Paulo Franke

26 julho, 2013

Você tem água quente na torneira do seu banheiro? BAH!

Este texto foi primeiro para o Facebook.



É verão na Finlândia e, por sinal, um verão atípico, isto é, de calor!

Outro dia, gozando do meu direito de aposentado, acordei um pouco mais tarde. Então, quis lavar o rosto com água bem fria para tirar o sono que ainda me restava. Fui ao banheiro e "reclamei", pois a torneira estava virada para o lado da água quente (a foto é do banheiro cuja torneira serve tanto para a pia quanto para o box do chuveiro, e, conforme o lado que é virada, sai água quente ou fria. Diga-se de passagem que os finlandeses podem ensinar ao mundo, experts que são em construcão e manutencão de sauna, mas em matéria de banheiros, quando não são minúsculos a ponto de, conforme o caso, a pessoa ter de entrar de ré, são... bem, deixa pra lá, e gracas a Deus por eles!
Então, no processo de lavar o rosto para acordar, acordei para a minha ingratidão, pensando nos brasileiros do sul e sudeste que enfrentam um dos piores invernos de muitas décadas. E eu me "queixando" da água quente da torneira (pedi perdão a Deus!)...

Gaúcho, conheco o sofrimento que nos era imposto no inverno. Há 14 anos vivendo aqui, até com temperaturas de 20 graus negativos lá fora, dentro de casa é tranquilo, pois o aquecimento central resolve a situacão (claro, questão de sobrevivência!).
Não vou pedir isto para os estados do sul e sudeste do Brasil, seria pedir demais! Mas volto à torneira de água quente, que ouvi não é tão impopular na Argentina, e que existe nos países mais pobres do leste da Europa! Daí veio o questionamento tardio... por que não temos água quente no sul do Brasil?? (Escrevi e-mails sobre o assunto para amigos e só um me respondeu, rindo de mim e achando que "virei" gringo...) Claro,  torneiras elétricas na cozinha, acho, não sei, existem há muito tempo, mas... e por que não no banheiro??

Tenho que terminar e gostaria de perguntar ao leitor o que ele acha? ... Ou será que vamos culpar o PT por isso, sendo que temperatura bem baixa no sul do Brasil e "ausência de água quente nas torneiras" já era coisa de outros governos?? 

Atenuando o meu "protesto", lembro-me dos chuveiros de outrora (?) quando, às vezes, no meio de alguns pingos quentes vinha um gelado e doía nas costas, unzinho só!

Não é pra invejarem, santamente que seja, mas hoje o dia está tão quente aqui que estou sem camisa e prometendo que se for ao banheiro lavar o rosto hei de cuidar para que venha água... fria!


_______________________

Próxima postagem, a ser publicada amanhã:

Uma homenagem ao meu saudoso pai, que amanhã estaria completando 100 anos! Gaúcho, sem nunca ter vivido em outro lugar que não o Rio Grande do Sul, viveu seus 63 anos sem água quente na pia do banheiro... Mas quem sabe o chimarrão, de quem não herdei o hábito, era o seu grande aliado nos invernos gaúchos??

7 Comments:

  • De um engenheiro amigo, do RS;

    Existem dois “Brasis” (resumindo), o primeiro o da classe privilegiada que tem água aquecida até na ducha higiênica, toalheiros aquecidos também e etc... que são normais nos países com boa qualidade de vida.

    O segundo... água gelada mesmo e o chuveiro elétrico (me parece que o Brasil é um dos raros países que usam chuveiro elétrico; tu que conheces grande parte do mundo podes me confirmar ou não).

    Houve um pequeno avanço com a instalação de aquecedor solar (aqui no sul, só o aquecimento solar é insuficiente, é preciso um reforço de gás ou elétrico).

    Ocorre que a manutenção destes equipamentos se tornam caras para muitas famílias e acabam se tornando obsoletos.

    E o pior de tudo é que alguns de nós acreditamos que vivemos, todos, em um país tropical (hoje pela manhã estava 1,5º C, na minha casa).

    Uma curiosidade é estar no Chui-RS (BR),e atravessar a rua e chegar no Chuy (UR), uma pequena cidade uruguaia com toda a cultura do frio (aquecedores, lareiras ...).

    Enfim, quem pode, pode, que não pode se...congela.

    Abraço!

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, julho 26, 2013 6:44:00 PM  

  • ambém me pergunto...porque temos que aguentar tanto frio dentro de casa...teve dias nesta semana que a sensação térmica foi de -9 graus onde meu filho trabalha (na Barra perto do oceano) imagina temos que dormir de blusão de lã e com todos os cobertores q temos sem colocar a mão ou o rosto para fora se não corremos o risco de congelar...nossas casas não são adaptadas para o frio e sempre tivemos invernos rigorosos...mas fazer o que... o ser humano consegue se adaptar aos extremos ...mas vou te dizer frio dói até a alma bom dia quente por aí... que invejinha santa rsrsrs

    By Anonymous Rejane Pacheco, at sexta-feira, julho 26, 2013 7:11:00 PM  

  • Roger Franke Lembro-me, quando estive internado na santa casa de Lins, de 14 a 17 de outubro de 1994, devido a uma cirurgia de emergência, o banheiro do quarto possuir um chuveiro exemplar (não elétrico) mas com um sistema de água fria e quente para cada torneira. Aquela água quente vinha de uma central, aquecida por uma caldeira a lenha. Não sei se ainda existe isso por lá, embora estava internado por assistência da PATRONAL, que cobria as despesas de quarto e serviço de hospital, menos assistência médica. No entanto, aquele serviço de quarto era bem superior, tanto em infra-estrutura, como em conforto, ao de muitos hospitais particulares conveniados. Antigamente, casas residenciais mais sofisticadas tinham um sistema individual de água quente. Naquele tempo, os canos eram de ferro e podiam contornar de forma espiral, dentro da alvenaria dos fogões a lenha, comuns por aqui, naqueles tempos. Como estavam em uso quase constante, quase sempre, durante o dia, havia água quente nas torneiras. Outros tempos, embora isso era para poucos.

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, julho 26, 2013 8:23:00 PM  

  • Ola Franke, concordo com vc. Até aqui em São Paulo o frio está de doer, faz-me lembrar o Paraná, a minha infância onde na minha cidade a temperatura media de inverno era de 0ºC.... Minha mãe saia de manhã para trabalhar pisando sobre o gelo e logo depois a terra apresentava torrões que me lembravam pedaços de chocolate....só que a água do nosso poço saia bem quentinha... Concordo com vc sobre a disponibilidade de rede de água quente e aquecimento central.... às vezes dentro de casa está mais gelado que lá fora... Lembro de nossos missionários que diziam que aqui no Brasil o frio é mais doído que em suas terras natais, embora lá houvesse neve constante. Abraços amigo!!!

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, julho 26, 2013 8:33:00 PM  

  • Nas casas e apartamentos em que morei verifiquei que havia a instalação de uma segunda rede de água para o fornecimento de água quente, isso inclusive no Estado de Mato Grosso, onde raramente faz frio... Acho que o problema sãos os gastos para a instalação de mais uma rede de água. Somando-se a isso que no Sul os verões são também muito quentes, aqui em Pelotas disseram que no último verão a temperatura chegara até 40º C, talvez achemos que não vale a pena instalarmos uma segunda rede para água aquecida, até mesmo pelo fato de que o frio extremo aqui na região não chega a ser tão extremo assim e não se prorroga muito no tempo, melhor deixar para investir em outras coisas. Agora, na Finlândia, por se tratar de uma questão de sobrevivência, como disseste, as casas já possuem, penso que quase obrigatoriamente, aquecimento central, e como as temperaturas até mesmo no verão são amenas, torna-se uma necessidade constante. Abraços.

    By Blogger saulo, at sexta-feira, julho 26, 2013 8:47:00 PM  

  • Essa dos pinguinhos gelados no meio de vários quentes,me fez lembrar de alguns momentos..... Outra situação desagradável era quando queimava a resistência do chuveiro. Por essa razão eu sempre tinha uma resistência reserva...

    By Blogger Pensamentos de um Gaudério, at sexta-feira, julho 26, 2013 9:13:00 PM  

  • Cleusa Quincoses Lopes
    Não tenho aquecimento central, mas graças ao esforço que fizemos, trabalhando sem esbanjar e construindo toda nossa juventude e maturidade, eu e meu marido conseguimos certo conforto. Tenho torneira elétrica no banheiro e na cozinha, um ar condicionado que aquece convenientemente a nossa pequena morada;... quando deito, no final do dia, elevo o pensamento a Deus, vibrando em oração por meus irmãos que enfrentam este frio medonho das ruas... sugestiva tua torneira Paulo.

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, julho 26, 2013 10:00:00 PM  

Postar um comentário

<< Home