Paulo Franke

23 novembro, 2023

23 a 25.11.23 - "Leipäkirkko" significa "Igreja do pão", mas o que é mesmo???

Primeira parte



Algo assim?

Desde que chegamos a Hämeenlinna, no sul da Finlândia, cidade onde trabalhamos por último como oficial e que fixamos residência como aposentados, ficamos familiarizados com o que significa "igreja do pão" (leipäkirkko)

Para explicar melhor, trago parte de uma antiga postagem sobre o assunto, de quando ainda não éramos aposentados. O produto distribuído vem da coleta em um supermercado, geralmente produtos cuja validade não expirou, mas pode estar prestes a expirar.

Quinta-feira, dia de distribuição aos pobres. A atividade começa cedo.


Anneli é a responsável pela seção de laticínios, sucos etc.

A Major Irma com suas auxiliares colocam nas sacolas pães salgados e doces (pulla). A Finlândia tem uma variedade enorme de pães.



Minha tarefa braçal é carregar os mantimentos da van para o lugar de selecão e, feitas as sacolas, para o salão de reuniões.


Tudo pronto, a fila formada lá fora - de cerca de 45 a 50 pessoas - recebe o número correspondente ao adentrar o templo.

Por alguns momentos, ao som de música, lêem nossa revista ou conversam enquanto esperam. Outros ficam em silêncio pensando na sua situação. 

Começamos a reunião de meia-hora com louvor,  soldado Osmo, nosso exímio pianista, e eu no violão. Geralmente sou eu quem faz a palestra bíblica com aplicação para os nossos dias. Como há pessoas alcoolistas no nosso meio - a razão maior de ser "pobre" neste país - é feito um convite a que busquem em Jesus a libertação.

E assim, Jesus Cristo, o Pão da Vida, é anunciado antes das pessoas receberem a sua farta sacola de mantimentos.

"Declarou-lhes Jesus: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome" (João 6:35)

Vejamos outras fotos desta atividade semanal e natalina:

A neve não intimida os pobres a virem à nossa " "igreja do pão".






Muitos ciganos vêm também pedir ajuda no Natal. Na foto, ciganas com suas longas saias - conforme o uso na Escandinávia - aguardam a sua vez de serem entrevistadas e receberem vales-supermercado, distribuídos a centenas de pessoas nos dias que antecedem o Natal. Isso pelo resultado financeiro da tradicional "Panelas de Natal", famosa no Exército de Salvacão em qualquer país, mesmo em muitas cidades do Brasil.





Tendo participado dessa campanha incontáveis vezes durante meu ministério, vindo para a Finlândia tive que enfrentar na rua temperaturas abaixo de zero.

* * * * * *
Segunda parte

Novembro de 2023

Como aposentado, não sou ativo mais no Corpo que dirigi por sete anos. Visito de vez em quando o "Leipakirkko" e da última vez que o fiz, supreendi-me muito!


Devido à vinda de refugiados da Ucrânia para a Finlândia, o salão não mais comporta todos os que vêm pedir auxílio. Um bom número dos que chegam mais tarde fica do lado de fora.


A reunião que antecede a entrega de sacolas no momento é traduzida para o russo, língua que praticamente todo o ucraniano fala ou entende.



E as sacolas com mantimentos, que no nosso tempo somavam a 40 ou 50, atualmente sobem a mais de 100. Nosso voluntário buscava sozinho no supermercado; agora é tarefa de 4 ou 5 voluntários motoristas em diferentes supermercados da cidade.



Um café reforcado sempre foi servido quando éramos os líderes... hoje não mais, o que é compreensível. As toalhinhas com as cores da bandeira salvacionista ainda estão no salão social, nos fazendo lembrar de quem as teceu... Dona Martta Hämäläinen, saudosa sogra.


* * * * * *
L i n k:


https://paulofranke.blogspot.com/2013/11/paopaes-finlandeses-pao-nosso-de-cada.html

------------------------

Próxima postagem:

Ilhas Macaronésias que visitei.

-----------------------

Se de alguma forma achou esta postagem interessante, repasse-a.

https://paulofranke.blogspot.com

------------------------