Paulo Franke

27 julho, 2013

Meu Pai hoje faria 100 anos/ Dia dos Pais (origem)


27.07.1913 - 27.07.2013



1963...


Facebook


... uma postagem um tanto recente deste blog

D.F., meu pai! - DIA DOS PAIS, origem e curiosidades.


Um homem de talentos e passatempos...


     Entre muitos,  destacou-se em uma época como 

cinegrafista(fotos).

 Conforme a fase de sua vida:

fez um barco com seu irmão e nele navegava, 

comprou uma lancha para fazer piqueniques com a família, 

com um amigo publicou um jornalzinho, 

aprendeu violino e gostava de tocar gaita de boca,

tocava gaita e depois acordeón, muito bem,

tinha uma voz forte ao cantar na igreja

pintava quadros para presentear, 

gostava de carpintaria...

colecionava selos e moedas, 

lia muito e tinha uma biblioteca particular,

também um telescópio 

na bonita casa que mandou construir,

esse era o meu pai, 

Darcy Franke!



Possuo alguns carretéis de seus filmes, alguns de Charles Chaplin, de quem era grande admirador (veja link).




Um homem muito bonito na sua juventude - minha mãe que o diga - nada vaidoso porém,
 honesto, trabalhador, inteligente, simpático e conversador (enquanto alguns de seus amigos gostavam de falar sobre futebol e novos modelos de carros, ele - que era uma enciclopédia ambulante - preferia abordar assuntos culturais, principalmente da História). 
Homem de fé, que amava o povo judeu, influenciado por ele servi a Deus durante minha vida inteira na igreja-organização que tanto ele apreciava, o Exército de Salvação, de cujo Lar de Meninos em Pelotas-RS era um benfeitor.
Faleceu em 1977, uma semana antes de completar 64 anos.

¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤

Infelizmente, o que um autor desconhecido escreveu há muitos anos é uma análise bem conhecida na relação filhos-pais em todos os tempos...

Aos sete anos: 
"Papai é um sábio, sabe tudo!"
Aos quatorze anos: 
"Parece que papai se engana em certas coisas que me diz."
Aos vinte anos:
"Papai está um pouco atrasado em suas teorias, não são desta época."
Aos vinte e cinco anos:
"O velho não sabe nada... acho que às vezes está caducando."
Aos trinta e cinco anos:
"Com a minha experiência, meu pai nesta idade seria um milionário."
Aos quarenta e cinco anos:
"Não sei se consulto o velho sobre este assunto; talvez ele pudesse 
aconselhar-me."
Aos cinquenta anos:
"Que pena ter morrido o velho, a verdade é que tinha umas idéias e uma clarividência notáveis!"
Aos sessenta anos: 
"Papai era um sábio. Como lastimo tê-lo compreendido tão tarde!"


¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤

Oração dos Pais

Ó Pai Celestial, faze de mim um pai melhor. Ensina-me a entender meus filhos, a escutar pacientemente o que eles têm a dizer, e a responder gentilmente a todas as suas perguntas.

Guarda-me de interrompê-los ou contradizê-los. Faze que eu seja cortês com eles, assim como eu gostaria que fossem comigo. Livra-me sempre de rir dos erros deles, de envergonhá-los e ridicularizá-los quando eles me desagradarem.

Que eu nunca os puna pela minha própria satisfação egoísta ou para mostrar meu poder. Não permitas que eu encoraje meus filhos a mentir ou roubar. E guia-me a cada hora para que eu possa demonstrar, através de tudo o que digo e faço, que a honestidade produz a felicidade. Retira, eu peço, a mesquinhez que há em mim.

 E, quando eu estiver aborrecido, ajuda-e, ó Senhor, a nada dizer. Que eu possa ter sempre a mente aberta para o fato de que meus filhos são crianças e que não devo esperar deles um comportamento  adulto. Não deixes que eu tire deles a oportunidade de esperarem até que possam tomar decisões.

Abençoa-me com a grandeza de poder presenteá-los com todos os seus pedidos razoáveis e com a coragem de negar a eles privilégios que, eu sei, irão machucá-los. Faze-me íntegro, justo e gentil. E prepara-me, Senhor, para ser amado, respeitado e imitado pelos meus filhos. Amém.

Autor desconhecido

¤ ¤ ¤ ¤  ¤ ¤ ¤

OS  *  ATOS *  PATERNOS  * TÊM MAIS * INFLUÊNCIA * SOBRE *OS * FILHOS * DO * QUE * 
OS * MELHORES * CONSELHOS .

¤ ¤ ¤ ¤¤ ¤ ¤ 

Do livro de Provérbios na Bíblia:

Filho meu, ouve o ensino do teu pai.

O filho sábio alegra o seu pai... o insensato despreza a instrução do seu pai.

Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os pais.

que maltrata a seu pai... filho é que envergonha e desonra.

quem amaldiçoa a seu pai... apagar-se-lhes-á a lâmpada nas mais densas trevas.

Grandemente se regozijará o pai do justo e quem gerar a um sábio nele se alegrará.

O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai.

¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤

Robert Louis Stenvenson, quando era menino, observou o trabalho do homem que acendia os  postes de luz a gas nas ruas de sua cidade. Chegando em casa, comentou que viu um homem "fazendo furos na escuridão."

Com a ajuda de Deus,

 seja essa a nossa missão como pais!

Um feliz Dia dos Pais a todos nós, pais!!

¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤




Na Finlândia, onde vivo, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo do mês de novembro.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


O Dia dos Pais no Brasil e no Mundo

_________________________

L i n k s

Conversando com Victoria, filha de Charles Chaplin, contei-lhe o quanto o meu pai admirava o seu pai e que ambos haviam morrido no mesmo ano...

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/ele-era-importante.html

Pelotas-RS... pelos caminhos da saudade:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/04/pelotas-rs-pelos-caminhos-da-saudade.html


Em uma fase de sua vida, viajando pelo Brasil a negócios, nosso pai mandava postais para nós. 

"E daqui onde eu me encontro, tão distante... "

Aos leitores pais, dedico uma "carta musicada":

http://www.youtube.com/watch?v=mXbs_KANKOU
_________________________


3 Comments:

  • Bela homenagem ao seu pai, conseguimos sentir o quanto foi importante na sua vida. Não tem como não lembrar do meu também, como é importante a figura do pai na nossa formação!Saudades e profunda tristeza por ter partido aos 49 anos.
    O hino de Edison&Telma é emocionante. Parabéns à todos os pais neste seu mês!
  • Muito lindo o texto dedicado ao nosso pai, tens muita aptidão para escrever, gracias.

    Pf
  • Tive o prazer de conhecer o seu pai. Realmente ele éra um homem digno do seu nome, muito amável e sempre pronto a coperar com os menos favorecidos; tive o prazer de estar com ele algumas vezes buscaando a doação da impreza da qual ele éra o diretor. Sobre tudo ele éra um homem que sabia valorizar o seu semelhante.
    Obrigado Sr. Darci Franke pela sua vida e pelo seu testemunho.
    By Anonymous Alexandre Lopes, at domingo, agosto 12, 2012 8:17:00 PM 

    _______________________________________________________________

    L I N K   PARA   O AUTOR  E  LIVRO  PREFERIDO  DE  MEU  PAI

    "PELOS CAMINHOS DE MINHA VIDA" (A.J.CRONIN)







Site Meter

10 Comments:

  • Cassia Damasceno:

    Eu teria tido um enorme prazer de ter conhecido o Sr Darcy Franke. (segundo o seu relato)- pessoas como ele deveriam ser eternas...Parabéns pela honra de você o ter tido como pai! O meu tbm é espetacular.

    - Obrigado, amiga, valeu!

    By Blogger paulofranke, at sábado, julho 27, 2013 8:25:00 AM  

  • Estive pensando que quando ele filmou meu aniversario de 10 anos, ele deveria estar com 32 anos. Pra mim ele ja era um senhor de idade! Bonitão mesmo!

    Marli Spieker

    By Blogger paulofranke, at sábado, julho 27, 2013 8:32:00 AM  

  • Carmen Barum
    Bonita homenagem! Quem conheceu e conviveu com teu pai reconhece que é bem merecida.

    By Blogger paulofranke, at sábado, julho 27, 2013 7:15:00 PM  

  • O MEU AGRADECIMENTO
    AOS QUASE
    50 "CURTI/LIKE"
    NAS FOTOS DE MEU PAI
    NO FACEBOOK!!
    TAMBÉM A CADA UM
    QUE LEU ESTA
    HOMENAGEM AQUI
    NO BLOG.
    Pf

    By Blogger paulofranke, at domingo, julho 28, 2013 11:03:00 AM  

  • Uma pessoa impecável quanto ao seu modo de ser, cristão exemplar, honesto em todos os sentidos, fiel à esposa, um grande homem! Um dia, se Deus assim permitir, o reencontraremos nas moradas celestiais que Jesus foi preparar para os que crêem NEle e o receberam como nosso único e suficiente Salvador! Neiva

    By Anonymous Anônimo, at domingo, julho 28, 2013 3:45:00 PM  

  • Muito bonito seu pai, Franke! Na foto com chapéu lembra o Lukinhas.
    Nao sabia da origem do Dia dos Pais, muito boa e merecida a homenagem que a filha Sonora fez para seu pai. Muito dificil, principalmente nos dias de hoje.
    paz!
    lygia

    By Blogger paulofranke, at domingo, julho 28, 2013 6:55:00 PM  

  • Caro Amigo: fico feliz por saber que uma personalidade como teu pai foi um leonino como sou. Dia 23 de julho completei 78 anos de idade, e graças a Deus posso dizer que com boa qualidade de vida. Que mais posso desejar? Tenho uma família que amo, apesar dos percalços que aparecem no caminho, e amigos muito queridos, que jamais desejo perder. Pelo teu querido PAI, receba meus parabéns e que tenhas um Feliz dos dos Pais.
    Abraços carinhosos a ti e a toda a família. Ceára

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, julho 29, 2013 10:10:00 PM  

  • Bela crônica a respeito do teu pai, Paulo. Eu, infelizmente, perdi o meu quando tinha somente 4 aninhos e ele somente 43... Mas, pelo que os familiares contam, era também um homem honrado e muito fiel ao seu Chamado para servir ao nosso Mestre Jesus como Oficial do Exército de Salvação. Essa imagem eu não posso dizer que guardo no meu coração. Somente por fotos. Mas valem também, não é? Grande abraço. Ady.

    By Blogger ADY, at quarta-feira, julho 31, 2013 10:12:00 PM  

  • Meu nome é Noemi, sou irmã do Luiz casado com Adriene Àvila Ferreira. Gostaria de te dizer que conheci bem de perto a tia Dalva e o irmão que era casado com a Teresinha.Conheço e gosto muito do Pedrinho que mora ou morava em Pelotas.Fiquei fascinada com a vida de teu pai.Parabéns pelo pai e pela família maravilhosa que tivesses.Tu és muito especial pelo que estou sentindo. Um grande abraço etoda a minha admiração.Felicidades para ti sempre ...bjs

    By Anonymous Noemi Brum Ferreira, at quarta-feira, outubro 02, 2013 4:28:00 PM  

  • Como:eu não sei: mas somos parentes: sou neta de
    MANOEL DA COSTA MEDEIROS. JORNALISTA, ESCRITOR,AUTOR DE A HISTÓRIA DO HISTÓRIA DO HERVAL.TENHO MUITO MATERIAL HISTÓRICO.

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, abril 01, 2024 2:44:00 AM  

Postar um comentário

<< Home