Paulo Franke

17 maio, 2014

Celulares, tablets, smartphones e a BÍBLIA


Uma leitura atual, inteligente e, portanto, imperdível!


Celulares, tablets, smartphones e a Bíblia


Já são mais celulares do que gente no Brasil. O tablet foi o presente mais pedido no dia das crianças no ano passado (2013). Os smartphones já são mais de 1 bilhão no mundo e mudaram a forma como as pessoas vivem. No meu trabalho, quando surge uma dúvida, as pessoas dizem logo pra usar o “Google Salva”, pra encontrar a resposta. Quase que pergunte ao Oráculo, pois ele tudo sabe. Gosto também de reparar nesta febre e vejo algumas pequenas situações que antes seriam improváveis. Por exemplo, seguranças particulares ou até mesmo aquelas pessoas que trabalham segurando placas móveis, antes não tinham o que fazer para passar o tempo, mas agora ficam direto no celular. Até mesmo o rapaz que registra o peso do prato no restaurante onde, às vezes, eu almoço agora nem olha mais na cara do cliente pois fica atualizando seu perfil nas redes sociais. Outro dia saí de um avião e uma pessoa do meu lado ligou seu celular desesperada, foi ao facebook e deu “curtir” desesperadamente em todos os comentários deixados pelos amigos, eram quase que 5 curtidas por segundo, sem ler um comentário sequer, mas apenas pra se mostrar conectada. Por falar nisso, esses dias minha esposa comentou, perto do meu filho de apenas 3 anos, que uma amiga estava mexendo no face. Meu filho a corrigiu imediatamente, num tom de “santa ignorância”, dizendo: “Não é face mãe, é facebook!”

Além do interesse pelo novo e pela tecnologia, pela quantidade de aplicativos (os app’s) para todos os gostos e utilidades, eles existem para nos manter o tempo todo conectados. Uma das piores calamidades do mundo atual é descobrir que a internet está indisponível e que você está desconectado, off-line. Você olha para o seu aparelho e pensa: “que droga, a internet está fora outra vez”. Fala a verdade, das pequenas coisas da vida, tem coisa pior? 

A falta de conexão parece uma preocupação atual, mas creio que foi assim desde o princípio. Deus sabia da necessidade de conexão do homem por isso, quando o criou, estava com ele todo o tempo e, de forma pessoal e mais próxima, durante as tardes de passeio no Jardim. Sabendo dessa necessidade profunda do homem, além da companhia do próprio Deus, Ele ainda criou a mulher, para que esta lhe fosse sua companheira constante.
Mas num certo momento desse começo tão perfeito, Deus, se estivéssemos nos tempos atuais, teria olhado para o Seu smartphone e visto que o homem estava off-line, a conexão estava perdida.
Acredito que pensando nisso, nesta necessidade do homem, Deus nos deixou aquilo que há de mais revolucionário na Terra. Mais completo que o Google, mas essencial que o Facebook. Aquilo que faz por nós, apesar de ter uma função parecida, mais que qualquer telefone celular, smartphone, tablet, ou até mesmo o Google Glass. Deus nos deixou a Bíblia, o único aparelho, se é que podemos chamá-la assim, que pode nos conectar da maneira correta, uns com os outros e, ainda melhor, com o próprio Deus.

Você pode até estar pensando em todas as utilidades do seu smartphone com acesso total a internet, redes sociais e todos aqueles app’s, disponíveis para estes aparelhos, mas a Bíblia tem sempre mais do que eles. Podemos até compará-los.
No seu telefone você tem, por exemplo, o aplicativo da lanterna, mas na Bíblia você tem a lâmpada para os pés, e a luz para o caminho (Salmos 119:105).
Nas Redes Sociais você se conecta aos seus amigos, mas a Bíblia torna até seus inimigos em amigos (Provérbios 16:7). A Bíblia não tem canivete suíço, mas ela é mais cortante que uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12) Na Bíblia tem até remédio pra osteoporose, em Provérbios 15:30, fortalece até os ossos.

No seu smartphone você tem acesso às noticias de hoje e à previsão do tempo, mas na Bíblia você tem acesso às notícias de amanhã e à previsão para o final dos tempos. No seu smartphone você tem acesso a informações sobre todos os programas assistenciais do Governo, como o “Minha Casa, Minha Vida” mas na Bíblia você tem acesso ao programa “Minha Casa após a Vida” ou “Minha Casa na Eternidade” (João 14:2). Você pode comprar seu smartphone com garantia estendida, de até 03 anos, mas a Bíblia é a única que pode te ensinar sobre a garantia da eternidade, da vida com Deus, sobre o novo céu e a nova terra, onde a energia elétrica não acaba, pois não é como aqui, a própria glória de Deus ilumina o lugar (Apocalipse 21:23). A Bíblia lhe ensina sobre Deus e lhe ensina sobre Jesus, o único que tem as palavras da vida eterna (João 6:68).

A Bíblia, na verdade, não pode ser comparada a nenhum outro livro ou aparelho da atualidade, pois ela é incomparável. Ela é talvez aquilo de mais tangível, físico, do céu que há na Terra. Existem muitos ótimos livros mas a Bíblia é especial, ela é viva e eficaz (Hebreus 4:12). A Bíblia é o objeto mais divino que há na Terra. Ela é parte do céu na Terra, um registro detalhado dele.
A Biblia mantém você conectado com Deus e, como ela mesma diria, na versão da internet, mais vale um dia com Deus do que mil no Facebook (Salmo 84:10).
A Biblia não tem o CandyCrush, mas a Bíblia foi escrita para que você aprenda como ter a vida, pra passar para a próxima fase e terminar o jogo da vida com acesso direto para a eternidade (I João 5:12-13).
Seu smartphone lhe dá poder pra emitir seus comentários nas notícias, blogs e redes sociais para que o mundo todo veja, mas a Bíblia lhe dá muito mais poder, pois ela fala sobre as boas notícias da salvação que é o poder Deus pra todo aquele que acredita (Romanos 1:16).
Na moda dos cursos de MBA (Master in Business Administration – Mestre em Administração de Negócio) a Bíblia é um interminável MLA (Masters in Life Administration) ela torna você mestre na administração da vida.

Converso com muitas pessoas que dizem que são pessoas de fé, que não são de nenhuma religião, mas que acreditam em Deus e O buscam principalmente, elas mesmas assumem, quando a coisa aperta. Mas hoje somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo e como garantir que não existam 7 bilhões de deuses no mundo, pois cada um cria o seu deus dentro de sua cabeça? O relacionamento com Deus não é como a Wikipedia, em que cada um escreve o que quer, ou o que pensa que está certo. A Bíblia impede isso, que cada um invente um deus, pois a Bíblia apresenta Deus (e o homem) como Ele realmente é. Você pode pensar que a Bíblia apresenta Deus como Ele é para uma determinada religião, mas não. 

A Bíblia é a carta de amor de Deus para com o homem, a quem Ele ama. E, como alguém que escreve uma carta de amor, Deus deseja que a carta seja lida e que, para o meu bem e para o seu, suas orientações sejam cumpridas. O que acontece é que aqueles que aprendem a conhecer a Deus através da Bíblia se organizam nesses grupos, que parecem religiões. Mas a própria Bíblia diz que somente aqueles que sabem o que Deus quer (o que está na Bíblia) e guardam esses ensinamentos, são os que amam a Deus. E que somente os que amam a Deus (os que sabem o que Ele quer, o que está na Bíblia) serão amados pelo Pai (Deus) e conhecerão a Deus (João 14:21).
Pessoalmente penso que Deus nos deixou a Bíblia por amor, mas também porque a nossa memoria é fraca e esquecemos muito rápido o que Ele nos ensina e sobre o Seu amor e como devemos viver.

Talvez você se pergunte como tem tanta gente fazendo tanta coisa errada mesmo lendo tanto a Bíblia, sabendo quase tudo de cor. Não sei a resposta, mas acho que um dos pontos é que a Bíblia deve ser lida, como Deus deve ser amado, de todo coração, com toda alma, com todo entendimento e com todas as forças (Marcos 12:30). De todo coração, com todo seu sentimento, com amor, considerando que a Bíblia é algo pessoal de Deus pra você. De todo entendimento, com um esforço mental ativo, voluntário, com o desejo de realmente entender aquilo que se lê. Com toda alma, com aquilo que transcende o material neste mundo e conecta você com o que é divino. E então não seria como infelizmente é, quando muitos vezes lemos a Bíblia mas ignoramos o que ela diz pois ela deve ser praticada com todas as forças. Penso que a Bíblia deve ser lida, como Deus deve ser amado, de todo coração, de toda alma, de todo entendimento e deve ser vivida e obedecida de todas as forças (sem a ajuda de Deus isso é possível).O meu e o seu relacionamento com Deus devem ser construídos através da Bíblia. Qualquer coisa diferente, creio que eu e você estamos correndo um risco que não vale a pena correr...

Estamos chegando ao final deste artigo e não sei se você está pensando em dar um “curtir”, mas sinceramente pouco importa. Como a própria Bíblia diz (Eclesiastes 12:13), o importante é que eu e que você tenhamos respeito por Deus e depois de aprender o que a Bíblia ensina, sejamos obedientes a Ele e a sua boa, perfeita e agradável vontade (Romanos 12:2). A Bíblia é parte da solução de Deus para que você e eu permaneçamos conectados. Às vezes quando as coisas aparentemente vão bem, você e eu podemos até chegar a pensar que não precisamos de Deus e que não precisamos conhecê-lO, como Ele se apresenta através da Sua palavra. Mas, quando somos tomados pelas fatalidades da vida e tudo perde o controle descobrimos da pior maneira que não é bem assim. Por que escrevo estas palavras? Porque não posso negar que, de modo extraordinário e completo, a Bíblia e sua mensagem mudaram minha vida, me ensinando sobre Deus e sobre o Seu amor.

Termino, então, com um dos trechos da Bíblia, que ajudaram a transformar totalmente a minha vida e peço a Deus que, se ainda não aconteceu, você dê espaço para que Ele mude a sua também: “Entrega o seu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais, Ele fará” Salmo 34:05
Leia a Bíblia, mude o seu status no céu, e fique online.

Nota: Se você não sabe por onde começar, leia um dos quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas ou João.


SS Carlos Ivan M. Lopes
Corpo Central de São Paulo

Artigo transcrito da revista salvacionista 
RUMO (ano 14 n.2) e usado com permissão.
_____________



Carlos Ivan M. Lopes converteu-se em abril de 1997 e foi alistado soldado salvacionista (foto) em agosto de 1998. Percebendo seu talento de escritor - e o quanto pregava bem! - solicitei ao Carlos, amigo de nossos filhos, um artigo para o "Brado de Guerra" do ano seguinte, artigo esse que foi publicado na penúltima edição (julho/1999) antes de sermos transferidos para a Finlândia.

2 Comments:

  • Muito boa postagem!
    Realmente muito atual.

    By Blogger Yara, at domingo, maio 18, 2014 6:28:00 PM  

  • E assim mesmo. Muito interessante esta vida virtual de hoje em dia. Na minha igreja alguns não trazem a Biblia, mas sim o celular pois eles colocaram um app da Biblia. De uma forma e bom tem um app da Biblia no celular, pois podemos ler a Biblia em qualquer lugar – até na hora do almoco no trabalho.
    Um grande abraco.
    Neinha
    Brisbane-Austrália

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, maio 21, 2014 5:25:00 PM  

Postar um comentário

<< Home