Paulo Franke

20 maio, 2022

Festival de Cannes - Anselmo Duarte "O pagador de promessas" etc. (Coincidências)


FRANCE 24 - Liberté -  Egalité  - Actualité

... é o canal que atualmente dispomos para assistir a notícias internacionais. E no momento, quando acontece o famoso Festival de Cinema de Cannes, sua cobertura é notícia frequente no canal.


E então, nesta tarde silenciosa,

 vieram as recordacões do blogeiro 

aposentado...

A seguir...



 Anselmo Duarte  

(Salto21 de abril de 1920 — São Paulo7 de novembro de 2009) foi um atorroteirista e cineasta brasileiro. Considerado um dos maiores nomes do cinema brasileiro, foi laureado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo seu filme O Pagador de Promessas, em 1962.


Sua fã, minha irmã Norma recebeu a foto dele autografada.






O Pagador de Promessas é uma minissérie brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 5 e 15 de abril de 1988, em 8 capítulos, ás 22h30.

Escrita por Dias Gomes, adaptando a peça teatral de sua autoria, e dirigida por Tizuka Yamasaki.[1]

Contou com José MayerDenise MilfontWalmor ChagasCarlos Eduardo DolabellaJoana FommNelson XavierOsmar Prado e Guilherme Fontes nos papéis principais.



* * * *  * * *

Em uma das minhas InterRails, passei por Cannes, na Côte d'Azur...








Como Leonardo di Caprio, enfrentei  mau tempo.


Mas   vamos   às   coincidências ...



A belíssima atriz francesa Catherine Deneuve, figura indispensável nos Festivais de Cannes, nasceu em 22 de outubro de 1943, 16 dias depois de mim!




A famosa Glória Menezes, que fez o primeiro "Pagador de Promessas", é uma conterrânea, pois nasceu em Pelotas-RS, em outubro como eu, mas 9 anos antes.



E a atriz Denise Milfont, que fez a minissérie de "O Pagador de Promessas"?



Denise quando menina frequentou o Corpo do Exército de Salvacão de Brasília-DF, junto com sua mãe e irmão, quando eu lá trabalhei nos anos 1972/73. Ela pode ser vista bem no meio da foto.


Nesta foto, uma menina encosta seu rosto no ombro de Denise, seu irmão está atrás dela e sua mãe é a quinta, da direita para a esquerda.



Tão grande foi minha amizade com a família Milfont que fomos até Pelotas em férias. Aqui eles aparecem com minha família.


E eles, que conhecem o mar do Ceará, agora conhecem o mar na praia do Cassino, Rio Grande.

----------------------------



Seu irmão é um cantor conhecido também em Portugal. Ele enviou-me pelos correios um de seus CDs.



Aqui, o amigo Cayê Milfont aparece ao lado de Carlos, meu primo-segundo, hoje aniversariando.
Carlos di Jaguarão, como se chama, é ligado à música popular e tem escrito letras para diversos cantores nacionais.

_____________________________

The last but not the least


Desenhos que fiz do Anselmo, Glória, Denise e Cayê


L I N K


Outra postagem que eu havia feito, do mesmo assunto

https://paulofranke.blogspot.com/2015/03/cannes-e-o-pagador-milfonte-o-face.html?fbclid=IwAR1_I3beer3GkiX0CcOvHHdfOLFcH2tx8RRIil6PQsMERI2nkx4l9lRcHM8

**************