Paulo Franke

13 dezembro, 2014

Então é *N*A*T*A*L*! - Segunda Parte


Segunda parte

NATAIS DE ONTEM...

Quem não se lembra dos Natais principalmente de sua infância?
Recordo-me da nossa expectativa com a chegada do pinheiro natural para enfeitar a nossa grande sala. Seguindo curiosos costumes alemães, meu saudoso pai, um descendente, trazia o pinheiro somente na véspera do Natal, quando o enfeitávamos; no dia 6 de janeiro ele era devidamente queimado e não jogado no lixo, como os da vizinhança, somente o tronco incinerado.
Lindas lembranças também são os Natais na Igreja Episcopal do Redentor de Pelotas-RS, conforme bela foto abaixo, da hoje catedral, com agradecimentos à Fly Camera. 



Participei alguns anos do coral da igreja e lá estou eu atrás, com meu "bom cabelo" da época. Quando escrevi o "Edificação Diária" reservei o dia 21 de dezembro para escrever a meditação que pode ser lida mais abaixo,
 "Nos arquivos de Deus".


No primeiro Natal que passei longe de casa, em 1964 - eu fazia o seminário em São Paulo - meu irmão enviou-me um cartão bem típico gaúcho, o qual guardo como relíquia.





O primeiro Natal "típico", com neve e muito frio, que nossa família passou, na casa dos tios Markku e Marja, em 1981, em Kinross, Michigan, EUA. 

Outra foto daquele mesmo Natal que meus filhos passaram com as priminhas que não conheciam até então.


**************

O tempo passou, o mundo girou e transporto-me para o Natal de hoje...


Esta foto é do verão em Hämeenlinna, sul da Finlândia, onde vivemos. Publico-a aqui pois mostra nitidamente o Shopping-center construído sobre e ao longo - 220m - de uma rodovia de duas pistas, obra monumental da engenharia moderna finlandesa (veja no "Índice de todos os meus tópicos" a postagem respectiva neste blog).
Este será o primeiro Natal da cidade que agora conta com um bonito e moderno shopping-center. Bom para as lojas que estão nele... não tão bom para outras lojas da cidade?




"Pro bem geral", uma das revistas muito bem ilustradas que chegam à nossa porta a cada dia nesta data festiva. Esta traz na capa o mapa do país em "piparkakku"/ginger bread/uma massa doce de gengibre, moldável, popular no Natal. Até crianças aprendem a fazer na escola, em todos os formatos, sendo que casinha com "neve" seja talvez o motivo mais comum.



Nossa prendada neta, ainda que excelente aluna no Liceu, acha tempo para atender encomendas de bolos criativos... 


... igual a este, para uma festa de Natal de oficiais salvacionistas aposentados.



 Um culto televisionado de Advento no Corpo de Helsinki.


 Meu neto mais velho acompanhou o louvor ao piano.


"Pra Te adorar foi que eu nasci..."



 Visitando a casa de minha filha antes de viajar, fotografei uma "cadeira natalina" que pintei e que ela, entre outras, guarda como mobília sentimental de um bem-sucedido projeto que levou a cabo quando morava em Oulu.




Revistas convidando os finlandeses a passarem as festas em uma cidade da Europa também são comuns, o que em um sentido não faz sentido...



... uma vez que o Natal finlandês é dos mais típicos do mundo. Um verdadeiro trenó com peles de renas enfeita o moderno aeroporto da capital Helsinki neste Natal.


De uma antiga publicação francesa, gosto desta gravura, os judeus José e Maria e o Menino em uma parada de ônibus... "pois não havia lugar para eles na hospedaria de Belém"


Uma amiga brasileira, que vive há muitos anos na França, enviou-me esta propaganda da Campanha das "Marmitas de Natal" do L'Armée du Salut em seu país: "Você também pode fazer ferver a marmita!" 
Acesse para ouvir a música:




Enquanto que os franceses vão de "marmita", os finlandeses de "panelão" no dia do lançamento da campanha deste ano. Faz sentido, pois, brincadeira, os elegantes franceses comem moderadamente enquanto que os finlandeses gostam de um bom garfo...


Neste Natal-2014, Arnold Schwarzenegger participa da distribuição de presentes às crianças carentes no sul da Califórnia, ajudando a encher um caminhão do The Salvation Army.


**********************

 Diária - 21 de dezembro





*********************


The last but not the least...


Tínhamos em um canto de nossa casa um xilofone /glockenspiel/marimba que pertenceu ao meu filho que, por não usá-lo mais em São Paulo, permitiu que o trouxéssemos para a Finlândia.  Parado, resolvi neste Natal doá-lo ao Departamento de Música da Sede Nacional, para uso de qualquer grupo musical salvacionista que o solicite emprestado.
 O novo Hinário finlandês, também na foto, será pela primeira vez usado neste Natal.
Sugestão: 
Tem você um objeto ou mesmo um instrumento que não usa e que, sabe, na mão de outra pessoa ou igreja seria muito útil? Não hesite, doe, pois doar não deve doer, pelo contrário, faz um grande bem à alma!

******************


A primeira nevasca deste quase inverno...



Nossa única decoração natalina em casa, o vitralzinho na janela. Mas e precisa mais, com tudo o que se vê lá fora, inclusive um grande pinheiro natural coberto de neve?



Na manhã seguinte que voltei de viagem, vi tudo assim.


Com cultura de neve, a vida continua na Finlândia... a mãe leva o seu menino e o seu cachorro para passear, normalmente.



E daqui de meu canto, onde estou terminando esta segunda postagem de mais um Natal, vejo esta exata paisagem, cuja foto tirei hoje pela manhã... Aproveito, então, para desejar aos caros leitores do meu blog, um Natal feliz e abençoado, no espírito de...

O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz... 
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ.
(Isaías 9:2 e 6)

**********************


L *I *N *K *S

Banda Enfield  - Away in a Manger

https://www.youtube.com/watch?v=jTp2IQKD7L4

*

Videos 
familiares 
de Natal, fornecidos 
por minha filha e
mostrando sua filhinha 
bailarina e seu filho (o mais alto),
que canta no famoso
coral de meninos
"Cantores Minores":

 IMG_7941[1].MOV

Próxima Postagem:

Pela primeira vez viajei em dezembro, 
pois sempre estava muito ocupado 
com as atividades de Natal. 
Exceção este ano, que fui à, digamos,
 "costa africana"...

Veja minhas belas fotos do lugar
e leia minhas positivas impressões!!

____________________


6 Comments:


  • Mirian Dos Santos Fonseca
    - Meu caro....eu amo de paixão as suas postagens ! Me transporto contigo em suas viagens , suas histórias....enfim.....obrigada por tão belo "presente" ! Abraços


    Francisco Vieira Filho
    - Feliz Natal antecipado, meu amigo. Tuas postagens são sempre um "refresco" espiritual, mas essas de Natal ficaram especiais. Comentei lá na primeira.
    Abcs.

    By Blogger paulofranke, at domingo, dezembro 14, 2014 1:19:00 PM  

  • Ahhh... Os Natais (ou Natal's) da infancia... Os tempos eram outros, a familia com pai e mae era outra, e eu mesmo era outro. Embora ainda exista aquela crianca neste homem maduro (senior) que aqui escreve... Tudo era diferente. Mas o sentido do Natal e' o mesmo... Com um pouco de esforco podemos ter o coracao aquecido da melhor maneira, com muito amor.
    Lindas as fotos da Finlandia, os pinheiros cobertos pela neve, pude lembrar do aeroporto que me levou a Kiev e Moscou... Lembro do local onde peguei o onibus que rapidamente me levou ao aeroporto... Fico feliz com estas lembrancas, fico feliz em lembrar que ha' um ano estava em Helsinki com voces... Espero que nao tenhas retornado muitas vezes ao Kentucky Fried Chicken dai... Too much fatness... kkk...
    Desde ja' um Natal cheio de amor para ti e toda a familia, Paulo ! Beijos e abracos 'a esta linda familia !

    By Anonymous Gerson Langie Barum, at domingo, dezembro 14, 2014 2:27:00 PM  

  • Que seja mais um ano de "FELIZ NATAL" meu amigo Paulo!
    Há poucos anos tenho muita dificuldade em viver um natal feliz; impossível deixar de lembrar os natais que vivemos outrora! Meu lenitivo é a de que a lembrança do presente Jesus que nos foi dado, é o que me alegra o espírito!
    Grata por esses momentos.

    By Blogger Yara, at domingo, dezembro 14, 2014 10:17:00 PM  

  • Paulo, muito bonito... Obrigado pela foto do Coral; foi um belo presente de Natal!
    Tenho algumas fotos dessa época com o a mãe e o pai, mas nenhuma tão linda como essa.
    Fiquei emocionado....

    Aproveito para desejar um Feliz Natal pra ti e pra toda a familia e que 2015 seja mais um ano abençoado.

    Um grande abraço, do primo

    Solon Cassal

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, dezembro 16, 2014 11:13:00 AM  

  • Olá Paulo, tomei liberdade de colocar na minha página seu texto de introdução no post sobre o natal e postar o cartão de 64. Com créditos é claro.

    By Anonymous fabio, at terça-feira, dezembro 16, 2014 3:36:00 PM  

  • minha página é https://www.facebook.com/preteritaurbe

    By Anonymous fábio, at terça-feira, dezembro 16, 2014 3:37:00 PM  

Postar um comentário

<< Home