Paulo Franke

19 março, 2014

Mr (Sr) MAGOO... Dele rir somente ou com ele aprender uma lição?

Mr. Magoo ("Sr. Magoo") é um desenho animado criado pela United Productions of America. O personagem principal, Quincy Magoo, é um velhinho baixo, careca e com grave deficiência visual que se envolve em situações cômicas e perigosas devido à sua pouca visão.
A primeira exibição deste desenho foi em 1949, com o episódio The Ragtime Bear.
Sr. Magoo recebeu dois OscarsWhen Magoo Flew (1955) e Mr. Magoo's Puddle Jumper (1956).

O Artigo do "Wall Street Journal" (1997) revelou um segredo, que dizia que o velho míope era uma crítica velada ao senador dos EUA Joseph McCarthy. Vê inimigos que não existe, como Joseph, que via todos comunistas como tal, e os que existiam, não via. Em 1997 Sr. Magoo foi interpretado por Leslie Nielsen no cinema, mas foi recebido com críticas muito negativas.
(Wikipedia, com agradecimento)




Houve um tempo em que eu assistia aos desenhos do Sr. Magoo e divertiam-me muito. O velhinho mete-se em cada situação de arrepiar, no entanto sai dela incólume, pronto para outra. Inocente, ignorante, o que for, mas a verdade é que diverte ao passo que nos traz uma lição.

Será?

De que forma?

Visão deficiente é um grave problema, assim como falta de "discernimento espiritual". Aquele dom que recebemos do Espírito que nos faz separar na nossa mente o bem do mal,  explicado superficialmente.

Ah! não fosse a proteção e mesmo o livramento do Senhor em quantas teríamos caído! Realmente, mesmo que quiséssemos saber a respeito de todas as armadilhas, perigos à nossa frente, situações difíceis das quais nos livramos sem o saber, não conseguiríamos.

Nos muitos lugares onde vivemos um em especial me traz lembranças boas mas também más. Desde a nossa chegada fomos cercados por pessoas maravilhosas que fizeram de tudo para nos ajudar, abrindo inclusive sua casa para nos hospedar por alguns dias (refiro-me a um tempo em que nos desligamos do ES por cinco anos).

O pior é que, infiltradas no meio das pessoas bondosas, havia outras que não eram e que estavam altamente incomodadas por termos "parado naquele lugar". Como nós, inocentes, representaríamos uma ameaça a certas pessoas?

Não vou-me alongar nesta história, mas a verdade é que exatamente naquela ilha entendi que o mal está muito perto de nós, muitas vezes disfarçado de bem e não o percebemos. 

Exatamente como o Sr. Magoo. 

Até que um dia quando uma daquelas pessoas estranhas, que considerávamos "mui amiga" bateu à nossa porta trazendo jarras para que as enchêssemos de água, pois gostava muito de beber água daquela casa, onde moraram antes de nós conhecidos seus... Só que quando enchemos as jarras percebemos que a pessoa não as lavara, e ficamos pensando :"Como que nos trouxe jarras sujas para que bebesse daquela água?" Muitas outras "investidas" semelhantes a essa aconteceram.  

Até que me convenci de que eu estava sendo um "Magoo", cego, inocente, bem-humorado quando devia ver, analisar, desconfiar e pedir proteção ao Senhor.

Não digo que temos que imitar o senador americano, que  via inimigos onde não havia e os que existiam não via.

Incrível, mas a história da "Branca de Neve" tem lances de verdade. Há bruxos e bruxas - não necessariamente feiosos - que querem nos dar "maçãs" para comer com o fim de nos destruir. Feitiços existem, e existem mesmo... "trabalhos" feitos para nos controlar e  por fim nos levar à confusão e até ao aniquilamento espiritual e, por que não dizer: à destruição de nossa família ou mesmo de um casamento sólido (e os brasileiros deveriam estar mais atentos do que estão para esse fato... "coisas inocentes", preferem acreditar).

Graças a Deus pelo Seu livramento, experimentado no meio de nossa inocência, cegueira e falta de discernimento de espíritos, um dom importantíssimo do Espírito Santo. 

É nítido o fato de que numa chave bíblica exista longo espaço para a palavra "livrar" (libertar, salvar), "livre, livramento", uma prova de que precisamos dessa intervenção divina em nossas vidas


Livrinho velho, hoje substituído também pelo Google para localizar versículos, mas ainda o uso com grande proveito (adquira-o, mas também veja se consegue ampliar a página clicando sobre ela).

Debruce-se, meu conselho, no estudo do dom do Espírito chamado "discernimento de espíritos" (2 Coríntios 12:10), peça orientação ao seu líder espiritual e
não seja um "Magoo", que pela sua cegueira espiritual "dá muito trabalho para o seu anjo da guarda".

Confira também:

cacp - Ministério apologético:

http://www.cacp.org.br/anjo-da-guarda-existe-e-biblico/

_________________

Desenho do Magoo com tradução ao para o português

https://www.youtube.com/watch?v=vz3ASPQ-ius

_________________

Próxima postagem:

Você sofre de mau-humor, igual ao Pato Donald?

4 Comments:

  • Olá Franke! Obrigado pela mensagem, me tocou profundamente. Sei que sou falho e pecador e que devo estar alerta com relação aos meus próprios sentimentos. Todavia, como lembraste bem, Jesus já nos havia advertido que somos enviados "como ovelhas para o meio de lobos", portanto, devemos ser "prudentes como as serpentes e símples como as pombas", não temendo "pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido" Mateus 10:16 e 26.

    Abraços,
    Saulo Moitinho

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, março 19, 2014 8:49:00 PM  

  • "símpleces"

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, março 19, 2014 11:14:00 PM  

  • Complementaria com isto:

    Penso que às vezes Deus permite que "peguem" para alertar os "Magoos" e conscientizá-los de que "trabalhos" existem... Mas cobertos com o sangue de Jesus sempre é nossa a vitória e a vergonha de quem intentou o mal contra nós.
    Pf

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, março 20, 2014 8:20:00 PM  

  • Acredito, sim, em "trabalhos" porque o meu professor, a Bíblia Sagrada, diz que existem: "Ora, as obras da carne são conhecidas... feiticarias..." (leia as outras em Gálatas 5:20).

    Acredito, também, no que diz 1 João 3:8 - "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o pecado vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho do Homem, para destruir as obras do diabo." (Filho do Homem = Jesus).

    Mas acredito, acima de tudo, em 1 João 4:4 - "...porque maior é aquele que está em vós do que o que aquele que está no mundo."

    Que todos os feiticeiros caiam aos pés de Jesus para serem salvos (o que muitos já fizeram).

    O dono do blog

    By Blogger paulofranke, at sábado, março 22, 2014 4:44:00 PM  

Postar um comentário

<< Home