Paulo Franke

05 agosto, 2015

Você já ficou perdido em uma FLORESTA?


 Aproveitando os dias bonitos e raros do curto verão finlandês, tenho passeado pelas muitas florestas de nosso bairro, em outras palavras, bairro rodeado delas . As fotos foram tiradas durante um desses passeios. Esta semana, ao adentrar demais em uma delas, resolvi a um ponto tomar o rumo à direita, onde ao longe vi uma rua, temendo perder-me (levei comigo a câmera, mas não o celular...).


Pessoas perdidas em florestas... da Tijuca, de outra parte do Brasil ou do mundo são sempre notícias preocupantes que de vez em quando acompanhamos pelos noticiários, respirando aliviados quando são achados.


Trabalhávamos na cidade de Vaasa, banhada pelo Golfo de Botnia (Pohjanlahti, em finlandês, e Bottniska viken, em sueco), o braço mais ao norte do golfo, entre Vallgrund, na Suécia, e Vaasa, na Finlândia, sua parte mais estreita).


Fazendo o trabalho salvacionista de difusão de literatura em um shopping center, conheci uma senhora alemã com quem conversava animadamente a cada vez que a encontrava. Dona de invejável cultura, era muito bom "bater papo" com ela, sobre diversos assuntos, inclusive sobre os dois sermos estrangeiros no país onde vivíamos.

Certa vez convidei-a para fazer uma palestra no Corpo local que dirigíamos, em um encontro que reunia um bom número de senhoras de língua sueca a cada semana, a Liga do Lar (Hemförbund, em sueco). Estranhei o fato de, mesmo falando fluentemente o sueco, negar a cada vez que a convidava. Para não ser insistente demais, deixei de convidá-la, embora continuássemos a conversar bastante quando nos encontrávamos.



Um dia, recebi um telefonema daquela senhora perguntando se eu ainda estaria interessado em que ela viesse falar na nossa reunião.
Antes que eu pegasse minha agenda para marcar o dia, ela começou a contar uma recente experiência que tivera. Combinara com uma amiga irem à floresta colher frutinhas silvestres, o que é muito comum nestas terras. Então, tomando um caminho diferente de sua amiga, de repente conscientizou-se de que estava... perdida. (Naquele tempo carregar um celular não era algo tão comum quanto o é hoje).

Depois de gritar em vão para que sua amiga a ouvisse, entrou em pânico. Desnorteada, não conseguia achar o caminho da volta e a cada tentativa era frustrada, perdendo-se ainda mais. Então, contou-me que se lembrou do recurso da...  oração!! E orou de uma forma nada formal, mas desesperada disse a Deus: "Deus, se eu achar o caminho da volta, prometo que vou falar no Exército de Salvação, como sempre me convida aquele 'major'!" E explicou-me que assim que terminou sua  oração estressada, viu uma estrada. Correndo para ela, pediu carona para o primeiro carro que passou, e voltou para casa.

Não preciso dizer que a reunião em que ela participou foi muito especial, pois desenvolveu um tema muito interessante e, naturalmente, contou a experiência de estar perdida na floresta, o que enfim fizera atender o meu convite.


Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.  2 Samuel 22:33


Em situação de perigo, dúvida ou outra que seja, lembre-se do dispositivo salvador da oração!

_______________

L I N K

http://paulofranke.blogspot.fi/2009/08/perdidos-e-o-perigo-dos-alces-e-dos.html


_______________

1 Comments:

  • Realmente, nunca fiquei perdida em uma "floresta real" mas, em "florestas espirituais" ja', algumas vezes.... Mas, como disse a senhora da ilustracao, sempre consegui socorro e refugio n'Aquele que me fortalece ... o Senhor Jesus Cristo, meu amado Amigo !!!...

    By Blogger ADY, at terça-feira, janeiro 03, 2017 7:46:00 PM  

Postar um comentário

<< Home