Paulo Franke

25 junho, 2020

PEDRAS de todos os tipos, até de amolecerem o coração...



A casa que meu pai construiu nos anos 50 era a mais bonita do "sul da Avenida Bento Gonçalves", em Pelotas-RS... carros paravam para admirá-la. As lajotas da esquerda e os "favos de mel"ele encomendou direto de Novo Hamburgo-RS e região.


Em anos um tanto recentes passei por ela e a fotografei, inclusive estas pedras no jardim, que ainda estão lá... e penso quem as carregou, terá sido ele?


Pedra ametista, profusa no norte do Rio Grande do Sul.


Em Alanya, na Turquia, andando pela linda praia encontrei muitas pedras com  uma cruz... guardei-as unindo ao "Até as pedras clamarão..." - o lugar onde nasceu o cristianismo hoje é muculmano.



Nas ruínas da cidade de Corinto, na Grécia.



Na Acrópole, Atenas, Grécia.

Gosto muito desta foto que tirei do Pão de Açúcar (de paniaçu, como o chamavam os indígenas da região).

Meu tio-avô, Mario Franke, em uma antiga e preciosa foto, escalando o Pão de Açúcar.


Meus netos JV e Kristoffer (na foto) são adeptos de escalar parede e bouldering (escalar pedras e rochas).


Eu? Bem, gosto de posar diante de montanhas, no caso desta enorme pedra em Gibraltar, nada mais do que isto.

Em Oulu, Martta e Dennis disputando quem consegue mover a pedra oval diante da faculdade.


Minha esposa guarda com carinho esta lâmpada de pedras brasileiras, presente de seu pai.


Temos alguns lindos objetos em pedra, do Brasil!



Este também, cacho de uva em pedra!



Este chaveiro imita o garimpo.

Uma amostra do solo lunar, que vimos na NASA.


Explorando a bela Reikjavik, na Islândia, dei com este homem com a cabeça de pedra... o que sugere um homem-de-negócios cheio de preoupações ou o quê?


Colar e brincos de água-marinha que o presidente Getúlio Vargas, representando o Brasil, presenteou a Rainha Elizabeth II por ocasião de sua coroação.

Foto minha ao visitar Westminster Chapel, em Londres. Interessante saber a razão de uma pedra sob o trono inglês usado pela última vez pela atual rainha (veja em Wikipedia).



Em Israel encontramos muitas joalherias do judeu brasileiro H.Stern.



 1 garimpeiro da Tanzânia acabou de encontrar as 2 maiores pedras tanzanitas já descobertas, avaliadas U$ 3,4 milhões...O (ex)pobre homem bem que precisa...tem 30 filhos.



 A Tanzanita, só encontrada aos pés do Kilimanjaro, é muito apreciada por suas belas nuances que vão do azul ao violeta. Elizabeth Taylor se exibiu algumas vezes com um belo colar de várias voltas em gemas de tanzanitas azuis.
(Em tempo: colaboracão do amigo Francisco Vieira Filho )     



Tempeliaukio, ou popularmente chamada de Rock Church (Igreja da Pedra) , em Helsinki, é um dos locais mais visitados pelos turistas.



Originalmente, foi uma imensa rocha dinamitada de tal forma que suas paredes são de pedra natural. O Exército de Salvação utiliza este templo para festivais de congressos.


Até meu Gospel Choir cantou algumas vezes aí.


Pia batismal de pedra na Igreja Luterana de Hettsted, terra de meus ancestrais Frankes. Terão sido batizados nesta mesma pia?


O General finlandês Jarl Wahström e sua esposa inauguram no Hebron, em Israel, um marco de pedra em homenagem ao Fundador William Booth.


Toplady, o autor de "Cristo, Rocha Eternal" (Rock of Ages), inspirou-se nesta rocha, em Burrington Comb, na Inglaterra, para compor o famoso hino. Conta que depois de um encontro com D.Moody, sobreveio tremenda tempestade e nessa rocha encontrou refúgio.

Fotografei esta pedra na primeira vez em que fui a Israel, embora não me recorde do lugar. É a pedra de um trono de Pôncio Pilatos.  Esta pedra, com a inscrição de seu nome, prova a sua existência, que alguns querem negar.


Minha foto da maior pedra de Israel, em Cesaréia de Filipe, onde aconteceu a confissão de Pedro, conforme 
Mateus 16:13-20.


A cada vez que vou a Israel, oracão no Muro.


Do mesmo modo que as pedras, memórias são duradouras, especialmente as daqueles que amamos. Outras razões procure em Wikipedia.


Entre duas lindas pedras da Noruega, presente da Anneli, o livro Edificação Diária, que Deus me deu a oportunidade de escrever.


Texto imperdível... vale a pena lê-lo!


Pedra, na Chave Bíblica.



PoemaS

Pena!

Os homens O fizeram de Pedra,
Os homens O enfeitaram de Luzes,
E O colocaram lá, no mais Alto Morro!

Pena...
Os homens O fizeram de pedra
E Ele é todo doçura!
O homens O enfeitaram de luzes
E não viram a Sua luz!
Os homens O colocaram lá, no mais alto morro
E não O puseram no coração.

(de um anônimo que foi ao congresso eucarístico no Rio de Janeiro)

______________________________

Aprende a escrever na AREIA

Assim é, meu amigo:

- Aprende a gravar na PEDRA os favores que receberes, os benefícios que te fizerem, as palavras de carinho e simpatia que ouvires;

- Aprende a escrever na AREIA as injúrias, as ingratidões, as perfídias e as ironias que te ferirem pela estrada agreste da vida.

Aprende assim a escrever na PEDRA,
Aprende assim a escrever na AREIA.

(Malba Tahan)

_______________________________

4 Comments:

  • Sempre gostei de pedras e rochas. Belo apanhado que você fez. Sobre a tanzanita, vou me informar, fiquei curioso.
    Abraço.

    By Blogger Daniel Gama, at sábado, junho 27, 2020 7:13:00 PM  

  • Pedras sempre cativam, preciosas ou não, talvez porque remetam ao eterno (ou quase)...desde as cavernas os primeiros homosapiens já deixavam seus registros nelas marcados.
    Bela postagem amigo. Fez-me recordar do difícil curso de gemologia pra avaliador na Caixa....aBRçs.
    Francisco S V Filho

    By Anonymous Anônimo, at domingo, junho 28, 2020 4:30:00 AM  

  • Elisa Mazzini Mendes Evans - A proposito, eu amo pedras! Tenho varias na minha casa, de lugares que significam algo especial!

    By Blogger paulofranke, at domingo, junho 28, 2020 8:38:00 AM  

  • No caminho das pedras... gosto muito da casa do vô!

    A ametista é a pedra da Biblioteconomia. Não quis anel de formatura mas tenho brincos e um anelzinho com ela, e uma pequena pedra.

    Notaste como o Pão de Açúcar e a pedra de Gibraltar são parecidos?

    Eu tenho um colar que o vô me deu que ele disse que era uma cópia de um da rainha Elisabeth. O meu é furtacor, muito bonito! Quero emoldurá-lo e, com outras lembranças, compor uma memorabilia.

    Por fim, aos 11/12 anos li o poema Pena num caderno de poesias da mãe e o copiei para o meu.

    By Blogger Luciana, at terça-feira, junho 30, 2020 1:35:00 AM  

Postar um comentário

<< Home