Paulo Franke

06 maio, 2020

Onde e quando encontrei tanta gente V I P...



Esta postagem é um complemento ou continuacão da matéria que publiquei no Facebook nesta semana. Surpreendendo-me a mim mesmo com o número de gente VIP (very important people) que vi face a face, procurarei aqui lembrar "onde e quando" aconteceu esse encontro, casual ou não, não necessariamente em uma ordem cronológica.


Os astronautas que pisaram a Lua encontrei quando trabalhava no RJ no ano de 1969. Um dia, procurei saber o que se passava na alvorocada Av. Rio Branco e os vi desfilando em carro aberto.


Dos GENERAIS (chefe mundial) do Exército de Salvacão, conheci a partir do W.KITCHING até o ANDRÉ COX, que sucedeu a Linda Bond ( o atual ainda não conheci).



General ANDRÉ COX e Comissária SILVIA COX... foram chefes na Finlândia e Anneli foi secretária dela no Departamento Feminino.



Conheci no congresso de 1978 em Londres, a neta do Fundador William Booth, CATHERINE-BRAMWELL BOOTH, aqui com a Rainha-Mãe de Inglaterra.


Conheci ALIDA BOSSHARDT no mesmo congresso 1978 em Londres. Na foto, Alida condecorada na embaixada de Israel, por ter protegido judeus na 2Guerra Mundial. É conhecida pelo seu incessante trabalho na Red Light de Amsterdam.


Com colegas na visita do ARCEBISPO DE CANTUÁRIA à Igreja Anglicana em Santo Amaro, São Paulo, anos 90.

___________________________________


Muitos artistas, como YONÁ MAGALHAES e o gaúcho CARLOS ALBERTO, encontrava a cada sábado no mesmo restaurante no Leblon, no no de 1969. Fazendo o trabalho evangelístico naquele bairro carioca, eles praticamente "me esperavam" e colaboravam com a obra do Exército de Salvacão. HEBE CAMARGO não só adquiriu o jornal, mas elogiou nossa obra, idem ANSELMO DUARTE. Com outros artistas não acontecia o mesmo,  mas ficavam incomodados com a minha presenca... PIXINGUINHA, CLAUDIO MARZO, VINICIUS DE MORAES, que eu me lembre.


Hoje abandonado, nos anos 50 era não só o cinema que frequentávamos quando criancas, mas o Cine Teatro Avenida recebia também artistas cariocas que faziam os seus shows... ELIANA e ADELAIDE CHIOZZO, MARLENE, EMILINHA BORBA, NORA NEY, OSCARITO e tantos outros.


ÂNGELA MARIA também fez show no Cine Avenida, e eu assisti, mas impactante considero como a encontrei nos anos 70.  Vendia o jornal salvacionista na Bela Vista, em SPaulo, quando a vi à mesa em uma fina churrascaria, com seus muitos convidados. Quando me aproximei, homens tentaram me barrar, mas ela os interrompeu dizendo: "Moco, eu quero o seu jornal!" e contribuiu. Terá se lembrado do seu tempo como cantora no coral da Igreja Batista, no Rio? Todos ficaram boquiaberto e eu... vitorioso!

Os presidentes GETÚLIO VARGAS e JANGO GOULART passaram em carro aberto em visita a Pelotas, nos anos 50. LEONEL BRIZOLA compareceu ao congresso da Igreja Episcopal Anglicana, em Porto Alegre, quando era governador.



A Primeira-Ministra INDIRA GANDHI encontrei no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, em 1968. E nunca me esqueco do seu olhar penetrante dirigido a mim, talvez pensando que eu era um indiano residente no Brasil?





ANATOLI NATHAN SHARANSKY, que se tornou ministro em Israel, encontrei logo que chegou ao país...  Na primeira vez em que fui a Israel, hospedado com meu grupo de colegas americanos no Ramada Inn, o encontrei no elevador. Pedi um autógrafo para os admiradores brasileiros da nacão, mas eu não tinha nem papel nem caneta. Segurei o elevador enquanto ele foi escrever o seu autógrafo no quarto. Muito simpático, não pareceu desconfiar de mim.



Visitando FRANCK MAYER, um sobrevivente do Holocausto que viveu e morreu na Finlândia. 


Conheci a jornalista e pesquisadora judia BLIMA LORBER por ocasião de uma visita ao Museu do Holocausto, em Curitiba, em anos recentes. Tornamo-nos amigos e  admiro-a pela coragem e persistência em postar seu lema Holocausto - Nunca mais.




Os astros americanos JAMES STEWART e RICARDO
MONTALBAN vi desfilarem na Parada das Rosas (Rose Parade) em Pasadena-Ca no primeiro dia do ano de 1982, quando eu por lá passei em caminho da Austrália.




De repente, vi um ajuntamento de pessoas no centro de Glasgow, Escócia... e saiu de uma loja ROBBIE WILLIAMS, cantor popular no Reino Unido.



JOY WEBB, que iniciou o grupo Joy Strings - que esteve na parada de sucessos da Inglaterra nos anos 60 - conheci mais tarde quando eu cursava o ICO. Certo dia, a vi carregando seu pesado violão e ofereci-me para ajudá-la na subida de Sydenham Hill, onde ficava o Colégio para Oficiais, onde se apresentaria para os oficiais de diversos países. Conversei também com o seu baterista, cujo sonho era conhecer Brasília, por ser engenheiro. Hoje sou amigo no Facebook do  PETER DALZIEL, à esquerda.


O evangelista BILLY GRAHAM encontrei quando fez um culto no estádio lotado do Morumbi... 


Na mesma semana conheci a cantora evangélica EVIE, americana-norueguesa, que participava do Geracão 79 no Anhembi. Na ocasião, ela autografou os discos que eu possuia de suas maravilhosas cancões, comprados nos EUA.


Em 1969, dirigindo um coral de meninos do Lar do Méier, conheci a princesa RAGNILD, filha mais velha do rei Olavo, da Noruega. Ela é a senhora de vestido branco que morava no Rio de Janeiro e era uma benfeitora de nossa entidade social.



O Rev. DAVID WILKERSON encontrei em um estádio em Campinas em 1970.
Junto com ele estava NICKY CRUZ, fruto de seu trabalho bem relatado no livro e filme "A cruz e o punhal".


Conheci CARMEN SILVA, cantora popular que teve uma impressionante conversão, quando visitei a ilha dos Acores. Conversamos bastante e ela me presenteou com três CDs na ocasião e ainda por cima os autografou.


ADELAIDE CHIOZZO e ELIANA faziam absoluto sucesso nos anos 50, e se apresentaram no Cine Avenida. Adelaide morreu recentemente, com 88 anos, mas tive tempo de, através de um conhecido dela, enviar-lhe lembrancas de um antigo fã, o que retribuiu mandando-me um beijo! O grande sucesso da dupla foi "Beijinho doce".


Quando trabalhava em uma firma em Pelotas-RS, atendi a atriz de teatro, a gaúcha
 MARIA DELLA COSTA. Anos depois visitei sua pousada em Paraty-RJ.



Conheci RENATO BORGHETTI em um show no Teatro Sete de Abril, em Pelotas. Gaiteiro gaúcho ultra talentoso!


Encontrei SIVUCA, o sanfoneiro paraibano, em um voo Londres-Copenhagen, quando conversamos e falei de minha filha pianista.

I

Não que eu seja fã de música sertaneja, mas em um restaurante conheci  GIOVANI, da dupla Gian e Giovani, e  "batemos um papo", o que para mim não é difícil.


Fui, com meu filho, pela primeira vez no Maracanã quando ZICO se despedia do Brasil e ia jogar no Japão.


RAFAEL NADAL, o tenista  espanhol, vencedor tantas vezes, encontramos na DisneyParis.
Meu neto foi mais rápido do que eu e tomou minha câmera e o fotografou.


No aeroporto de Congonhas dei de cara com o corredor de fórmula 1, NELSON PIQUET


VERA MARIA BRAUNER MENEZES,  Miss Beleza Internacional, natural de Pelotas-RS, estudou no meu colégio.


MARCOS PLONKA, que fez o papel de Sargento Taínha na novela da Tupy, "A Idade do Lobo",  vi noCorpo Central de São Paulo e participou deuma gincana dos jovens.  Naquela mesma novela participavam CARLOS ALBERTO  e IRENE RAVACHE, o primeiro que encontrava no restaurante do Leblon. A novela enfocava o amor de um homem maduro por uma jovem salvacionista.


 IRENE RAVACHE encontrei no centro de Pelotas e comentamos sobre os belos prédios da cidade, isto no início dos anos 90.


DENISE MILFONT (a segunda na primeira fila) foi uma crianca de meu tempo em Brasília-DF e se tornou uma atriz ("O pagador de promessas") e seu irmão, logo atrás dela, CAYÊ MILFONT tornou-se um cantor conhecido no Brasil e em Portugal.


E inesquecível foi o encontro com VICTORIA CHAPLIN, filha do cômico famoso, Charlie Chaplin. Inicialmente a encontrei quando vendia nosso jornal em uma loja de departamentos em Helsinki, no início dos anos 2000. Perguntei se era mesmo ela e no fim de nosso papo recebi o convite para ir ao Teatro Savoy, onde ela e seu esposo faziam um show. Assisti admirado com a semlhanca dela com seu famoso pai.  No fim do espetáculo circence, subi ao palco e tiramos uma foto juntos, coisa preciosa para mim.

Dois sobreviventes do Holocausto conheci, o primeiro que assistiu a peca "O Diário de Anne Frank"  que dirigi no Corpo do Bosque em São Paulo, o segundo,  na loja de departamentos em Helsinki.




O rabino HENRY SOBEL conheci em um culto ecumênico na Igreja Anglicana de São Paulo, em Santo Amaro.

Os GENERAIS DO EXÉRCITO DE SALVACÃO ao longo de muitos anos, em visita ao Brasil, nos EUA e mesmo na Finlândia. O General JARL WALSTRÖM pertencia ao Templet sueco, que dirigimos logo que chegamos à Finlândia.


ASAPH BORBA, o destacado cantor evangélico brasileiro, encontrei no Geracão 79, quando pouco conhecido era, mas já o conhecia da Seara Latina, em Porto Alegre. Vindo à Finlândia, Anneli foi sua intérprete do portugês para o finlandês.
_______________

THE LAST BUT NOT THE LEAST




Na última vez em que estive no Brasil, conheci em São Paulo dois netos de colegas salvacionistas de Belo Horizonte, Sonia e Moisés Pereira, JORDAN ALEXANDER e JENNIFER ALEXANDRA, jovens pianistas de um talento excepcional, os quais trago com prazer para constar de minha lista V I P.

______________________________

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home