Paulo Franke

27 fevereiro, 2013

01 de março / DIA DO TURISMO - Minha Experiência Havaiana


Minha experiência havaiana / janeiro de 1982



Naquele tempo eu fazia álbuns de viagem...


... onde juntava recortes e postais; fotos eram slides. 


Na praia de Waikiki - Honolulu - Hawai


Jovens brasileiros que encontrei, dando duro, carregando turistas

"Na prática, o turismo é a arte de realizar sonhos e descobrir incógnitas. Como cada qual tem os seus próprios sonhos, cada um os realiza à sua própria maneira" - eis uma definicão de turismo.

Havaí, que em sua língua nativa significa "terra do lar", é o paraíso sonhado por turistas, e férias na ilha podem ter sabor de realizacão. Passei por lá muito rapidamente, em caminho da Austrália, e conferi o que me fora contado e realizei às pressas o sonho à minha própria maneira, algo a ver com sol, surfe e... salvacão.

S O L


O pôr-do-sol em Honolulu é um espetáculo diário. No momento exato ele desce nas águas límpidas do Pacífico e, para aumentar a sua beleza, um veleiro propositalmente navega na mesma direcão, "cabendo" dentro da imensa circunferência dourada. Uni-me às multidões na praia não para adorá-lo mas para adorar o Criador. O hino "Quão grande és Tu!" coube como expressão de louvor naquele instante de estupenda e inesquecível beleza!

S U R F E


Por ser considerado um dos lugares de ondas mais altas, é também o paraíso dos surfistas. O surfe tem sido praticado pelos nativos séculos antes do descobrimento das ilhas, pelo Capitão Cook, em 1778. O esporte foi trazido para o Havaí - há mais de mil anos - pela realeza das ilhas Polinésias, e sua prática era vedada ao povo comum.
"Se as ondas do mar da vida quiserem te afogar, segura na mão de Deus e vai!" - milhares de pessoas conhecem este hino que lhes tem servido de alento e energia espiritual. Surfistas são geralmente jovens, de porte atlético e pele bronzeada, determinados e altamente corajosos. Os surfistas do mar da vida são pessoas de todo o tipo que, no entanto, têm algo em comum: a fé nAquele que lhes dá a mão a fim de que se conservem vitoriosas sobre as águas, sem ser engolidas por elas ou sem levar "caixotes" através da vida.

S A L V A C Ã O



Deixando o Havaí, o grande Jumbo da United Airlines sobrevoou o porto de Pearl Harbour e pela janelinha observei nitidamente o U.S.S. Arizona jazendo no fundo das águas claras do Pacífico. Sobre o navio foi erigido um memorial onde estão escritos os nomes de mais de 1.100 homens que perderam as suas vidas no ataque de surpresa durante a Segunda Guerra Mundial.
Seremos náufragos no mar da vida e presa fácil de "ataques de surpresa" se não entrarmos no "bote da salvacão" que Jesus Cristo nos oferece pelo Seu sacrifício e morte na cruz. E para os que vivem como que sob fardos de pecado, cuja lembranca os aflige, lembro que, incluída na bêncão da salvacão pela fé em Jesus está o perdão de nossos pecados.
Ao vislumbrar do alto o navio, lembrei-me do versículo "... lancará todos os nossos pecados nas profundezas do mar" (Miquéias 7:19). E não somente, mas de outra licão da minha experiência havaiana: sobre nossos pecados nenhum memorial está erigido, pelo contrário: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro" (Isaías 43:25).

~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~

L I N K

A postagem acima, transcrita do meu livro, "Edificação Diária", está sendo publicada                 no dia 1. de março, no meu blog3, com 365 meditações que aplicam a Palavra de Deus à vida contemporânea.

 Acompanhe também este blog - no endereço abaixo - e receba a cada dia uma bênção para a sua vida.

Bem-vindos:

www.paulofranke-edificacaodiária.blogspot.com


2 Comments:

  • Juntos na leitura de hoje três momentos que foram chave no dia do meu reencontro com Jesus!
    -"Quão grande és Tu"
    -"Se as ondas do mar da vida quiserem te afogar, segura na mão de Deus e vai"
    -"Eu, eu mesmo, sou o que apago suas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não Me lembro mais"
    Coincidência? ... Não!...

    YARA

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, fevereiro 28, 2013 5:36:00 AM  

  • Conclui a leitura de sua meditação, edificante! Claro que o sobrevoo sobre esse ponto no Hawaí deve ser mais do que coincidência, é estratégico, justamente para os passageiros verem. Gostei.
    E.Calegari

    By Blogger paulofranke, at domingo, março 03, 2013 2:44:00 PM  

Postar um comentário

<< Home