Paulo Franke

30 maio, 2020

Meu Show de Escadas & Escadarias

Minha nova postagem, embora inicie com a escadaria da Tuomiokirkko, igreja luterana de Helsinki, Finlândia, partirá para outros tipos de escadas também.


Precisa ter vontade de ir à igreja, subir todos esses degraus! O arquiteto de uma outra famosa igreja da cidade é de opinião que nenhuma igreja deveria possuir degraus, mas dar acesso fácil ao ingresso de todos, o que faz sentido.

Visitei a primeira - e última vez - a Igreja N.S.Penha quando fui ao Rio de Janeiro em 1962, e felizmente era bem jovem. E enquanto subíamos os 382 degraus, ao nosso lado pessoas faziam o mesmo... de joelhos


A Bibliotheca Municipal de Pelotas possui...


... lindas escadarias!



Escadarias do Teatro Municipal do Rio de Janeiro



Escadarias do Teatro Municipal de S.Paulo



O interior do templo da Catedral Episcopal Anglicana de Pelotas-RS, a qual pertenci, em uma Festa das Flores organizada por uma prima. Nosso coral no início do culto desfilava pelos corredores e subia a escada para a galeria, da qual só se enxerga os pilares de madeira. Trajando vestes compridas, ao subir a escada cantando, tinha-se que tomar cuidado para nelas não tropeçar, lembro-me.




Como era custoso subir as tantas escadas até o Corcovado, no Rio, e como é fácil atualmente!
 No Brasil, só começam a ser produzidas escadas rolantes em 1947 pela empresa Villares que, em 1951, assina um contrato com a prefeitura de São Paulo para fornecer escadas rolantes à Galeria Prestes Maia. Nessa época havia então, no Rio de Janeiro, apenas quatro escadas rolantes: na Sears, da marca Otis, e em uma loja de Copacabana da marca Swiss.  (Wikipedia)



Õ metrô de Paris possui poucas escadas rolantes se compararmos com outras capitais européias. Com mala, temos que subir muitas escadas comuns. Comentando isso com alguém, a pessoa falou: "Por isso os franceses são magros", o que me convenceu.



Subi poucos lances de escada na Torre Eiffel.


Descansando da subida.



Nos ônibus de dois andares de Londres há que se ter uma certa experiência para subir com facilidade ao segundo andar com o ônibus em movimento.



Na praça Sergel, no centro de Estocolmo, Suécia, estarão lembrados os meus leitores quando, sentado nas escadarias, ouvi um hino conhecido que me foi "alavanca"...


Dos muros da Cidade Velha em Jerusalém, descemos uma escadaria que dá para um shopping center moderníssimo, chamado Mamila.



A lindíssima Escadaria da Cascata em Yerevan, Armênia.


No topo da mesma, temos ao longe a vista do Monte Ararat.



A suntuosa escada do hotel onde fiquei em Kiev, Ucrânia.
_________________

Escadas do passado...




Subindo a escadinha balouçante do navio cargueiro Lapland quando viemos viver na Finlândia, primeiramente na ilha de Åland, província autônoma finlandesa de língua sueca. Uma experiência de fé, como chamo, de balançar o coração também...



Voltando no tempo, quando ingressei no Colégio de Cadetes/Seminário do ES, em 1964, admirei a beleza do prédio de quatro andares, sem saber que uma das "matérias" do curso incluia "limpeza"... No dia seguinte ao da minha chegada, foi-me mostrado o meu setor... lavar as escadas do térreo ao quarto andar, uff...



A bela escadaria do Quartel Nacional quando ficava na Av.Brigadeiro Luiz Antonio, 1573, em São Paulo, onde trabalhei quatro anos no setor de Redação e Literatura.


Solteiro, trabalhei por dois anos em Brasília-DF, no nosso prédio de linhas arrojadas no setor de igrejas na Asa Sul, L2. Na foto, na escada que conduzia à moradia.






A escadaria na Austrália...
Ao chegarmos a um edifício público com grandes escadarias, o repórter falou-me: "Aqui foram rodadas as cenas onde aparece o Exército de Salvação no filme 'On the beach' (A hora final)!". Surpreso com o que me contava, fiz as poses que me mandou fazer ao fotografar-me.

_______



Nossa casa quando moramos em Fords-NJ em tempo de Natal.


A mesma escada às vezes servia de palco para as filhas ginastas.


Falar em moradia, gosto destas escadas em forma de caracol. Duas amigas gaúchas têm este tipo de escadas onde moram.


Não me lembrava de que na casa do Daniel e Lys também existe este tipo de escada, também.


Com um sobrinho, que compartilha comigo o grande interesse por viagens, nas lindíssimas escadarias do museu Hermitage, em S.Petersburgo, Rússia.



Gosto muito desta foto mostrando meu neto praticamente "voando" nas mesmas escadarias do Hermitage, embora não entenda bem como conseguiu tal façanha.

 


Em um cruzeiro que fiz Santos-Países do Plata, havia algo muito interesssante... A escadaria do Titanic?? Sim, fotógrafos do cruzeiro projetaram-na em tamanho grande a fim de pessoas a terem como fundo em uma romântica fotografia, lembrando o famoso filme. 



Embora eu usasse os elevadores, não deixei de fotografar as belas escadarias do imenso navio e suas obras de arte a cada lance.




No Estúdio MGM-Sony, em Culver City-CA, onde muitos artistas subiram a escada da fama.



Em Salzburgo, na trilha da "A Noviça Rebelde/Sound of Music".



Fui uma segunda vez, nessa com minha filha Martta.
"Vamos lá, pai?"



Marcando presença em um dos locais de mais bela cena em um dos mais famosos filmes.

__________________________



A narrativa bíblica de Gênesis  28:10-17
(escute o lindo hino no final)

______________

"Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer..."
Apocalipse 4:1

Lembra-se deste corinho??

Vou subindo a escada para a glória,
Tendo visto a coroa da vitória, 
Mais e mais eu vou subindo,
Com Jesus vou assistindo
Quando os anjos cantam:
"Glória ao Salvador!

________________________________________


The last but not the least


Todo o cuidado é pouco...

Ferir-se em sueco significa "skada"...





---------------------------------------------

L I N K

Adilson Gigante - "Escada de Jacó"


https://www.youtube.com/watch?v=SdcpiG7V5Sk

______________________________

11 Comments:

  • Lindas fotos! Não lembro de outra postagem sua que mencionou tantos continentes.

    By Blogger saulo, at sábado, maio 30, 2020 4:59:00 PM  

  • R. Franke - Paulo, gostei muito desta postagem que , além de lindas fotos, remete a momentos especiais da tua vida com pessoas tb especiais. Vi tua postagem das praças essa semana. Muito boa tb. Que maravilha poder ter vivido momentos tão ricos de cultura e beleza. Tb subi a escadaria da torre Eiffel qdo fomos visitar o Pedro. Mas subimos todos os degraus. Não preciso te dizer o estado como chegamos lá em cima. Obrigada por lembrares de mim com carinho. 😘

    By Blogger paulofranke, at sábado, maio 30, 2020 6:16:00 PM  

  • L. B. Franke - Subi em algumas destas escadas, a da biblioteca de Pelotas, a daTorre Eiffel é a de Salzburg. Nada como ter um primo viajado.

    By Blogger paulofranke, at sábado, maio 30, 2020 6:18:00 PM  

  • Corcovado duas vezes, em 78 e 83; Bibliotheca Pública Pelotense, mais de 7000. Ah se eu tivesse uma foto da pior escada que ja subi! Os 34 degraus mais íngremes enfrentados duas vezes ao dia durante três anos.

    By Blogger Luciana, at sábado, maio 30, 2020 6:52:00 PM  

  • Bela postagem!
    Sou fascinado por escadas, sempre as fotografo quando viajamos.
    Mas essa casa onde moro, certamente será minha última com escadas (e quintal com grama...rs). Mudando, será pra um apt com elevador!
    Abçs
    Francisco S V Filho

    By Anonymous Anônimo, at sábado, maio 30, 2020 7:16:00 PM  

  • Muito interessante e com beleza junto! Bela coleção. Um arquiteto de verdade certamente vai registrar para ideias a desenvolver.

    By Blogger Daniel Gama, at sábado, maio 30, 2020 11:21:00 PM  

  • Suzete Botelho - Muito linda suas postagens. Eu adoro escadas além de bonitas servem como excelente exercícios

    By Blogger paulofranke, at domingo, maio 31, 2020 7:21:00 AM  

  • Armando Denis Hackbart - Muito legal esse seu blog sobre escadarias. Confesso que somente a escadaria da China 🇨🇳 e da minha cidade, o Rio, através da Igreja da Penha, eu lembrei que existia escadas. Parabéns.

    By Blogger paulofranke, at domingo, maio 31, 2020 3:30:00 PM  

  • Anônimo - Sobre escadas, procura no google

    Os Mistérios da Escada de Loretto

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, junho 01, 2020 9:25:00 AM  

  • Minha escada ficou bem apresentada. Continuo afirmando que além da curiosidade em si, será de interesse aos arquitetos.

    By Blogger Daniel Gama, at segunda-feira, junho 01, 2020 4:09:00 PM  

  • Martta Franke - Realmente muito boa a postagem das escadas. Sempre com muita cultura e experiências diversas, fascinantes! Amei.

    Gostei muito do fim tb. Skada. 😎

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, junho 02, 2020 2:53:00 PM  

Postar um comentário

<< Home