Paulo Franke

19 janeiro, 2023

ReveR - Quinta-feira - Exército de Salvacão no mundo = 133 países - Fatos e fotos

O Exército de Salvacão opera atualmente em 133 países.


Em 1935, quando os comissários Kaiser eram oficiais dirigentes (pastores) do Exército de Salvação em New Jersey-EUA, Mina Edison, esposa de Thomas Alva Edison, foi convidada para ser a presidente do conselho-consultivo de ajuda social, o que aceitou prontamente. Casada com o inventor há 45 anos, foi uma das primeiras mulheres a ocupar esse importante cargo.


Na casa de Edison foi posta uma sala à disposição do Exército onde Mina convidava os vizinhos para encontros com a finalidade de conhecerem mais o trabalho salvacionista. Anualmente, Mina, que era também filha de um inventor, servia um jantar especial para meninos vendedores de jornais no edifício salvacionista e pagava todas as despesas.

Então contava aos garotos como seu marido havia sido um menino inculto, vendedor de jornais, e que se havia transformado no mais famoso inventor americano, mensagem que os tocava profundamente.

Foto:  Serafim, Luiz Mello, Carl Eliasen, Wagner Rangel, Kaiser e sra., Joseph Dex e sra., Paulo Franke, Adonias Souza, Roberto Elias, Abigail Elias, Clecy Godoy e Patrícia Nelson.

O casal nos 70 anos do gênio.

Edison menino.




¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ 



Como encontrei Joy Webb e Wycliffe Noble?

O grupo salvacionista "Joy Strings", que esteve nas paradas de sucesso na Inglaterra, já havia se dissolvido, mas em 1973 vi Joy Webb subindo com seu violão pesado a subida de Sydenham Hill, onde ficava o Colégio Internacional para Oficiais (ICO), em Londres. Ela ia fazer uma apresentacão para nosso grupo de oficiais daquela 77a sessão. Quando a vi, ofereci-me para carregar o seu violão, o que ela prontamente aceitou. E fomos conversando todo o trajeto. Mais tarde no evento, conversei com o  baterista, Wycliffe Noble, que, sabendo-me brasileiro, falou-me que seu sonho era conhecer Brasilia-DF, sendo ele um arquiteto. Gostou de saber que eu também trabalhara em Brasília, poucos anos antes de conhecê-lo. Já falecido, nunca cheguei a saber se conheceu Brasília.


Foto de meu comissionamento como oficial, em janeiro de 1966 (eu na plataforma á direita), quando o grupo "Joy Strings brasileiro" cantou com muito sucesso. Na foto, F.Shaw, Claudete, Adelaide, Dora e Alberto (não aparecem, Marcos Ananias e Rui Mattos).

¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤


Leiloado por uma  fortuna, o violino que pertenceu ao músico do navio TITANIC, surpreendentemente foi achado em  um "Mercado de Pulgas/ brechó" (Fleemarket) do The Salvation Army na Inglaterra.

¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤



Sendo interpretado para o inglês durante a reunião a que assisti em ñPalma de Mallorca, na Espanha. Na plataforma, a oficial dirigente, Begoñia Carnes. Alguns soldados só falam o inglês.


No início dos anos 90, um retiro quando o casal Samuel e Riitta Eliasen, ela minha cunhada, eram os dirigentes do Comando da Espanha; à direita, o casal Donald e Lorna Hennessey, na época dirigentes do Comando de Portugal, onde trabalhamos por um ano em 1978. Atualmente, Portugal e Espanha são unidos.


Quando trabalhamos em Lisboa, Portugal, em 1978.


¤ ¤ ¤ ¤ ¤


Voltando de Portugal, assumimos a direcão do Rancho do Senhor
 (lar de mães solteiras), em São Paulo no ano de 1979, e inclusive inauguramos
 uma creche para ajuda à comunidade.
 O postal ajudou nas nossas relacões públicas.
Hoje no local ergue-se o edifício-sede do 
ES no Brasil e o Corpo (igreja) do Bosque
 (foto abaixo).





Os escudos do ES na Europa

¤ ¤ ¤ ¤ ¤

ReveR de amanhã:

Desenhos de rostos que fiz - Adivinhe quem são...

Se você gostou desta postagem, recomende-a a um amigo!

¤ ¤ ¤ ¤ ¤


2 Comments:

Postar um comentário

<< Home