Paulo Franke

26 abril, 2014

"POPEYE... e qual é o nosso espinafre?"


O desenho do Popeye, pelo menos um carretel, está comigo, dos poucos filmes 9,5mm que guardo como herança dos muitos do meu saudoso pai, que era um cinegrafista amador.  Isso significa que, quando havia "sessões de cinema" lá em casa, no fim da década de 40 e início da de 50, nem só Carlitos esteve presente, mas também Popeye.

Voltei a assistir às aventuras do marujo corajoso - "graças ao seu espinafre" - precisamente em 1966, em Joinville-SC, na sala do Lar de Meninos, que ficava no prédio ao lado da igreja que eu dirigia. Ria com os garotos e até "bolei" um corinho com a musiquinha "Popeye, the sailorman"! (letra no final da postagem).

A Wikipédia forneceu-me dados interessantes sobre Popeye, que até hoje eu desconhecia:

O significado do seu nome (pop eye) é "olho estourado", ou também "olho arrebentado" "saltado" ou "arrancado" e ele é chamado assim pelo fato de ser um marinheiro caolho. "Pop eye" quer dizer: "pop" = estouro ou saltar / arrancar, "eye" = olho, parecido um pouco com a palavra pipoca que é "popcorn" em inglês: "pop" = estouro, "corn" = milho, "milho estourado".


Popeye surgiu em 1929 nas tiras de quadrinhos "Thimble Theatre" ("Teatro em Miniatura") de Elzie Crisler Segar, no "New York Journal". 

- Elzie não pode aproveitar muito o sucesso de seu personagem, pois  morreu em 13 de outubro de 1938, aos 43 anos de idade, vítima de leucemia. Após a morte de Elzie Segar, os quadrinhos do Popeye passaram a ser desenhados por seu assistente Bud Sagendorf.

Em 1933, dos quadrinhos Popeye foi adaptado para os cinemas, e apareceu em um desenho animado. Logo Popeye estrelou vários outros desenhos animados de cinema, produzidos pelos "Fleischer Studios", que mais tarde mudou de nome e passou a se chamar "Famous Studios". Tempos depois estreou também na televisão, pela King Features Syndicate TV e Hanna Barbera.



Martta, nossa filha, possui uma lata de espinafre americana com o "brand" do famoso marinheiro. Ela chegou a dar-me a lata de presente, mas, por lembrar-me sempre da lata na cozinha das casas ondemoraram, na Finlândia e Suécia, e também da energia desta filha - cujo nome com dois TT, "traduzo" por "Trabalhadora 1 e Trabalhadora 2" - devolvi-a e fotografei-a na última vez em que visitei a família.  Atravessando gerações, as histórias do Marinheiro Popeye cativaram as crianças de todas as épocas. Popeye gerou um aumento de 30% no consumo de espinafrenos EUAporque as mães convenciam os filhos a comerem espinafre alegando que assim eles ficariam fortes. Para o público brasileiro, pode parecer um pouco estranho o espinafre do Popeye ser enlatado, mas o fato é que nos Estados Unidos, sempre foi comum vender espinafre em latas (em sopa ou empapado), assim como também é comum nos Estados Unidos comprar feijão emlata, ou milho enlatado.-  No Brasil, os quadrinhos do Popeye também se tornaram muito famosos, foram publicados pela primeira vez em 1932 no jornal Diário de Notícias
Um dos episódios marcantes da fase do Famous Studios é: Vamos para o Rio "We're On Our Way To Rio" (1944), no qual é mostrado o Brasil. No curta , aparecem Popeye e Brutus andando por terras brasileiras, montados em um boi, cantando e tocando violão, até que eles avistam ao longe a paisagem do Rio de janeiro, e seguem para lá. No Rio, eles param em um restaurante com música, onde encontram uma Olívia Palito vestida de Carmen Miranda, pela qual começam a disputar a atenção. O episódio também mostra a Olívia cantando a música "Samba Lelê" em português e em inglês; e Popeye tentando, sem sucesso, dançar samba, e só conseguindo após comer espinafre.
_____________









 (Onde estarão aqueles meninos e como enfrentaram o "Brutus" de suas vidas? Foram ensinados a respeito de Jesus na escola dominical de nosso corpo salvacionista joinvillense... que a semente tenha permanecido em seus coracões)


______________________________________

Dando uma guinada nesta postagem... quando fui redator do "Brado de Guerra", nas primeiras semanas dei temas a amigos para que os desenvolvessem, tentando criar uma "cara nova" ao antigo jornal. Meu concunhado Daniel recebeu o tema "Popeye", e escreveu "O Espinafre do Exército de Salvação", cuja introdução é: "Há muito tempo tenho acompanhado esse pessoal e me pergunto: - de onde lhes vêm tanta força?"  Desse artigo, transcrevo algo que ele escreveu sobre sua própria mãe (oportuno diante da proximidade do Dia das Mães):

(Foto abaixo) Em 1956, o Monte Marapé, em Santos, desabou, desabrigando muitas famílias. a Sra. Capitã Anália T. Bastos, dirigente do trabalho local, vendo a necessidade do povo, abrigou nas dependências do Corpo de Santos (igreja local), durante mais de um mês, mais de 120 pessoas entre adultos e crianças. Foram abrigados, alimentados e cuidados. Será que esta força, que permite a estas pessoas realizarem obras desproporcionais à sua aparência física, não tem origem na Salvação? A palavra-chave é Salvação! No momento da necessidade, do desespero, do ataque inimigo, do desemprego, da falência, seja qual for o tamanho do "Brutus" que invadir a tua alma, Jesus te fala assim: "Ó cansados e oprimidos, vinde a Mim" (Mateus 11:28).



Minha própria resposta à pergunta inicial do artigo de Daniel, vem abaixo, de minha meditação do livro que Deus me deu a oportunidade de escrever. 
Popeye, embora interessante, é fictício, assim como todas as enrascadas em que se intromete. Mas... e o que dizer dos nossos problemas reais e nada imaginários?




1 Comments:

  • Paulo, é muito interesante seu blog. Quero dizer-te que muitos daqueles meninos estão bem e felizes. Posso citar alguns... Infelizmente, uns poucos se perderam, mas ainda somos maioria. Muito bom lembrar Popeye, figura nossa. Você é sempre lembrado quando nos encontramos. Você fez a diferença naqueles tempos. Violão canto,Liga de Jovens etc.foi muito proveitoso. Outro dia falei com o nosso vizinho), um dos componente da Liga de jovens, que ficou muito feliz em saber de você. Foste persona muito grata nas nossas vida.
    Francisco João de Paula

    By Blogger paulofranke, at domingo, abril 27, 2014 10:23:00 AM  

Postar um comentário

<< Home