Paulo Franke

10 julho, 2013

Meu amigo ASAPH BORBA!

Esta postagem foi primeiramente publicada no meu blog2:

www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com

_________________


O primeiro disco da dupla Asaph-Don



Complementando o Lado 2 - Amor - Deus nos escolheu - Não foi em vão - De fé em fé - Selah.



Em 1977 trabalhávamos em Porto Alegre dirigindo o Corpo local do Exército de Salvação no bairro de Navegantes. Não muito longe dali havia reuniões interdenominacionais de um grupo chamado "Seára Latina"  e depois de irmos à primeira pelo menos eu nunca mais faltei. Principalmente o louvor ungido abençoou o meu coração tudo que podia abençoar e inspirar. Certamente fui eu quem se aproximou de um rapazinho magrinho que parecia o líder do louvor, não sei, para mencionar o que acabo de escrever. Seu nome Asaph Borba, o mesmo nome do Asaph dos Salmos!!



De Porto Alegre fomos nomeados para Lisboa, mas não chegamos a completar um ano no país e retornamos ao Brasil. No ano de 1979 nossa nomeacão foi a primeira que tivemos na obra social, dirigindo o "Rancho de Senhor", instituicão de amparo à mãe solteira de primeira gravidez e seu bebê, no bairro do Bosque da Saúde, em São Paulo. Uma das minhas tantas atividades era ir ao Mercado da Lapa e coletar verduras com algumas funcionárias.
Mas naquele dia recebi um telefonema muito interessante, de Marli (Valente) Spieker, uma amiga antiga que não encontrava há muito tempo. Pedia que fôssemos ao Anhembi com grandes panelas para levarmos comida que havia sobrado de um dia do grande evento GERAçÃO 79, que reuniu centenas de jovens do Brasil inteiro.


O convite para ir ao Anhembi foi válido não só no sentido material, mas também no espiritual: conheci naquela noite a cantora Evie, que participava do evento e também acompanhava o evangelista Billy Graham que faria uma grande campanha em um dos estádios paulistanos de futebol no domingo seguinte. Já sabia que ela estaria no Anhembi, assim levei os seus discos, que adquirira nos EUA, e Evie, bonita e simpática e uma das vozes mais belas que até então tinha ouvido, os autografou. E no meio da multidão reencontrei o Asaph Borba, o rapaz magrinho, que participava do evento (foto).





No domingo, último dia do Geração 79, compareci ao Anhembi mas agora com uma missão especial: trazer Asaph e seu parceiro musical Don, juntamente com sua irmã Carmélia e seu esposo, para realizarem uma reunião no Rancho. Haviam aceito o convite previamente, inclusive para almoçarem conosco.



Os leitores que conheceram a antiga mansão, com seus belíssimos vitrais, podem imaginar a bênção que foi a reunião naquele lugar, e como as moças foram edificadas com a ministração ungida daqueles jovens servos de Deus!



Passaram-se os anos e um dia, em 1989, veio-nos visitar no Brasil o José Antonio (Zetó), irmão que havíamos conhecido em Lisboa. Para que conhecesse o nosso país, levei-o ao Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul, e na visita a Porto Alegre visitamos o estúdio de Asaph. Na parede, os discos que até então havia produzido. O "rapaz magrinho", diante de uma mesinha no Anhembi, divulgando o seu único primeiro disco e o vendendo, agora era o cantor consagrado, conhecido e amado no Brasil inteiro, Asaph Borba.  
O jovem amigo José Antonio (Zetó) hoje é um ungido evangelista, com convite para em breve fazer campanhas na Suíça e em outros países, segundo me contou no Facebook!



Meus encontros com Asaph foram ocasionais, mas mesmo assim consideramo-nos amigos. A última vez que o vi foi quandoAnneli o interpretou em uma reunião ao visitar a Finlândia, nos anos 2000, quando já vivíamos neste país. Ali lembramos também da ocasião quando com sua esposa e minha família fomos jantar na "Pizzaiolo", em Porto Alegre, na época propriedade de meus parentes. Em uma outra reunião poucos anos mais tarde, Anneli o interpretou novamente do português para o finlandês.

_______________

Há pouco tempo, colocando uma dessas fotos no meu álbum no Facebook, a mesma amiga Marli Spieker, presidente do Projeto Internacional Hannah, deu-me notícias de Asaph... agora no mundo árabe!!

Paulo, falei numa igreja da minha denominacao em Aman quando estive la no fim do no passado. Asaph tinha passado por la e ministrado em varias reunioes o que ja tem feito varias vezes. Tanto assim que a igreja estava mandando dali a dois dias uma turma de jovens para ministrar numa cidade fronteira no Brasil onde ha maioria da populacao é arabe! Coincidencia!

___________________________

Louvado seja Deus pela vida do Asaph, e seu ministério, bem como a de sua família!
______________

Dezenas de hinos cantados por Asaph e seu grupo poderão ser encontrados no youTube e vendidos em livrarias evangélicas de todo o Brasil.

"Ensina-me"... Asaph e sua irmã Carmélia:

http://letras.mus.br/asaph-borba/172291/

______________

6 Comments:

  • Thanks Paulo.
    Havia esquecido que tinha feito aquele telefonema!
    Sabes que aquilo foi um milagre de Deus depois do sistema de alimentacao ter desmoronado completamente quando a companhia que fornecia as refeicoes para 5,500 pessoas tres vezes ao dia foi a bancarrota no primeiro dia do Geracao 79. Eh uma historia longa, mas a fe do Edmund e o trabalho louco da equipe e eu no telefone pra tudo quanto era organizacao ou companhias que serviam refeicoes diarias, compensou e Deus nos livrou com braco forte – tanto assim que sobrava comida toda a noite!

    Boa lembranca…
    Abraco!
    M.

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, julho 11, 2013 10:06:00 AM  

  • Paulo César Swartele Rodrigues

    - Este ano eu vi o Asaph Borba no Encontro SEPAL para pastores e líderes em águas de lindóia, ele fez a parte do louvor.
    ____________

    Glorinha Måsabacka

    - Nossa que maneiro...Asaph Borba que honra!

    ____________

    Linda Ganz

    - Eu o conheci quando veio fazer o lançamento do último dvd em nossa igreja, em Curitiba. Um homem abençoado, com uma voz linda e um dom maravilhoso para compor!!

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, julho 11, 2013 10:54:00 AM  

  • Paulo, conheci Asaph Borba através de uma indicação sua, não sei se você se recorda.Eu regressava de um longo tempo longe do meio evangélico. Ao voltar, me deparei com louvores muito diferentes da época que vivi e cantava. Foi muito difícil acostumar-me com tanta gente cantando sob holofotes e muito glamour!- Onde e pra quem estavam voltados os focos ... para os próprios cantores com seus ricos vestuários???
    Foi daí que me deparei com alguém que realmente cantava "por trás" dos holofotes e senti que ainda havia espiritualidade no meio musical evangélico - Meus parabéns a esse humilde, mas valoroso missionário que sabe como louvar aquele que é Digno de todo Louvor, Asaph Borba!

    By Blogger Yara, at quinta-feira, julho 11, 2013 7:25:00 PM  

  • Querido Paulo, só hoje vi este post me trouxe lágrimas nos olhos. Deixo um grande abraço com muito amor e alegria pra vc e sua família e espero reencontrá-lo um dia. Teu irmão
    Asaph Borba

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, setembro 20, 2013 6:21:00 AM  

  • Não há necessidade de um novo comentário mas,quero deixar registrado o que aconteceu há pouco.
    Ouvi o sinal do celular mas não pude atender no momento. Agora, depois de terminar o que estava fazendo, resolvi ver. Qual não foi minha surpresa!
    Ouvindo a RTM como sempre faço, "quem cantava naquele momento?... Asaph Borba"

    By Blogger Yara, at sábado, junho 03, 2017 7:10:00 PM  

  • Precisei recentemente utilizar uma canção do Asaph numa publicação do Exército de Salvação, então escrevi pedindo autorização para o uso. Asaph não apenas liberou aquela canção, mas todo o seu repertório para uso no Exército de Salvação. Não é apenas uma voz ou um nome do mundo evangélico, é alguém que entendeu bem o que é ser servo de Cristo. Não é apenas um músico; é um adorador.

    By Blogger Unknown, at domingo, junho 04, 2017 5:46:00 AM  

Postar um comentário

<< Home