ReveR - Sábado - para Cinéfios - Quase todos em certa medida somos cinéfilos!
O Diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank)
Na Holanda ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, o comerciante Kraler abriga duas famílias de judeus em seu sótão. A jovem Anne Frank mantém um diário da vida cotidiana dos Franks e dos Van Daans, narrando a ameaça nazista bem como a dinâmica familiar. Um romance com Peter Van Daan causa ciúmes entre Anne e sua irmã, Margot. Anos depois de as duas famílias terem sido capturadas, Otto Frank volta ao sótão e acha o diário de sua filha.
Filme
*******
"O Diário de Anne Frank" (1959), com Millie Perkins como
Anne Frank, o melhor filme que considero sobre Anne. Acima, a cena final, quando descobertos são levados a diferentes campos de concentracão nazistas.
Algo relacionado
na Alemanha. Estou junto à sepultura simbólica de Anne e
de sua irmã Margot, simbólica somente, pois ambas
foram enterradas em valas comuns.
Quando a atriz judia Shelley Winter ganhou um Oscar por seu papel como Sra.Van Daan no filme citado, prometeu ao sobrevivente pai de Anne Frank que quando morresse ela doaria sua estatueta ao Museu Anne Frank, em Amsterdam. promessa foi cumprida e, ao visitar o Museu pela segunda vez, fotografei o Oscar presenteado.
Em Nuremberg, uma surpresa: rua Anne Frank!!
Filmelândia
****
Minhas visitas ao Museu Anne Frank em Amsterdam, Holanda:
O dia em que visitei Bergen-Belsen:
* * * * * * * * *
O corajoso coracão de Irena Sendler
(The courageous heart of Irena Sendler)
O Corajoso Coração de Irena Sandler conta a jornada de Irena Sandler, uma assistente social que viveu os temores da Segunda Guerra Mundial. Vivendo no submundo da Polônia, foi presa por nazistas por ajudar a salvar por volta de 2500 crianças judias.
Trailer
Fotografei a árvore de Irena Sendler no Museu do
Holocausto Yad Vashem em Jerusalém, uma das árvores de tronco mais espessos.
Minha postagem no blog:
* * * * * * * * *
Raoul Wallenberg (Raoul Wallenberg, a hero story)
Sinopse
A história de Raoul Wallenberg, um diplomata sueco responsável por salvar milhares de vidas do Holocausto nazista.
Trailer
Filme
http://paulofranke.blogspot.com/2007/12/ele-emitiu-passaportes-suecos-aos.html
Meus 8 passaportes e os 100 mil dele
A Hungria dedicou-lhe um selo.
* * * * * * * * *
O menino do pijama listrado (The boy in the striped pajamas)
Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida.
Trailer
A dramática cena final...
"O Menino do Pijama Listrado", com os meninos Asa Butterfield e Jack Scanlon, um dos filmes com final mais impactante e trágico a que tenho assistido na vida. Recomendo, mas esteja preparado para a cena final!
* * * * * * * * *
O Pianista (The Pianist)
Sinopse
O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
Trailer
O pianista e o nazista que o livrou da morte:
* * * * * * * * *
Fuga de Sobibor (Escape from Sobibor)
A recriação histórica da fuga do campo de extermínio nazista de Sobibor, onde cerca de 250 mil judeus foram executados. No entanto, quase todos que escaparam foram recapturados, apenas cerca de 60 pessoas sobreviveram.
Trailer
Minha visita ao Campo de Concentracão de Sobibor:
Stanislaw Szmajzner (Plawy, 13 de março de 1927) chegou a Sobibor aos quinze anos. Ele era um ourives e teve que fazer anéis de sinete e outras joias para os guardas. Durante a revolta, ele conseguiu pegar três fuzis embrulhados em cobertores. Ele atirou em um dos guardas na torre de vigia: ‘Essa foi a primeira vez na minha vida que eu disparei uma arma’. Além de fazer joias de ouro, Stanislaw Szmajzner teve que verificar os carrinhos de bebê que vinham com os transportes. Ele também era o capataz da mecânica de manutenção. Após a revolta, ele se juntou aos partidários. Em 1947 emigrou para o Brasil. Na delegacia de São Paulo reconheceu Gustav Wagner, que se suicidou pouco tempo depois. Szmajzner morreu em 3 de março de 1989 em Goiânia, Brasil.
* * * * * * * * *
Minha visita ao Museu Yad Vashem em Jerusalém:
Postagens sobre cristãos que salvaram judeus, inclusive Salvacionistas:
Museus do Holocausto em Curitiba e Amsterdam
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home