-se cerca de meio metro para a direita e tocou uma elevação. Dali içei as duas pessoas e as trouxe para a estreita elevação que nos conduziu seguros à praia.

Daquele susto imenso, extraio uma lição até hoje: 

Se eu, falho e imperfeito, sem nenhum know-how de natação, salvei da morte duas pessoas, quanto mais o Senhor da Terra e Mar nos salvará e içará para o barco da salvação e da libertação quando as águas nos quiserem afogar nas noites tenebrosas da vida?

O caso de Pedro, motivo da repreensão de Jesus, foi falta de fé para manter-se em vitória. Paulo, ao mencionar os que naufragaram espiritualmente, apontou como razão a falta de boa consciência e de fé.

Muitas vezes a raíz dos nossos naufrágios - e não estou referindo-me a grandes tragédias que nos possam acontecer, mas, digamos, aos problemas que nos roubam a paz e nos fazem ir para "a fossa" no nosso dia-dia - diferem de pessoa para pessoa, mas geralmente a falta de fé em Deus é a razão principal.

Particularmente, algo que me faz ficar pesado de alma e sentir que estou afundando é deixar de agradecer a Deus, diariamente, por todas as coisas, desde as mínimas às maiores que me aconteçam. Se também é esse o seu caso, agradeça a Deus por tudo - até pelas coisas ínfimas e comuns da vida - e vá contando as bênçãos, uma a uma... e como diz o hino ...E verás surpreso quanto Deus já fez!

Descubra qual é a "pedra amarrada ao seu pé" e aja, clamando o socorro de Deus!

O hino cuja letra transcrevo a seguir, de belíssima poesia e conhecido e amado mundialmente, foi escrito em 1914 por August Ludvig Storm, um oficial do Exército de Salvação da Suécia.
Como que um homem enfermo, com grave problema de coluna que o fazia ficar encurvado em uma cadeira de rodas, conseguiu escrever tais palavras? Certamente ser grato a Deus por tudo era o seu bendito segredo. Que tais palavras nos sirvam de lição, alavanca e oração quando as águas do mar da vida quiserem-nos afogar: 

Graças dou por esta vida, pelo bem que me legou./ Graças pelo meu futuro e por tudo que passou./ Pelas bênçãos derramadas, pelo amor, pela aflição,/ Pelas graças reveladas, pelo gozo do perdão.

Graças pelo azul celeste e por nuvens que há também,/ Pelas rosas do caminho e os espinhos que elas têm./ Pela escuridão da noite, pela estrela que brilhou,/ Pela prece respondida e a esperança que falhou.

Pela cruz e o sofrimento e feliz ressurreição,/ Pelo amor que é sem medida, pela paz no coração./ Pela lágrima vertida, Teu consolo que é sem par,/ Pelo dom da eterna vida, sempre graças hei de dar.

- tradução de Alice Ostergren Denyszczuk -

Experimente também, a fim de não afundar: 
se você é um cristão genuíno, respirar gratidão a Deus,
se ainda não o é, aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor de sua vida, JÁ!


* textos bíblicos extraídos da Bíblia com ajudas adicionais, traduzida em português das línguas originais hebraico e grego - Editoracão Alfalit Brasil - Impresso em Estocolmo - Suécia.

~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~
L i n k


Iceberg - SOS - TITANIC - hino:


http://paulofranke.blogspot.com/2010/08/iceberg-sos-titanic-hino.html

"A ver navios"? - Não, os navios que eu vi!:


http://paulofranke.blogspot.com/2009/05/navegacoes.html


O Exército de Salvação e o Titanic:


http://paulofranke.blogspot.com/2009/05/o-exercito-de-salvacao-e-o-titanic.html

Conheca a história da autora do hino "Mestre, o mar se revolta, as ondas nos dão pavor", que contraiu uma grave doenca genética, acessando o meu blog2 e dirigindo-se ao Índice:


www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com

~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

1 Comments:

  • Ainda não havía lido esta sua postagem quando postei no FB - "TEMPESTADES SÓ AFUNDAM BARCOS QUE NÃO TÊM JESUS COMO TRIPULANTE" Coincidência? Simultaneidade?
    Vou além, pois me incluo em alguns itens tão bem bolado da parte baixa do "seu iceberg contestador"
    Obrigada meu pastor e amigo, falou-me fundo ao coração!

    By Blogger Yara, at quarta-feira, maio 23, 2012 4:12:00 PM  

Postar um comentário

<< Home