Paulo Franke

03 maio, 2014

AutógrafoS - Você Coleciona? - AutógrafoS

Respondo, de início... Não coleciono, mas tenho alguns interessantes.

De interesse para quem ama Israel...

O que me levou a esta postagem tem a ver com o feriado 1 de maio... Dia mais parado do que de costume, detive-me a navegar na Internet durante horas e, entre News e Facebook, procurei uma palavra em comum com tudo o que vi e li... E cheguei à conclusão de que o que mais me chamou a atenção tem a ver, direta ou indiretamente, com... autógrafos.



 A notícia dos 50 anos a ver com um rally nos EUA a favor dos judeus russos, exato no importante dia na URSS (1.5.64), levou-me a ler a respeito da libertação do "refusenik" Natan Sharansky, na foto com Shimon Peres, Yitzhak Shamir e Ariel Sharom por ocasião de sua chegada a Israel, em 1986.  (Sim, mas e daí?...)


Daí que... por enorme coincidência, o famoso judeu ucraniano e eu nos hospedamos no mesmo hotel, o Ramada Inn de Jerusalém, quando, com colegas oficiais americanos, fui a primeira vez a Israel, em abril de 1986.  (Vale a pena contar esta!). Um dia, ao tomar o elevador, reconheci Sharanski, que por sinal ocupava as manchetes mundiais por sua libertação da prisão russa e chegada vitoriosa em Israel. Conversamos e, quando ele chegou ao seu andar, atinei que eu não havia apertado o botão no andar do meu quarto. (Será que não se assustou?) Tive a presença de espírito, porém, de pedir-lhe um autógrafo, mesmo eu não tendo nem papel nem caneta comigo (coragem a minha!). Bondosa e humildemente, foi ao seu quarto e voltou com esta saudação que guardo com carinho até hoje (Lembranças aos amigos de Israel no Brasil... A.S.).
Mais a respeito do hoje político israelense, autor e ativista de direitos humanos no link abaixo.

ldkdndkdldldldjnmeoigäöå

De interesse para ginastas e acrobatas...



Em 1958, os Zugspitz Artisten, acrobatas alemães, na sua turnê pelo Brasil, visitaram Pelotas-RS. e fui vê-los atravessarem de um edifício a outro, inclusive de moto. Quando terminaram o show, comprei seus postais e aproveitei para pedir autógrafo para um deles. (Interessante que Anneli menina, com sua irmã Riitta, levadas por seu pai, também estava assistindo ao mesmo show, mas não nos encontramos no meio da multidão, o que só aconteceu de fato em 1972.)

ökjdhrnspiwemnbsuiåå

De interesse para cinéfilos...




No passatempo típico da década de 50, recebíamos fotos de artistas direto do estúdio de Hollywood até nossa casa. Os autógrafos eram impressos nas fotos - Marlon Brando, pra ser diferente, não autografou a sua - enquanto que James Stewart assinou (a ponto da assinatura borrar com saliva)...


... justo ele, na foto com sua esposa Gloria, um dos únicos atores, idem Ricardo Montalban, que conheci na Rose Parade 
em Pasadena, na única vez em que fui à Califórnia.


Outros artistas que me alegraram o coração adolescente quando, a meu pedido, suas fotos chegaram!


Glória de Haven, uma das únicas de quem recebi um autógrafo nominal! E Jeffrey Hunter - o Jesus do filme "Rei dos Reis" - além da foto, mandou um cartão de agradecimento.



Muitos anos depois tive a alegria de visitar Hollywood, a "indústria dos sonhos", e ver assinaturas, mãos e pés de muitos artistas "do meu tempo".



Sem esquecer de fotografar Norma Shearer, cujo nome meus pais deram à saudosa irmã mais velha...


E falar na saudosa irmã, a foto autografada que ela recebeu de Ronald Reagan, o ator que se tornou presidente dos EUA.

äkenkofswinböåä


De interesse para salvacionistas...



Possuo alguns autógrafos de salvacionistas destacados, salientando o do General Erik Wickberg, o primeiro acima à esquerda. De fato, de minha esposa, que pediu a ele no congresso mundial em 1964.
(A caneta "autografada" foi adquirida no Museu Hans Christian Andersen, na cidade onde nasceu o famoso contador de histórias dinamarquês, Odense).


Na foto, tirada no final do curso do ICO, em Londres, apareço (com meu bom cabelo da época) com o chefe mundial do The Salvation Army, na época o sueco ERIK  WICKBERG, em 1973. Anos mais tarde na revista "O Oficial", publiquei uma história ligada a ele e intitulada "O Serviço 'Secreto' do General Wickberg":

"Foi em 1933 e o capitão Wickberg, de 29 anos, trabalhava na Áustria. Naquela época, o trabalho salvacionista na Áustria era supervisionado pela Alemanha, com o quartel-general em Berlim. Devido à tensão existente antes do Anschluss, quando Hitler invadiu a Áustria, não era fácil para os alemães obterem vistos de saída. Sendo que Wickberg possuía o passaporte sueco, de um país neutro, foi-lhe pedido por seu superior realizar uma tarefa delicada que exigia coragem.

"Certos rumores precisavam ser investigados e decisões importantes deveriam ser tomadas. Como o contato com Berlim não seria possível, Wickberg foi a Viena no lugar de seu líder, com a autoridade da sede da obra em Londres para apoiá-lo. E assim os temores foram confirmados. Descobriu-se que um tenente salvacionista era membro do partido nazista e usava o uniforme das tropas de storm. Wickberg imediatamente desfez a nomeação do tenente e o enviou para casa, na Alemanha, no primeiro trem disponível."


klwghqpchåssmzä


De interesse para nós, brasileiros...



O dia 1 de maio marcou os 20 anos da morte de Ayrton Senna, dia que certamente a maioria de nós se lembra. Li, então, que Felipe Massa se  recorda de uma experiência de menino. No mesmo restaurante que Ayrton, ele e outro amiguinho pediram-lhe autógrafo, que negou... Mas sem guardar mágoa, conta que sempre admirou Senna (vi no Youtube que Ayrton em entrevista se refere a esta recusa a Massa).

A propósito de menino pedindo algo, não autógrafo, a um presidente, finalizo esta postagem com um recorte de uma antiga VEJA :


---------------------------

L i n k s:

https://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/biography/sharansky.html#top

http://www.jns.org/latest-articles/2014/4/18/50-years-on-remembering-the-rally-that-launched-the-soviet-jewry-movement#.U2K02fmSziu

---------------------------

1 Comments:

  • Tempos bons aqueles de juventude e a maioria dos acontecimentos positivos, caracteristica dos anos dourados em que vivemos! Quanta diferença dos dias atuais mas que também tem algo positivo: as profecias se cumprindo a cada dia e o Arrebatamento muito próximo. Maranata!

    By Anonymous Anônimo, at sábado, maio 10, 2014 12:38:00 PM  

Postar um comentário

<< Home