Paulo Franke

07 setembro, 2023

08 a 10.09.2023 - Na bela Polônia outra vez! (1a. parte)


Um pouco de sua localizacão e de sua história

 República da Polônia (Rzeczpospolita Polska, em polonês) é um país independente, localizado a leste da Europa. Com uma população de 38.3 milhões, sua capital é Varsóvia. A maioria dos poloneses segue o cristianismo de rito católico. A língua oficial é o polonês e a moeda é o zloty. A Polônia divide fronteiras com a Alemanha, a oeste, o mar BálticoLituânia e o enclave russo de Kaliningrado a norte, Bielorrússia e Ucrânia a leste, Eslováquia ao sul, e República Checa a sudoeste. Seu território tem 312.685 km², área um pouco menor que o estado do Mato Grosso do Sul. (Google)

"Polska" literalmente significa "A terra dos campos".



 Em polonês, a partícula -ski é um sufixo adjetivo que significa "de, relacionado a, pertencer a". É uma forma de associar alguém com algo, com alguma ideia. Um exemplo um tanto trágico: "Hitlerowski oboz zagladyCampo de extermínio de Hitler". Os poloneses fazem questão de enfatizar que os tantos campos lolizados no país são alemães e não poloneses. Mais sobre sua história, consulte o Google.com

A proclamação da República (1889) inaugurou o grande fluxo de imigrantes para o Brasil. Entre 1890 e 1914, 96.116 imigrantes poloneses aportaram no Brasil, sendo o Paraná o estado que mais os recebeu, com 35.116 indivíduos, enquanto que o Rio Grande do Sul vem em segundo lugar com 32.000 indivíduos. (Google e Wikipédia)

Tenho, em ambos os  lados da família, parentes que se casaram com descendentes de poloneses e que têm o "wski" no seu sobrenome.  Vivos, somam a quase vinte, alguns bem achegados, que vejo a cada vez que vou ao Brasil. Dois bons amigos completam esta lista, um neto de poloneses e um judeu cujo nome mostra que teve antepassados na Polônia. Em Israel fui hospedado certa vez por uma amiga judia conterrânea, e sua família, que também leva o wski em seu nome. 


Desenhos que fiz de parentes wski do lado paterno.


Idem, de parentes wski do lado materno.


Idem de amigos wski.

Gosto muito da Polônia e a tenho visitado diversas vezes, conforme enumero no link da última parte desta postagem. 

-------------------------------------------------



Tendo levado meu neto Kristoffer, filho da Martta, à direita, a Ivalo, na Lapônia, desta vez levei o neto David, filho da Deborah, à esquerda, à Polônia.










Planejando cumprir um programa de viagem que inclui o grande Frederik CHOPIN, esta tem sido razão pela qual escolhi levar David à Polônia, uma vez que ele já tem cantado no famoso "Cantores Minores", um coral da Catedral de Helsinki de meninos (de 8 a 25 anos), conforme fotos abaixo, quando fomos à apresentacão de "A Paixão segundo Mateus", de Johann Sebastian BACH, cantada em alemão. 





__________________________________


Com David nos meus bracos, em 2003...


Em 2023, eu precisei pegar o braco de David no primeiro passeio em Varsóvia
(de fato só numa ocasião, pois usei minha bengala nas outras) 



E assim voamos Helsinki-Varsóvia, cerca de três horas de duracão,
em um avião da EMBRAER  190, tanto na ida quanto na volta.


Pela airline finlandesa FINNAIR, que este ano completa 100 anos
 (igual à minha sogra Martta Hämäläinen)



Ao entrar no Embraer 190, eu comentava com a aeromoca que nos dava boas-vindas a bordo... "Sou brasileiro como este aviäo"!


Frederic Chopin é o "rei da Polônia", digamos... até o aeroporto de Varsóvia
leva o nome do grande pianista, de quem o povo polonês muito se orgulha, com imensa razão.


Pela segunda vez hospedo-me no magnífico Metropol Hotel, duas **, mas que bem poderia ser ****, com breakfast fartíssimo, que nos provia de energia para os longos passeios de cada dia.


Quando no hotel, ou eu descansava no quarto ou ficava no hall de entrada,
perto deste "foguinho artificial", crepitando inclusive.


Será que me lembrava a minha terra gaúcha?


Talvez... do passado, dos parentes que já partiram desta vida, das músicas e dancas gauchescas... 


... eu gostava de passar horas neste lugarzinho à entrada do hotel.


A primeira foto de passeio, bem perto do hotel, tendo ao fundo o Centro Cultural, construído pelo russo Stalin e presenteado ao povo polonês. No seu interior, museus, teatros, cinemas etc.


Depois de Buenos Aires, creio que Varsóvia é a capital com mais área verde que conheco, dezenas de parques. Aqui, chamou-me a atencão esta árvore com o tronco tipo um S.


Neto David, que pela sua fisionomia me lembra o pianista Lizst!


Toda a nossa estadia de 6 dias foi marcada por dias ensolarados;
 certo dia vimos o magnífico por-do-sol com o fundo dos edifícios centrais.


Varsóvia chama a atencão pelos prédios típicos da era comunista 
e outros recentes, de estilos arrojados e muito bonitos!



Certa tarde foi a hora de saborear o famoso frango do KFC,
raríssimos na Finlândia e muitíssimos na Polônia.


Com o poster do Colonel Sanders, fundador e que era muito amigo do 
Exército de Salvacão nos EUA.



Em um desses magníficos parques, o monumento ao professor judeu Januz Korczak, que durante a ocupacão nazista foi levado para o campo de concentracão de Treblinka, onde morreu com todos os seus alunos judeus. Noutra ocasião em Varsóvia, caminhei horas para encontrar a referida escola do mártir.


Uma curta caminhada do hotel e chegamos ao shopping-center, 
que chamo "das bolhas", com teto lindo, entrando o sol para o seu interior.
É o shopping sem dúvida mais interessante que conheco! Pelo menos duas vezes o visitamos.


Ao lado do shopping...


Agora conto algo estranho sobre o Centro Cultural ao fundo...
Há políticos e mesmo habitantes que são da opinião que o grande prédio
seja demolido completamente, para apagar a memória do tempo em que o país foi dominado pela União Soviética, que tanto sofrimento trouxe aos poloneses.

-----------------------------------------------

Próxima postagem...

Mais sobre o magnífico passeio à Polônia (2a parte).
Encontrando um amigo brasileiro que mora na Polônia...
surprise! surprise!

----------------------------------------------

Se você curtiu esta postagem, recomende-a a seus amigos!

https://paulofranke.blogspot.com

-----------------------------------------------


2 Comments:

  • Q lugares deslumbrantes! Rejane Pacheco

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, setembro 07, 2023 5:21:00 PM  

  • Oi, tio. Excelente relato sobre a Polônia, sendo ela certamente um dos poucos paises que eu gostaria de conhecer. Sobre Chopin, sem comentários, e um dos compositores que mais gosto (se não for o primeiro de todos, pois há uma disputa acirrada com Schubert, Beethoven, Haydn e Scarlatti). Sua musimú faz parte da minha vida, graças a minha mãe, que desde meus primeiros anos já colocava seus discos para eu ouvir. Sobre os poloneses em geral, me identifico com esse povo. Tenho dois colegas de trabalho (homem e mulher, irmãos) que são descendentes de poloneses e lituanos. Gosto muito deles.

    Roger.

    By Anonymous Anônimo, at domingo, setembro 10, 2023 4:25:00 PM  

Postar um comentário

<< Home