Paulo Franke

19 abril, 2014

Johann Sebastian BACH / Meu neto cantando Bach

l. Johann Sebastian Bach
2. Meu neto David canta Bach nos "Cantores Minores"
3. Minhas "reminiscências bachianas"

________________

l. Johann Sebastian Bach


Johann Sebastian Bach (Eisenach31 de março de 1685 - Leipzig28 de julho de 1750) foi um cantorcompositorcravista, pianista, maestroorganistaprofessorviolinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha.
Nascido em uma família de longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. Estudante incansável, adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores. Desempenhou vários cargos em cortes e igrejas alemãs, mas suas funções mais destacadas foram a de Kantor da Igreja de São Tomás e Diretor Musical da cidade de Leipzig, onde desenvolveu a parte final e mais importante de sua carreira.
(Continue a leitura em Wikipedia, de onde extraí esta introdução)


A Paixão de Mateus (Matthäus-Passion), foto acima, é um sagrado oratório escrito por Bach em 1727, para solos e  corais e orquestras duplos. Baseia-se nos capítulos 26 e 27 do Evangelho de Mateus (em alemão na tradução de Martinho Lutero). 
É considerado uma das mais famosas músicas clássicas sacras. 
Embora Bach tenha escrito quatro ou cinco peças da Paixão, somente duas têm sobrevivido; a outra é a Paixão de João. A Paixão de Mateus foi provavelmente apresentada na Sexta-Feira Santa de 11 de abril de 1727, em Leipzig, onde Bach era o Kantor e Directoris Chori musici.


Em Heidelberg por ocasião de um concerto de Bach, quase o assisto, mas de fato atrasaria minha viagem para a próxima cidade pela InterRail.
____________________

2. Meu neto David canta Bach nos "Cantores Minores"

Os "Cantores Minores" é um coral da Catedral de Helsinki e o mais antigo e de mais sucesso coral de meninos (de 4 a 25 anos). O patrono do coral é o Presidente da Finlândia. Foi fundado em 1952 por Tarmo Nuotio e Ruth Esther Hillilä. 
O coral tem seu repertório e reputação sempre crescentes não somente no país, mas em outros países europeus onde anualmente tem feito turnês, inclusive uma vez nos EUA.
H. Norjanen, que também cantou nos "Cantores Minores", tem sido o líder artístico desde 2005. Bach's St John Passion, St Matthew Passion, Christmas Oratorio (cantatas 1-3), Mozart's Requiem and Brahms's Ein deutsches Requiem fazem parte do fino repertório do coral.


Acompanhando Paixão de Mateus no programa... em alemão!


Os "Cantores Minores" prontos para o início do programa de, ao todo, 3 horas.
Nosso netinho é o primeiro da segunda fila à esquerda.



Mas antes do concerto, da janela da sala de nossa filha Martta (e genro  Leandro), fotografei edifícios antigos que tanto admiro na capital Helsinki.



Depois de um excelente almoço - com picanha australiana preparada pelo meu genro gaúcho e bolo feito pela prendada neta - uma siesta e pegamos o bonde para ir ao esperado concerto...


... realizado na catedral luterana, preparada para um extenso programa de Páscoa.



Belo templo, ainda mais em um dia ensolarado de primavera!



 No final do programa, os avós orgulhosos posam com o neto talentoso.


Sempre sorrindo, David parece satisfeito ou ... aliviado!


Parabéns, David, pelo talento de cantor (e ainda mais em alemão, língua dos teus ancestrais por parte do vô Paulo)!


Indo para casa, paramos de propósito diante do edifício Atlas.









Terá sido a arara no seu ombro, em Chipre, que terá sussurrado no seu ouvido algo como "você será um bom cantor!"... ou ter ido na Itália no ano passado, terra de grandes tenores? Mas certamente a influência dos pais - minha filha, diplomada em piano - ambos bons músicos (sugestões deste avô-coruja, como dá pra perceber). Bom de música, o menino também é bom no basquete!
____________________________

3. Minhas "reminiscências bachianas"

Escutei Johann Sebastian Bach desde a minha infância, o que parece até estranho, assim como meu neto, um menino de 11 anos, cantar Bach.


Até onde vai a minha lembrança da Igreja Episcopal Anglicana em Pelotas-RS (foto) - onde meus pais eram membros e eu fui batizado e mais tarde confirmado - lá no canto à esquerda, perto do altar, havia um órgão de foles que "Dona Eleuzina", tocava, exigindo-lhe grande esforço para pedalar.


Esqueço-me da data, mas que alegria sentiu a congregação ao ouvir o som do novo órgão Hammond, recém-adquirido pela igreja e colocado na galeria!


(O órgão Hammond é um órgão eletro-mecânico desenvolvido e construído por Laurens Hammond em torno de 1934. Enquanto originalmente vendido para igrejas como uma alternativa de baixo custo ao órgão de tubos)


O saudoso Reverendo José Del Nero, de São Paulo, era o pároco da época. casado com a americana Elizabeth, homem de Deus muito amigo de meu pai, que era um fiel paroquiano naquela época. Além de excelente pregador, Del Nero era um talentoso músico, acredito que, em toda a igreja no Brasil, o maior intérprete de Johann Sebastian Bach.
Criativo também, costumava tocar músicas de Bach e de outros famosos compositores no órgão Hammond antes do culto vespertino aos domingos, com isso atraindo pessoas amantes da boa música a ouvirem música clássica sacra e depois... permanecerem para participar do culto. A igreja na sua gestão conheceu grande progresso.


O coral da igreja, no entanto, foi iniciado pelo sucessor de Del Nero, Rev. Odilon Silva. Uni-me a ele em 1959 e durante quase três anos nele cantei, vibrando por cantar em um coral! Cantamos Bach em "Jesus, alegria dos homens", da Cantata BWV 147/ Tocata 141 / Jesus bleibet meine Freude  - e também "Oh! Cristo, Pão da Vida" (Passion Chorale), letra ao lado na foto, do Hinário Episcopal, cantado em alemão na Paixão de Mateus. O coral recebeu mais tarde o nome de "Eunice Lamego", querida amiga que o iniciou e dirigiu por muitos anos, tendo como organista Eloísa Appel da Silva.

______________________

L i n k s

- Em inglês, ´"Oh, Cristo, Pão da vida" (Passion Chorale):


- Carmelia Tonin canta e ensina a tocar "Oh! Cristo, Pão da Vida!":

http://www.cifras.com.br/cifra/carmelia-tonin/oh-cristo-pao-da-vida

- A banda dos iniciantes do Corpo de Campos-RJ tocando o hino:

https://www.youtube.com/watch?v=a3_taRcKDyY

**

- Corais ou cantores apresentando "Jesus, alegria dos homens":

https://www.youtube.com/watch?v=1UWLaBiCJX4

https://www.youtube.com/watch?v=kD5Hrzqbx7Y


**

- A igreja da minha infância e início da juventude:

http://paulofranke.blogspot.fi/2007/12/blog-post.html

_______________________________________

4 Comments:

  • Tem sido uma alegria ver o David aprendendo canto e teoria no Cantores Minores! Ensaio as cancoes com ele todos os dias.
    Fico feliz q vieram para o concerto!
    Deborah

    By Anonymous Anônimo, at domingo, abril 20, 2014 8:23:00 PM  

  • Muito bom!
    Deus te abençoou com uma família linda!
    Tudo espelha e reflete, os bons ensinamentos dos avós irão se perpetuar de geração em geração...
    aBRaços,
    Glória Policano
    Sorocaba-SP

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, abril 22, 2014 7:12:00 PM  

  • O som do órgão Hammond é único. O Ramón programou o nosso para conseguir chegar perto do som do órgão Hammond, em muitos arranjos ele usa esse som, fica maravilhoso!
    Que satisfação e orgulho pelo neto! Tenho muita pena do legado musical que a grande maioria dos jovens de hoje levarão para o futuro!
    Parabéns vovô por sua influencia, e parabéns a filha que está brilhantemente passando uma boa educação musical para seus filhos!
    Linda família!

    By Blogger Yara, at quarta-feira, abril 23, 2014 7:00:00 PM  

  • Oi, Paulo! Reconheci meu pai (Darcy) na foto, mas confesso que não localizei minha mãe (Lygia), mas achei muito legal sua matéria - como sempre! Parabéns pelo talento do neto! Aqui em casa - provavelmente influência do meu pai - todos gostamos de música erudita _ Bach é um dos meus preferidos, é claro!

    By Blogger Unknown, at quinta-feira, abril 24, 2014 1:40:00 AM  

Postar um comentário

<< Home